Blog

13/06/2017

Correr na rua e na esteira, quais são as vantagens e desvantagens?

Dicas BHRace

Correr na rua e na esteira são um dos melhores exercícios para o nosso corpo. Durante uma corrida, é possível trabalhar o sistema cardiorrespiratório e vários músculos ao mesmo tempo.

Existem muitas formas de praticar a corrida, sendo possível realizá-la em casa, com a ajuda de uma esteira ou mesmo correr na rua.

Cada uma apresenta uma particularidade, vantagens e desvantagens. Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo para auxiliar na sua escolha. Continue a leitura e confira!

Correr na esteira

Esse tipo de corrida é mais indicado para pessoas que não tem tempo para incluir essa atividade física na rotina e encontra na esteira uma alternativa.

Também é indicada para quem possui obesidade ou que está fazendo um tratamento de algum tipo de lesão musculoesquelética.

Correr na esteira é uma forma de se adaptar aos exercícios sem se preocupar com diversas variáveis encontradas na corrida de rua.

Vantagens

A esteira consegue reduzir cerca de 10% do impacto nas articulações, além disso, as chances de lesão são mínimas, uma vez que o corredor estará num terreno sem nenhum tipo de falhas como: buracos, rachaduras ou obstáculos no meio do caminho.

É possível também controlar as perdas de calorias, a intensidade do treino, os batimentos cardíacos, entre outros dados importantes que podem sobrecarregar o nosso corpo.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens aqui é a monotonia. Olhar para o mesmo cenário todos os dias pode desestimular o praticante, levando a um ponto que não queira mais praticar.

Outra desvantagem acontece devido ao fato de poder controlar a velocidade e outros parâmetros, reduzindo o desempenho quando comparada com uma corrida na rua.

Correr na rua

Ela é indicada para as pessoas que já passaram do nível iniciante e também que sentem o desejo em participar de competições que são feitas nas ruas.

O atleta precisa treinar na rua e na esteira nas condições mais próximas da realidade apresentada no dia da prova.

Vantagens

Aqui é possível ter cenários diferentes todos os dias, sendo uma forma mais dinâmica de praticar o exercício, além de poder reunir amigos e conhecidos. Ademais, não há limitações: terrenos planos, subidas e descidas, as opções são muitas.

Apesar de não estar com um monitor à frente, com todos os indicadores, há muitos aplicativos e relógios digitais que conseguem oferecer todos esses dados. A tecnologia é a sua aliada, use-a!

Desvantagens

A corrida é um dos exercícios que provocam impactos na articulação, podendo causar problemas a médio e longo prazo.

Outro problema são as condições climáticas, nem todo mundo gosta de correr na chuva  ou tem dificuldade de fazer atividade física no frio. Por isso é importante levar em consideração roupas e acessórios que minimizam esses fatores.

Como pode perceber, não há um tipo melhor ou pior, há aquele que se adapta às suas necessidades e ao melhor momento do seu dia. Por exemplo, a esteira pode ser muito útil para aqueles dias em que você está sem tempo, mas não quer perder o ritmo.

Já para os dias de maior disposição, correr na rua pode ser o seu melhor momento de lazer.

Quer saber mais sobre como correr na rua e receber dicas para praticar exercícios. Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.