Blog

20/04/2017

Confira como deixar o sedentarismo e começar a praticar exercícios

Dicas BHRace

Muitas pessoas ainda não praticam exercícios físicos. Prova disso é o crescimento da obesidade e o aumento das doenças potencializadas pela ociosidade, como hipertensão e diabetes.

Para viver e envelhecer bem, nada melhor que deixar o sedentarismo de lado e adotar um estilo de vida mais saudável. Ainda assim, a tarefa pode não ser nada fácil e muitas pessoas não sabem nem por onde começar. Se essa é a sua situação, então este artigo foi feito para você. Vamos lá?

Comece avaliando sua condição física

O primeiro passo para deixar o sedentarismo é passar por uma avaliação de condicionamento físico, força muscular e outros aspectos. Assim, você consegue saber qual a sua real condição e ainda entende que vai progredindo aos poucos — até mesmo porque mudar sua rotina de vida de uma hora para outra pode ser muito perigoso para sua saúde.

Essa avaliação pode ser feita por um profissional de educação física, mas é muito importante consultar seu médico também. Com esses recursos, pode ser que você identifique uma possível hipertensão ou sobrepeso. A partir de então, é preciso tomar mais cuidado e prosseguir com uma linha mais moderada.

Adote um exercício de que goste

Caminhada, corrida e musculação estão entre as atividades mais comuns, mas isso não significa que você deva se restringir a elas (principalmente se você não gosta). O mais indicado é adotar um exercício que te traga prazer.

Para isso, você pode experimentar algumas opções e adotar a que mais gostar. Assim, fica bem mais fácil sair do sedentarismo de uma vez por todas!

Vá com calma

A prática de atividades físicas deve começar aos poucos, sempre respeitando os limites do seu corpo. Por essas e outras, o indicado é começar com uma intensidade leve, pois assim fica mais fácil prevenir lesões. E tem mais: essa é uma maneira de fazer com que você consiga acompanhar a evolução dos exercícios, ajudando a manter o estímulo.

Outra boa dica é variar um pouco o tipo de exercício. Um método simples, mas que torna a prática mais dinâmica e menos cansativa.

Trace metas alcançáveis

Ter objetivos e metas é uma ótima maneira de correr atrás do que você quer alcançar, mas é muito importante que elas sejam realistas. Pense que perder 8 quilos em um mês é uma tarefa difícil e, ao perceber que você não vai conseguir cumpri-la, você pode ficar frustrado e desestimulado.

Para não sofrer nesse sentido, coloque metas que você consiga alcançar. Dessa maneira, você vai ficando cada vez mais compromissado e não desiste da atividade.

Além disso, não se esqueça de que você está deixando o sedentarismo de lado, então precisa começar devagar. O melhor estímulo é perceber as mudanças e enxergar os resultados, por menores que sejam.

Não deixe a peteca cair

Ficar com preguiça ou desestimulado é muito comum, mas isso não é motivo para desistir da atividade. O grande segredo para romper de vez e garantir um estilo de vida mais saudável é não deixar a peteca cair, ou seja, ter resiliência.

O bom de tudo é que uma alimentação equilibrada pode te ajudar muito nesse sentido. Seja persistente e colha os benefícios!

Seguindo esses passos, você consegue deixar a vida sedentária e começar a praticar o exercício que você escolher. E claro: não se esqueça de optar por exercícios mais leves.

Quer deixar o sedentarismo e não sabe como? Contar com a ajuda de um treinador pode ser muito útil, não é mesmo? Veja como ele pode auxiliá-lo nesse momento. Nos encontramos por lá!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.