Blog

26/08/2019

Como é feito o planejamento da dieta para os treinos e competições de corrida?

Alimentação, Dicas BHRace, Nutrição

.

Quando pensamos na montagem da dieta de um atleta temos que avaliar suas necessidades, possíveis deficiências e como essa alimentação irá encaixar na rotina do seu dia-a-dia de treinos, competições e viagens. Por isto, cada atleta a partir de suas preferências e necessidades acabam tendo dietas totalmente diferentes.

.

Uma das formas que trabalhamos hoje em dia é dividirmos as dietas dos atletas a partir do seu calendário de treinamento/competições, assim temos dietas para o dia-a-dia do atleta e dieta específica para as semanas de competição.

.

  • Dieta do dia-a-dia: dar suporte nutricional para que o atleta consiga atingir o máximo de condicionamento a partir de seu treinamento.

.

  • Dieta para semana de competição: atingir o máximo de rendimento no dia da competição. Isto porque já não estamos querendo ganhar condicionamento e sim aplicar o máximo já conquistado no dia da competição. 

.

Assim, como exemplo, temos a dieta e suplementação do tetra campeão do Tour de France Chris Froome durante a semana de competição:

.

Fonte: BBC London

.

O modelo que trabalhamos atualmente com os atletas tem o mesmo raciocínio: recuperá-los para estarem 100% nos momentos de suas corridas/competições. Assim usamos fontes diversas de carboidrato para que eles tenham mais energia para as provas, sempre refazendo seus estoques após cada sessão.

.

.

Abaixo, uma rápida descrição sobre os principais suplementos que apresentam estudos científicos comprobatórios:

.

  • Cafeína: talvez seja o suplemento mais usado por atletas profissionais, porém por ser um estimulante, cuidados devem ser tomados. Estudos mostram um aumento de rendimento em média de 7% e ainda um auxílio no aumento do glicogênio (estoques de carboidrato no nosso corpo que são usados durante o exercício.

.

  • Nitrato: encontrado na beterraba e no repolho é uma molécula que tem apresentado bons resultados nos testes de mais longas durações.

.

  • Beta alanina: seu uso apresenta melhora em atividades de média duração. Deve ser usada por um período de pelo menos 4 semanas para começarem os resultados.

.

Para mais informações sobre artigos e literatura utilizada neste artigo entre em contato pelo e-mail: contato@bernardostarlingnutricao.com.br

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Enzo Souza
4 anos atrás

A alimentação é a maior base de qualquer pessoa que queira ter algum resultado, a curto, médio e longo prazo!

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.