Blog

18/06/2010

O ATLETA INTELIGENTE

Coluna do treinador

 

Dentre as características que observo em alguns atletas amadores, uma sem dúvida me encanta em especial.

Sei que devem pensar que se trata da velocidade, da qualidade no movimento ao correr ou mesmo disciplina em seguir a planilha. Esquecem, não é nada disso!

O que mais admiro em alguns dos meus corredores amadores é a inteligência!

Sim, inteligência para saber levar uma vida inteira de atividade física sem se desgastar ou mesmo sofrer com a rotina.

Fácil!? Dificílimo… Só os inteligentes conseguem! Mesmo com treinador.

O atleta inteligente antes de tudo tem algo especial: o bom senso.

Bom senso para dar o valor correto à corrida, sem fanatismo, sem exageros, sem deixar a família de lado e sem se matar disputando provas consecutivamente.

O corredor inteligente adora seu treinador, e sabe usá-lo primordialmente. Engano se você acha que são aqueles que escutam e acatam o que nós treinadores falamos. Eles pergutam, ouvem, debatem, discutem e antes de tomar qualquer decisão, analisam o mais importante de tudo: seu próprio corpo.

Os inteligentes fogem da planilha no momento certo, entende quando não está num dia bom e o treino não está adequado. Sabe aproveitar a vida antes de qualquer coisa! Muitas vezes esse corredor inteligente bebe vinho, come de tudo e em algumas noites dorme tarde.

O Albert Einstein das corridas faz o treino longo leve (a não ser que seu treinador peça o contrário), adora conversar sobre assuntos variados, pratica outros esportes, tem sempre uma meta e sabe diferenciar treino de prova.

Se lesiona (sim, eles também lesionam), adora curtir o momento de descanso e aproveitar a folga dos treinos para apreciar outras facetas da vida.

Para eles a corrida é um prazer definitivamente!

Fica a dica, aumente seu Q.I. de atleta.

 

Forte abraço e até semana que vem.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

Adorei seu artigo, Iuri! Muito bem-humorado e ao mesmo tempo valorizando, acima de tudo , o bem-estar . Não estou correndo , mas ando me divertindo demais. Curtindo muito esta vida de planilha alternativa , misturando um monte de coisas diferentes. È muito divertido e dá um pique legal!! Adoro usar e abusar de meu treinador, experimentar novidades , ler os artigos, comentar, usar tudo que tenho direito . A BH RACE não é apenas uma assessoria para corredores, ela é uma assessoria para esportes em geral. Portanto, se amanhã eu quiser aprender a jogar tênis, com certeza vou procurar… Read more »

Cláudio Reis Souza
Cláudio Reis Souza
13 anos atrás

Jovem treinador (e filósofo) Iuri,
Grande coluna, acho que muito útil para a turma que pode estar exagerando, se distanciando daquele tal do equilíbrio.
Grande abraço.
Cláudio.

Carlos Montalvany
13 anos atrás

Este é o nosso Iuri Lage…. nossa porção “Nuno Cobra” …. Reconheço em suas palavras e atitudes, presságios de uma grande treinador. Só profissionais com este tipo de visão conseguem ultrapassar os limites da própria profissão. Enxergar o ser humano como um “todo” e não apenas como “parte”. Gostei muito de sua palavras. – É bem verdade também que na vida para obter sucesso, seja em qual área for, não podemos perder o “foco”. Tenha vista o brilhante resultado desta segunda safra de maratonistas da Bh Race. – Os relatos da Vania e da Chistiane são comoventes e tenho certeza… Read more »

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás

Quantos belos comentários… Adorei todos eles! O que vale é a reflexão, sempre.

Forte abraço

Iuri

Vânia
Vânia
13 anos atrás

Ei Iuri,
Amei seu artigo!
“Jovem treinador”, mas com maturidade para escrever sabiamente.
Parabéns!!

Vânia Castro

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.