Blog

07/10/2016

Papo sério! Saiba como evitar lesões na corrida

Dicas BHRace, Lesão

A corrida é um dos esportes mais praticados no Brasil e faz muito bem para a saúde, especialmente para o sistema cardiovascular. Porém, as lesões na corrida também são muito frequentes pelo fato de muita gente começar a praticá-la sem nenhum tipo de orientação e sem  uma progressão adequada.

Para que você possa correr sem medo e não desenvolver nenhum tipo de lesão, vamos passar agora uma pequena lista de dicas valiosas. Preste atenção e comece a praticar corrida com mais segurança!

.

Sem lesões na corrida

.

Comece de maneira gradual

.

Se você não corre ou pratica exercícios aeróbicos há algum tempo, então não pense em já sair correndo uma maratona. Seus músculos e articulações precisam ter um preparo físico antes. Comece fazendo caminhadas leves e vá alternando com corridas de baixa intensidade.

Não tenha pressa para correr como outros que você vê pelo caminho. Eles também demoraram para chegar em um bom nível.

.

Procure um bom calçado

.

Um bom tênis de corrida é uma das partes mais importantes do seu preparo. Você também precisa investigar, antes da compra, qual é o seu tipo de pisada. Por exemplo, algumas pessoas pisam mais com a parte externa do pé, isso é o que chamamos de pisada supinada. Já outras, usam bastante a parte de dentro, o que é denominado pisada pronada. O ideal é fazer uma análise de marcha com um especialista, caso não tenha tempo$$ compre um tênis de pisana neutra, assim você corre menos risco de se lesionar.

.

Faça um aquecimento

.

Essa dica vale até para os experientes: antes de sair correndo a toda velocidade, faça uma caminhada e vá acelerando aos poucos. Isso dará um certo intervalo de tempo para que o corpo se aqueça. Essa preparação é muito importante para evitar lesões tendíneas e ligamentares.

Com a temperatura do corpo um pouco mais elevada, essas estruturas ficam mais maleáveis e as chances de lesão diminuem. Uma boa dica é praticar exercícios educativos de  corrida, que são específicos e relacionados aos movimentos que os corredores fazem durante o treino.

.

Procure um bom terreno

.

Quanto mais plano o terreno, melhor. Se na sua cidade tiver algum lugar com pista própria para corrida, essa é uma excelente opção. Se não, prefira um local asfaltado e que esteja em bom estado.

Ambientes com buracos, cascalhos e terra são os mais propícios para ocasionar uma torção de tornozelo ou mesmo uma queda.

.

Fortaleça seus músculos

.

A musculatura dos membros inferiores é a mais utilizada no momento da corrida e ela precisa ser fortalecida. Não há necessidade de se matricular numa academia. Você pode fazer exercícios em casa usando o próprio peso do corpo como carga. Por exemplo, de frente para uma mesa com as mãos apoiadas nela, realize o movimento de agachamento para fortalecer o quadríceps.

.

Não deixe as dores pra depois

.

As chances de desenvolver lesões na corrida depois de todos esses cuidados realmente são menores, mas ainda pode acontecer. Se você sentir qualquer dor, pare o exercício e procure um médico especialista para fazer uma avaliação. Continuar praticando a corrida usando remédios para dor pode piorar a lesão, pois vai tratar o sintoma e não a causa.

Tem mais algumas dicas de como evitar lesões na corrida? Deixe nos comentários e divida com mais atletas!

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.