Blog

22/02/2017

Como participar de uma Maratona Major?

Curiosidades, Fala corredor, Post da Nagai

World  Marathon Majors é um circuito de 6 das maiores e mais renomadas maratonas do mundo, que inclui Tóquio, Londres, Boston, Berlim, Chicago e Nova Iorque – cada etapa com no mínimo 30 mil inscritos e famosas pela organização, exposições gigantes e onde recordes mundiais são batidos.

 

Além do genuíno interesse de fazer parte disso tudo, existem as “segundas” intenções de fazer turismo, compras combinando muitos posts, selfies e hashtags nas redes sociais (qual seria a finalidade de tantos km acumulados e investimento, sem poder compartilhar rs). Tendo tudo isso em mente, fiz minha candidatura na loteria para Maratona de Chicago e pesquisei que existem diversas maneiras de ingressar nas Majors:

 

Qualificação por Tempo

Atletas com tempos em maratonas reconhecidas pela organização, que atendam os índices por sexo e faixa etária, têm sua inscrição garantida.

Isso só não é aplicável a Boston nos últimos 4 anos. Para 2017, somente atletas com tempo de maratona no mínimo 2min09s abaixo do índice, conseguiram inscrição (esta nota de corte, fez com que 2957 atletas qualificados tivessem suas inscrições rejeitadas).

Loteria

É a forma de inscrição não garantida em que o atleta ou time (2-3 pessoas) se candidata online e se sorteado, o valor integral da inscrição é cobrado automaticamente.

Para Chicago 2016, a proporção era de cerca 1 atleta sorteado para cada 2 candidatos.

 

Participação por Instituição de Caridade

A inscrição é garantida e atletas arrecadam um montante mínimo para uma instituição oficial.

Tóquio, por exemplo, oferece 3000 vagas para atletas que arrecadarem um total de 100.000 yen  (cerca de R$2.770) ou mais.

Inscrição associada a Pacote de viagem

A inscrição é garantida para estrangeiros e vinculada a um pacote de viagem, seu valor é significativamente maior do que outras formas de inscrição.

Para Chicago 2017, o valor da inscrição pesquisado com agências oficiais é 500 dólares e pela loteria ou inscrição garantida por tempo, 220 dólares.

 

Devido à Desistência  no ano anterior

Se o atleta confirmar sua desistência por lesão ou doença num ano anterior, pode requerer sua participação no ano seguinte (Não há reembolso no ano de desistência e o atleta paga valor cheio no ano seguinte).

Maratonas de Londres, Chicago e Nova Iorque oferecem essa possibilidade. 

Para você que se interessa em correr uma Major, veja os valores das inscrições em 2017:

 

 

 

Mesmo diante da competição e custos para participar de uma Major, existe muita procura por maratonistas e aspirantes.

Até o momento, 1263 corredores fizeram todas as Majors, ganhando o certificado e medalha Six Star Finisher, além de terem seus tempos e anos de conclusão divulgados no site da Abbott World Marathon Majors.

 

Dia 8 de Outubro estarei correndo minha segunda maratona, com objetivo a longo prazo de completar todo o circuito!

 

 

 

Referências bibliográficas

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.