Blog

11/04/2017

A importância do fortalecimento muscular para corredores

Dicas BHRace

Praticar exercícios físicos sem fortalecer os músculos é sinônimo de lesão. A corrida é um esporte aeróbico com muito impacto. Os músculos e as articulações são contraídos constantemente. Por esse motivo, é imprescindível realizar um bom fortalecimento muscular.

A maioria dos praticantes de corrida ao ar livre é contra a prática de musculação. Alguns alegam que não se sentem bem em academias e ambientes fechados, outros dizem que a prática deixará os músculos pesados. São muitos os motivos para não realizar o fortalecimento muscular, mas o certo é que a musculação para corredores traz muitas vantagens. Confira as dicas abaixo e descubra algumas delas.

O fortalecimento muscular previne lesões

Os corredores devem reforçar seus músculos a fim de evitar lesões. Ao praticar o fortalecimento muscular o atleta estará protegendo a articulação do impacto provocado pelo esporte.

As lesões acontecem quando o corpo está em desequilíbrio, ou seja, não consegue comportar uma carga que lhe é imposta. A musculatura tem que estar forte para absorver todos os impactos.

Outro ponto importante são os diferentes músculos trabalhados. Na corrida são exercitados sempre os mesmo, deixando de lado todos os outros que são responsáveis pela sustentação do corpo humano. Todo atleta deve trabalhar na ativação do CORE, que é a musculatura responsável por sustentar o corpo, abdômen e paravertebrais. Ao fortalecer o CORE o atleta estará equilibrando o quadril e trabalhando a postura, evitando lesões.

Melhora o desempenho nas corridas

O fortalecimento muscular melhora o desempenho dos atletas nas corridas por diferentes motivos. Um deles é a ativação do sistema anaeróbico, fazendo o corredor ter uma resistência mais alta, melhorando o seu desempenho e diminuindo o seu tempo.

Outro fator importante é a chamada economia do movimento (EC). Com a melhora da EC, o corredor precisa de menos energia para percorrer a mesma distância. Isso acarreta no retardamento do cansaço e fadiga e num melhor desempenho em provas, diminuindo o tempo que o atleta leva para concluir a corrida.

Aumenta a disposição

Ao contrário do que muitos pensam a musculação contribui muito na resistência muscular. Atletas que fortalecem seus músculos consegue utiliza-los melhor em atividades físicas e também evitam as lesões diárias.

O corredor que faz musculação e fortalece outros músculos, além dos já utilizados na corrida, com certeza se sentirá melhor e mais disposto, pois o corpo responderá positivamente à esse incentivo aos desenvolvimento da musculatura.

Todos os músculos que são trabalhados no corpo humano, não são esquecidos. Assim, ao serem solicitados não há surpresa, dor ou mau estar.

Melhora a postura

Muitos corredores, apesar de atletas, têm dificuldades em manter uma postura ereta. Isso pode trazer muitos problemas futuros na coluna e diversas partes do corpo, prejudicando o desempenho no esporte.

Além do esporte e da corrida, tarefas variadas que praticamos diariamente necessitam de uma boa postura. Agachar para pegar compras, sentar ou carregar peso, são exemplos delas. A musculação para corredores ajudará o corpo a manter uma postura adequada.

Unir a musculação para corredores e a corrida em si é essencial para quem deseja ter uma vida mais longa no esporte. Essa é a maneira mais eficiente de prevenir lesões, além de melhorar o desempenho nas provas.

Caso você tenha lido até aqui e não tenha se convencido ainda, indicamos contatar um treinador BHRace, pois ele te indicará, os principais músculos que necessitam de fortalecimento, fazendo você economizar tempo e não ser obrigado a praticar exercícios chatos que não sejam do seu interesse.

E você, gostou das nossas dicas? Caso tenha alguma informação para acrescentar sobre fortalecimento muscular para corredores, deixe um comentário no post!

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.


Deixe seu email e receba nossa news