Blog

16/04/2010

MUSCULAÇÃO PARA CORREDORES

Coluna do treinador

Que a maioria dos corredores não gosta de musculação isso é fato. Mas alguns têm verdadeira fobia da atividade…

Conversando com um dos meus atletas no último final de semana, ele foi muito curto e direto: “Iuri, não vou fazer musculação de forma alguma… Nem adianta insistir! O máximo que posso prometer cumprir são quatros exercícios para serem feitos em casa mesmo. Mais não vou fazer!”

Em seguida veio a seguinte pergunta: “Quais seriam os quatro exercícios que você me passaria!?”

É pessoal… Vida de treinador não é fácil.

Depois ter conversado muito, não teve jeito. Tive que ceder e pensar nos quatro exercícios de resistência muscular mais importante para um corredor!

Agora imagine, entre mais de 630 músculos que temos no corpo humano, escolher quatro grupos para serem trabalhados em um corredor, não é tarefa fácil. Os músculos são interligados e todos exercem importante função.

Muitas vezes fortalecer um significa desequilibrar uma articulação e conseqüentemente desencadear uma lesão… Por isso, quero que fique claro: O melhor é dedicar aos exercícios de resistência muscular e reservar pelo menos 40 minutos duas vezes na semana.

Mas para vocês não ficarem com curiosidade, abaixo segue os quatro exercícios que não deixaria de fora de nenhuma planilha:

Abdominal Reto – Importantíssimo para estabilização e postura do atleta.

Prancha Reta – Fortalece a lombar e estabiliza a coluna.

Glúteo Ponte – Exercício difícil que fortalece o “bumbum” e evita várias lesões comuns em corredores.

 Agachamento – O exercício mais completo para membros inferiores.

Mas atenção! As séries e as repetições devem variar de pessoa para pessoa. O ideal é procurar um profissional de educação física qualificado que irá prescrever a atividade mais adequada há você.

 Forte abraço a todos e bons treinos.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Annette Loures
Annette Loures
10 anos atrás

Ei Iuri!
Musculação é como comer verdura: você acostuma e sente falta. É essencial para manter a massa magra e acelerar o metabolismo. Além disso, ajuda a perder as gordurinhas extras. Mesmo imobilizada, estou puxando ferro rigorosamente 4 x por semana. Com isso, estou mantendo a massa magra e mesmo estando sem correr há 5 semanas não engordei nada.
Seus 4 exercícios são básicos, fáceis de fazer e essenciais.
Adorei a sua lista! Muito obrigada por estar sempre nos informando e chamando nossa atenção para os pontos mais importantes.
abração, Annette

Blog BH Race
Blog BH Race
10 anos atrás
Reply to  Annette Loures

Muito obrigado pelo belíssimo comentário Annette!

Abraço

Iuri

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.