Blog

05/06/2021

Está chegando o dia da Corrida BHRace…

10km, 5km, Dicas BHRace, Meia Maratona

Por Faby Assunção e Gabriel Soares.

.

No dia 19 de junho será realizada a Corrida da BHRace 5k, 10k & 21k.

.

Serão dois formatos de participação: presencial e virtual. Os atletas poderão escolher as distâncias de 5km, 10km ou 21km e o percurso será na orla da Lagoa da Pampulha.

.

Estamos na reta final da preparação. Mas quem não se preparou direito ainda tem tempo? Como definir a distância? Como usar esta reta final para se preparar para o grande desafio da BHRace neste primeiro semestre?

.

Definir a distância com antecedência é fundamental, principalmente para os atletas que querem fazer os 21km. A meia maratona exige um tempo maior de preparação do que as corridas com distâncias menores, em torno de 2 a 3 meses de preparação.

.

Quem já tem o hábito de correr, pode decidir mais em cima da hora se vai optar por 5km ou 10km, mas com certeza uma definição antecipada vai influenciar no período de preparação.

.

Ter uma meta definida com antecedência, mesmo para as distâncias menores, pode fazer uma grande diferença para o desempenho no esporte. A meta motiva na manutenção dos treinos e ajuda no planejamento dos de cada atividade.

.

Levar em consideração o seu histórico para definir a distância é outro fator importante. Não adianta querer correr 21km, se nunca correu algo próximo disto ou caso não tem tempo hábil para se preparar. Para o atleta escolher correr 21km, ele precisa saber que precisará de tempo disponível para treinar, tanto corrida quanto fortalecimento.

.

Neste momento, com menos de um mês para a prova acontecer, grande parte do treinamento já foi realizado. O momento é de redução dos treinos para recuperação da parte física de cada atleta.

.

Quanto mais próximo da prova, mais light é o treino, assim o atleta pode se recuperar e estar com um ótimo condicionamento físico no dia. Agora é importante priorizar o descanso, boas noites de sono, hidratação e alimentação adequada.

.

E para quem não se preparou direito, a boa notícia é que ainda dá tempo, desde que já esteja treinando e use este período final para evoluir um pouco mais. O atleta pode não chegar ao seu melhor desempenho, mas vai conseguir concluir qualquer uma das três distâncias. Neste caso, não será uma prova para bater recorde, mas para completar. Importante lembrar que vai exigir descanso e um cuidado muito maior para não sofrer nenhum tipo de lesão.

.

Neste período de pandemia, participar destes tipos de prova podem ser um grande diferencial, mantendo nossa autoestima, motivação nos treinos e capacidade de superar desafios. O conselho da equipe da BHRace é que você curta os treinos, curta a prova. O esporte faz bem para o corpo e para a alma.

.

Os atletas que optaram por fazer a de modo virtual, deverão realizar a corrida no final de semana que ocorre a prova. Podem escolher qualquer percurso e fazer no local e horário de sua preferência, desde que cumpra uma das três distâncias. Depois devem enviar o resultado via email para corrida@bhrace.com.br para a criação do ranking.

.

Quem optou pelo formato presencial, a corrida terá início e fim na Av. Otacílio Negrão de Lima, 2870, Pampulha, com largadas individualizadas para evitar aglomeração. Cada atleta receberá um chip e vai passar pelo tapete para marcar o tempo de prova. Serão percursos de ida e volta (2,5km, 5,0km e 10,5km) no sentido horário.

.

.

.

Faby Assunção

Autora do blog “Running to Life”

Atleta BHRace desde 2019.

.

.

Gabriel Soares

Mestre em Ciências do Esporte

Treinador BHRace desde 2015.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.