Blog

23/04/2010

O VERDADEIRO TREINO SIMULADO

Coluna do treinador

Muitos me questionam a verdadeira importância de um treino simulado para provas de grandes distâncias.

.

Sempre fui a favor, principalmente para corridas maiores que 15km!

.

Mas atenção, fazer um simulado é muito mais que apenas correr a distância da prova foco. Um simulado proveitoso deve envolver o maior número de fatores que podem comprometer seu desempenho e que devem ser testados antes.

.

Abaixo estão alguns que considero importantes:

– horas de sono;

– alimentação;

– hidratação;

– roupa;

– meia;

– tênis;

– ritmo;

– clima;

– carboidrato em gel;

– óculos escuros;

– protetor solar,

– altimetria do percurso.

.

Todos esses fatores devem ser testados o mais próximo possível das condições que prova irá oferecer, caso contrário poderemos ter surpresas desagradáveis.

.

Em corridas longas como maratona, nosso corpo é submetido a inúmeras repetições de movimento… Uma meia inadequada, uma roupa que provoca assaduras, um óculos que fica caindo  ou uma alimentação mal feita, são sem dúvida fatores que podem comprometer todo o desempenho.

.

Por isso, aproveitem a oportunidade do simulado e utilize-o para escrever o “script” do que irá acontecer no grande dia! Desde jantar na noite anterior, passando pelo o horário que irá levantar, café da manhã, alongamentos, transporte, aquecimento, etc… Não tenho dúvida que antecipar os problemas que possivelmente serão encontrados, e criar estratégias para superá-los é uma excelente forma de alcançar o sucesso.

.

Claro que nunca conseguiremos eliminar todas as possibilidades de imprevistos, mas ter uma certa segurança vai lhe fazer curtir muito mais a corrida.

.

Importante dizer que os treinos simulados devem ser feitos há 3 ou 4 semanas da prova, em distância 10% ou 20% menor que o percurso oficial para evitar grandes desgastes. Em maratonistas sugerimos o simulado entre 33km e 36km.

.

Fica a dica!

.

Forte abraço e até semana que vem.

.

.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

Oi Iuri,

Penso que o simulado é importantíssimo, porque traz tranqüilidade e segurança ao atleta. Nele, podemos testar roupas, equipamentos, géis, isotônicos e até o “playlist ” .
Mas o melhor de tudo é poder correr junto com os amigos, sem o tumulto da prova, com o carinho e estímulo dos treinadores. Isto não tem preço!
Vale muito a pena fazer!
Grande abraço, Annette

Saulo Medeiros
13 anos atrás

Iuri, gostei do seu texto! Fácil de ler e atraente. Gostaria de saber qual seria o melhor cardápio para o jantar do dia anterior e para o café da manhã no dia da prova? Abraços, Saulinho

Alberto A. G. Grossi
11 anos atrás
Reply to  Saulo Medeiros

A questão levantada pelo Saulo é muito pertinente. Qual é a melhor alimentação nos dias que antecedem o simulado ou a prova?

Blog BH Race
Blog BH Race
10 anos atrás

O ideal é consumir bastante carboidrato no dia anterior, sempre com molho leve evitando carnes pesadas ou muito queijo.

Anônimo
Anônimo
10 anos atrás

Iuri, eu também gostei e é bom saber que vocês vem nos apoiando durante os treinos parabéns todos vcs professores.
Leandro Inácio.

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.