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03/03/2017

Tenha mais energia e disposição com essas dicas de alimentação!

Alimentação, Dicas BHRace

Tudo o que fazemos no nosso dia a dia depende da energia que obtemos pelos alimentos. Para respirar, pensar ou mesmo para ler esse texto agora, você precisa usar a energia que está no seu organismo, adquirida por meio do que é ingerido. No entanto, nossa alimentação nem sempre é a mais adequada e, nesse caso, acaba faltando um pouco de energia e disposição para fazermos as tarefas diárias.

Quer se sentir mais animado para sair da cama, praticar exercícios e trabalhar? Veja a seguir a lista de alimentos que ajudam a proporcionar mais disposição e a deixar a preguiça de lado!

Alimentos que dão energia e disposição

Frutas, verduras e hortaliças em geral são boas fontes de energia, principalmente por conter muitas fibras. Elas não só ajudam no emagrecimento, como também aumentam a quantidade de energia disponível por mais tempo. Alguns exemplos são:

1. Açaí

Típica do nosso país e bastante encontrada na região Norte, especialmente nos estados do Pará e do Amazonas, é uma das frutas que fornecem maior quantidade de energia, além de ter outros benefícios, como:

  • possui diversos agentes antioxidantes que retardam o envelhecimento celular e reduzem as chances do desenvolvimento de doenças crônicas e graves, como o câncer;
  • ajuda a controlar os níveis de colesterol, sendo ideal para aqueles que têm hipertensão arterial;
  • é rica em vitaminas como a C, a B1 e a B2.

2. Aveia

Apesar de ter o famoso e temido glúten, a aveia é muito boa para o nosso organismo e, pelo fato de possuir muitas fibras e ser uma fonte de carboidratos complexos, ela consegue aumentar a disponibilidade de açúcar por mais tempo. Assim, você pode ficar um período maior sem comer e sentindo-se bem-disposto.

3. Mel

É uma excelente alternativa para substituir o açúcar comum em sucos e outras bebidas e alimentos. Além de ser mais saudável e possuir alto valor energético, o mel também é rico em vitamina C e fonte de vitaminas do complexo B. É, também, rico em minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre.

No entanto, é preciso tomar um pouco de cuidado com a quantidade, já que o mel é um alimento de elevado índice glicêmico e que pode se acumular em forma de gordura se for consumido em excesso.

Fontes de ferro

O ferro é essencial para uma proteína do nosso corpo chamada de hemoglobina, uma célula vermelha que transporta oxigênio. Este, por sua vez, é distribuído pelos tecidos do corpo e também pode ser utilizado como fonte energética.

Pessoas que têm anemia ferropriva podem sentir sensação de fraqueza e fadiga durante o dia devido à falta de ferro. Além do conhecido feijão, um alimento que possui uma grande quantidade desse mineral é a carne vermelha. Para os vegetarianos, a escolha pode ser pelos vegetais de coloração mais escura, como a couve e o espinafre.

Equilíbrio na dieta

Para funcionar bem, nosso organismo precisa de diversos nutrientes  e nas quantidades corretas. Além disso, comer de 3 em 3 horas é fundamental para manter o corpo em equilíbrio e não cometer exageros nas refeições principais.

A principal fonte de energia do corpo são os carboidratos, mas não se esqueça das proteínas e das gorduras saudáveis.

O que você come para ter mais energia e disposição? Conte pra gente qual é a sua rotina alimentar!

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