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02/02/2017

6 melhores alimentos para comer antes de praticar exercícios

Alimentação, Dicas BHRace, Nutrição

Para alcançar os melhores resultados, a prática de exercícios físicos deve ser sempre muito bem orientada. Tanto a preparação física, os treinos, quanto os aspectos nutricionais da alimentação, são essenciais para que o corpo dê as respostas esperadas. Para isso, é importante escolher muito bem os alimentos para comer antes de exercícios.

Acompanhe nosso post, e saiba como usar a alimentação ao seu favor. Fugindo dos mitos da alimentação e entendendo o porquê de cada alimento.

Os nutrientes necessários

O principal nutriente deve ser os carboidratos de fácil digestão, pois são a fonte de energia necessária para os músculos, antes dos treinos. Água não pode faltar! Quem treina deve estar sempre muito bem hidratado. Esse aspecto não pode ser descuidado. Proteína magra em pouca quantidade (até cerca de 30% da refeição).

Evite, sobretudo, gorduras, tais como a manteiga, óleo e o creme de leite. Neste caso, opte pelo óleo de coco, que possui absorção rápida e efeito termogênico. Nada de fibras, antes do treino (depois está liberado), pois elas atrapalham a absorção dos carboidratos e podem provocar desconfortos abdominais.

Os melhores alimentos para comer antes dos treinos

1. Banana

A fruta mais amada pelos corredores. A banana é uma fonte de energia, composta de carboidrato e água. Fonte de potássio, o que evita câimbras, é um alimento perfeito para antes dos exercícios. A banana pode ser acompanhada por cereais, iogurte grego – que além de ser fonte de proteínas e possuir baixo índice de gordura, é rico em cálcio, o que evita lesões e mantém a densidade dos ossos – ou combinada com o açaí que, é um ótimo energético e fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio.

2. Pão

Rico em carboidratos e de digestão rápida é perfeito para a alimentação antes do treino. Pode ser o pão francês, as torradas ou o pão de forma. Além, é claro, dos pães enriquecidos com outros cereais. Evite aqueles com muitas fibras ou os que levam manteiga na sua produção, como o croissant ou brioches. Varie o pão consumindo tapioca, que é, também, uma fonte de carboidrato ideal para os treinos.

3. Arroz

Além de ser a preferência nacional, o arroz combina com quase tudo. O arroz é bem completo para uma alimentação antes de exercícios. Com elevada concentração de carboidratos, baixos teores de fibra e de gorduras, é ideal para fornecer energia, rapidamente. Pode ser acompanhado por ovos, frango ou peixe grelhado ou, ainda, a proteína de soja, devido a importância das proteínas para desenvolver e recuperar os músculos.

4. Macarrão

O macarrão tem presença garantida no prato dos atletas. Cerca de três quartos do macarrão é carboidrato. Porém, fique atento as opções do molho para o seu macarrão, escolha os que não sejam muito gordurosos. O ideal é prepará-lo com alguns legumes e um pouquinho de azeite de oliva.

5. Batata inglesa

Os carboidratos de rápida absorção são os alimentos mais indicados para quem não consegue comer muito, antes de um treino. Rico em carboidrato e em potássio, como a banana, a batata inglesa é de fácil digestão. Deve ser consumida cozida, assada ou na forma de purê. Deve-se evitar a batata frita ou a batata sauté, em razão da quantidade de gordura que acumulam.

6. Batata doce

A batata doce é ainda melhor que a batata inglesa pelo seu baixo índice glicêmico. Isso significa que a batata doce é absorvida pelo organismo de maneira mais lenta e evita os picos de glicemia. Ademais, ela é rica em cálcio, ferro, potássio e fósforo e vitaminas A e B.

O objetivo de selecionar os alimentos para comer antes de exercícios, é garantir que o corpo não se sinta fatigado durante o treino e possua os recursos energéticos necessários durante a prática. A quantidade de comida, varia de acordo com peso da pessoa, mas, lembre-se que a ingestão de alimentos deve ocorrer cerca de duas horas antes do treino.

E você, consome quais alimentos, antes do treino? Compartilhe sua experiência com a gente, deixando seu comentário!

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