Blog

22/06/2010

O QUE COMER ANTES DOS TREINOS LONGOS?

Nutrição

 

Devemos sempre lembrar que o glicogênio muscular é a melhor fonte de energia durante a corrida, sua falta pode ocasionar menor rendimento e adiantar a fadiga muscular. Devido a isso, os corredores devem dar uma atenção especial às suas reservas.

Para aumentar as reservas de glicogênio muscular é necessário consumir carboidrato, ele é o principal macronutriente responsável por isso. Então, o que fazer nas noites que antecede as provas e, em especial, as corridas de longa distância?

Nas noites que antecedem um treino ou competição, prepare a sua reserva de nutrientes para que o organismo agüente bem o esforço que vem pela frente. A escolha deve recair em alimentos com carboidrato, como macarrão e pão integral, frutas e legumes. Além disso, deve-se atentar para as vitaminas e minerais que atuam de forma significativa no desempenho físico, quando o indivíduo apresenta alguma carência, há grandes chances de alteração do rendimento físico. Evite refeições ricas em proteínas e gorduras, presentes em carnes, ovos, leite e derivados, eles têm processo digestivo lento, o que pode atrapalhar o desempenho e até ocasionar um desconforto gastrointestinal durante o treino. Dê prioridade às refeições leves, como um jantar com carne magra, um sanduíche natural ou um macarrão com legumes.

Mas não pense que o tamanho do prato é diretamente proporcional ao tempo do treinamento. O cálculo do consumo de carboidrato anterior a prova é personalizado e varia de acordo com a idade, sexo e a duração da atividade. E caso a prova tenha mais que uma hora de duração, é necessário consumir algo durante a corrida.

Se o consumo de carboidrato for maior que o necessário pode acontecer o indesejável -> aumento de gordura corporal. Isso mesmo, carboidrato em excesso é armazenado sob forma de gordura.

Uma dieta personalizada consegue melhorar o tempo do corredor, porque ela pode aumentar as reservas de glicogênio muscular e também fornecer o combustível adequado no tempo certo, prorrogando a fadiga e melhorando o desempenho. Fiquem atentos com a sua alimentação, pois ela influencia diretamente no seu rendimento!

Carolina Duarte

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

Obrigada, Carol , por chamar atenção ao tamanho do prato. Nós corredores temos o hábito de exagerar nas massas. Ótimo artigo!
Beijo, Annette

Leticia Martini
Leticia Martini
13 anos atrás

Obrigada Carolina pelas ótimas dicas. Que os derivados de leite são desaconselháveis antes dos treinos longos e provas pela sua lenta digestão eu até já sabia, mas que os ovos também surtiram o mesmo efeito foi novidade pra mim. E pensar que eu já comi omelete de palmito antes de uma meia maratona! É claro que fiquei “lembrando”deles a prova toda né! Atleta amador faz cada coisa…. rsrsr
Abraço e obrigada
Leticia

Carolina Duarte
Carolina Duarte
13 anos atrás

Muito obrigada Annette e Leticia pelos comentários!

Também gostaria de falar que estou aberta a sugestões de artigos!

Abraços,

Carol.

Luciana
13 anos atrás

Adorei, já estou sonhando com a macarronada de sexta à noite. Vinho pode?
Tks. Abc.
Luciana Saldanha

Carolina Duarte
Carolina Duarte
13 anos atrás

Olá Luciana!
O vinho no dia anterior a corrida não é adequado, pois ele contém álcool e pode favorecer a desidratação. O ideal seria aquele suco de uva concentrado de vinícola, sabe? Ele possui as propriedades benéficas do vinho (antioxidantes), porém não tem álcool!

Abraços,

Carol.

Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

Olá Carol,
Já que vc perguntou, aqui vai minha sugestão.
Gostaria que vc escrevesse sobre suplementação protéica .
Vale a pena suplementar com Whey protein para evitar perda de massa magra ?
É verdade que suplementação protéica pode sobrecarregar os rins e elevar a pressão arterial ??
Qual a diferença entre concentrados e isolados de proteina?? Qual é melhor?
Já li artigos que consideram o Whey proteico quase um alimento funcional . Isto é correto ? Ele é tão inofensivo assim?
Abraços e muito obrigada pela atenção!
Annette

Carolina Duarte
Carolina Duarte
13 anos atrás

Oi Annette!
Semana que vem escreverei sobre os suplementos protéicos! Excelente sugestão!

Muito obrigada!

Abraços,
Carol.

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.