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23/11/2009

Abdominais: qual a importância desses músculos?

Lesão

É muito comum escutarmos que o fortalecimento dos abdominais é importante para os corredores, mas muitas vezes não sabemos o que está por trás desta frase.

Os músculos abdominais fazem parte da região ântero-lateral do tronco e incluem o reto abdominal, os oblíquos externos,  oblíquos internos e o transverso abdominal. O reto abdominal é um músculo longo e superficial conhecido popularmente como “tanquinho”. Os outros três músculos são dispostos na região lateral do tronco, sendo o oblíquo externo o mais superficial e o transverso abdominal o mais profundo. Esses músculos apresentam grande importância na estabilização da coluna lombar e no controle do posicionamento do tronco no espaço.

Devemos lembrar que a coluna é uma das estruturas que fazem parte do CORE e, por isso, a estabilização desta região influenciará no posicionamento e movimentação dos segmentos mais distais do corpo, como os membros superiores e inferiores. Desta forma, o fortalecimento adequado dos abdominais favorece a biomecânica correta dos membros inferiores durante a corrida. Por isso, é extremamente importante realizar o fortalecimento destes músculos!

Alguns exercícios são frequentemente usados para alcançar este objetivo como o abdominal prancha, que ativa toda a musculatura abdominal, e a ponte lateral que favorece os músculos abdominais laterais. Para fortalecer estes músculos basta manter o posicionamento durante 3 séries por alguns segundos. O tempo varia de acordo com a capacidade de cada indivíduo, mas como o principal objetivo é melhorar a resistência desta musculatura, este deve aumentar gradualmente.

Ao realizar estes exercícios, é importante ter alguns cuidados:

* Ponte lateral: o ombro deve estar alinhado com o cotovelo e não deve haver rotações do tronco e pelve. Caso este exercício esteja difícil com o apoio na região dos pés, este pode ser realizado nos joelhos.

* Abdominal prancha: neste exercício o alinhamento entre ombro e cotovelo também é importante. Além disso, a coluna lombar deve ser mantida em neutro, ou seja, não devemos aumentar nem diminuir a curvatura lombar.

Não se esqueça então de fortalecer os abdominais! Bom treinamento!

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Annette Loures
Annette Loures
10 anos atrás

Olá Joana!
É sempre bom enfatizar a importância de se fortalecer a musculatura abdominal. Certa vez, escutei uma frase interessante de uma pedagoga: Educar é repetir até a exaustão! Até que TODOS atletas BH Race estejam fazendo suas abdominais!
PARABÉNS E OBRIGADA PELA MATÉRIA!!

Leticia Martini
Leticia Martini
10 anos atrás

Joana, mais que favorecer a biomecânica correta dos membros inferiores durante a corrida, os abdominais são tudo de bom pra deixar a barriguinha sarada no verão! É claro que um abdômem durinho por baixo de umas gordurinhas não aparece né! Então vamos lá meninas (e meninos!) vamos caprichar nos abdominais, acelerar nos treinos e fechar a boca pra ficar saradinho no verão e fazer propaganda da BH Race né! rsrsr
Tirando a brincadeira, obrigada pelas dicas.
Leticia

jeremias
jeremias
10 anos atrás

Eu SOU um MARATONISTAR QUERO SABE O ABDOMINAL FASE BEM POR CORREDOR.

jeremias
jeremias
10 anos atrás

OLA TUDO BEM COM VC? EU FAÇO 5 SERIE DE ABDOMINAL POR DIA A GORA DIA 24 DE ABRIL VOU PARTICIPAR DE MEIA MARATONA AQUI NA FRONTEIRA DO BRASIL COM A COLOMBIA É NO AMAZONAS TABATINGA COM LETÍCIA VOU TER UM BOM REDIMENTO COM OS ABDOMINAIS (SIM OU NAO).

Blog BH Race
Blog BH Race
10 anos atrás
Reply to  jeremias

Jeremias, encaminhei por email sua pergunta para a autora do post. Em breve ela irá responder!
Forte abraço

Iuri

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