Blog

17/02/2017

Conheça as 6 maratonas ou ultramaratonas mais difíceis do mundo

Curiosidades, Dicas BHRace

Desafio é uma palavra que não escapa do vocabulário de quem é apaixonado por corridas. Agora, se você quer realmente superar todos os seus limites, que tal participar das maratonas ou ultramaratonas mais difíceis do mundo?

Para não ficar de fora deste incrível mundo de superação, selecionamos neste post seis maratonas que merecem a sua atenção. Afinal, quem não quer atingir metas audaciosas e ainda conhecer lugares incríveis? Venha conosco e conheça roteiros pra lá de desafiadores!

1. Maratona da Muralha da China

Imagine subir 5.000 degraus em um percurso de 42 km, tendo como visual nada menos do que a histórica Muralha da China? Pois este é o desafio desta maratona muito requisitada por corredores que não se intimidam por grandes desafios.

O percurso conta com estradas pavimentadas e também não asfaltadas, passando por várias aldeias e povoados chineses. Além do trajeto completo, é possível fazer a meia maratona, direcionada para quem ainda está nos primeiros passos do esporte.

De uma maneira geral, além da atividade esportiva, a experiência traz belas paisagens, aliando esporte e turismo na mesma bagagem.

2. Ultramaratona das Areias

Trata-se de uma das provas mais desafiadoras do mundo, que leva os corredores aos limites extremos suportados pelo corpo humano. Afinal, são nada menos do que 250 km correndo ao longo de vários dias no deserto do Saara, em temperaturas que variam de 0 a 50 graus Celsius.

A prova reúne uma média de mil corredores de todas as partes do mundo, mas nem todos conseguem concluir todo o percurso por conta de problemas intestinais, nos pés, insolação, desidratação, entre outros.

A Maratona das Areias é uma das mais duras do planeta e não pode ficar de fora do roteiro de quem é apaixonado por longas distâncias.

3. Maratona do Everest

Com início a mais de 5 mil metros de altitude, esta maratona é para corredores que almejam testar a capacidade cardiorrespiratória em razão das implicações do clima da montanha.

São 42 km sob o frio extremo que somente o Everest pode reservar por várias partes do Nepal. Apesar de começar em uma altura muito íngreme, o percurso é concluído a 3,5 mil metros de altitude, para alívio dos maratonistas.

4. Maratona dos Incas

Tendo paisagens exuberantes ao longo do trajeto, com toda a história da civilização inca, a maratona passa por trechos nos Andes e também aos arredores de Machu Picchu.

A corrida acontece a mais de 3 mil metros de altitude ao longo de 42 km, exigindo muita atenção por parte dos maratonistas, já que a existência de inúmeros penhascos aumenta o risco de acidentes.

5. Ultramaratona da Antártica

O continente mais frio do planeta reserva um desafio para poucos. Com percursos que variam de 21 a 160 km, esta maratona é tão difícil que recebe poucas inscrições, com uma média de 35 participantes por ano.

Além de uma temperatura de nada menos de -20 ºC e sensação térmica de -50 ºC, os maratonistas se deparam com ventos de até 200 km/h. Ou seja, todos chegam aos seus extremos.

Além da preocupação com a hidratação, os corredores ainda precisam ter uma atenção especial com o frostbite, termo que designa o congelamento dos tecidos das extremidades do corpo, como nariz, orelhas e ponta dos dedos.

6. Ultramaratona do Grand Canyon

São sete dias para completar quase 200 km de percurso, sendo também uma das maratonas mais difíceis do mundo.

A maratona é bem perigosa, já que há muitas rochas e terrenos acidentados em um clima árido e muito quente. Por isso, a hidratação constante é uma preocupação que não pode sair do itinerário ao longo dos dias.

Como você pode ver, o que não faltam são opções para a sua próxima maratona mundo afora. Dos insanos aos mais seguros, há roteiros para todos os gostos e desejos. Mas uma coisa é certa: qualquer uma dessas maratonas será um marco em sua vida de corredor.

Vale lembrar que é preciso muito preparo e acompanhamento profissional para maratonistas que buscam grandes desafios, já que a segurança deve sempre ser uma prioridade.

Que tal seguir a gente no Facebook, no Twitter e no Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo das corridas? Explore nossos conteúdos!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.