Blog

21/12/2009

Coluna Lombar: Proteja-se de dores durante a corrida e no dia-a-dia.

Lesão

 

A corrida é uma atividade que depende da ação da musculatura do tronco para manter a coluna numa postura adequada durante um determinado período de tempo. A dor lombar (lombalgia) é um sintoma frequente na população geral, e também é uma queixa comum em corredores.

A coluna lombar se comporta mecanicamente como ponte de transmissão de forças entre os membros inferiores e o tronco. É uma região instável, que depende da boa estabilidade principalmente da musculatura profunda do tronco localizada nas regiões abdominal, paravertebaral (ao lado das vértebras), e assoalho pélvico. A contração destes músculos gera forças que são transmitidas sobre a coluna, reduzindo as forças de compressão, rotação, e cisalhamento das vértebras, garantindo maio proteção à lombar.

Por apresentar função estabilizadora, a musculatura profunda do tronco não está relacionada com a produção de movimentos e deve estar ativada durante as atividades diárias, bem como durante a prática esportiva. Sendo assim, são músculos que necessitam de maior resistência do que força, para que possam estar capacitados a garantir a estabilização e manter a coluna em posição adequada. 

Cabe lembrar que a coluna é uma das estruturas que constitui o CORE e, por isso, a estabilidade desta região influencia na movimentação e posicionamento dos segmentos do corpo. Logo, uma boa ativação da musculatura que envolve esta região promove uma melhor biomecânica dos membros inferiores durante a prática esportiva.

As figuras abaixo demonstram um exercício de fácil execução, que visa o fortalecimento da musculatura extensora da coluna. Para fortalecer estes músculos basta manter o posicionamento durante 3 séries. O número de repetições de cada série varia de acordo com a capacidade de cada indivíduo, mas como o principal objetivo é o ganho de resistência, este deve aumentar gradualmente.  

1- Deite de barriga para baixo mantendo braços e pernas estendidos.

2- Eleve os braços e as pernas e volte a posição inicial.

Não se esqueça que o fortalecimento da musculatura abdominal e a manutenção do peso correto também são de extrema importância para reduzir a sobrecarga deste segmento durante a corrida. Siga as orientações e fuja das dores na coluna!!!

assinatura_gabi

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Macedo
Tiago Macedo
12 anos atrás

Eu tenho este mesmo problema resolve-se como esta indicado na imagem ou terei de fazer mais alguma coisa?
Tenho 18 anos e tou com um pouco de medo que isto possa piorar

Gabriela Zanotti
Gabriela Zanotti
12 anos atrás

Boa tarde Tiago, tudo bem? Voce pratica corrida ou algum outro tipo de atividade? O tratamento de uma lombalgia dificilmente é o mesmo para diferentes pessoas. Fatores hormonais, posturais, emocionais, entre outros, também podem afetar a lombar. Sendo assim, o melhor a fazer é procurar um espacialista que te de uma orientação específica. De qualquer forma, estou a disposição para qualquer dúvida. Abraços

Tiago Macedo
Tiago Macedo
12 anos atrás

Boas
A única actividade que faço é futebol… Mas sou designer e passo muito tempo ao pc não sei se isso também me afectou …
Mas irei falar com um especialista
Obrigado Abraços

Robson S Moreno
12 anos atrás

Adquiri uma lombalgia durante um exercicio de agachamento. Estou tomando remédios prescritos pelo médico. Em quanto tempo em média é o reposuso ? Posso fazer hidroginástica e caminhadas leves ?

Gabriela Zanotti
Gabriela Zanotti
12 anos atrás

Robson,

Não existe um tempo específico. No geral, o repouso é relativo. Voce deve evitar de fazer as atividades que geram dor e desconforto. Cuidado pois o remédio inibe a dor e muitas vezes voce acha que está curado mas quando o efeito passa a dor volta. Faça apenas atividades mais leves e evite ficar muito tempo na mesma posição.
Abraços

Erick Barbosa
10 anos atrás

Olá,estou com fortes dores nessa região lombar,jogo bola 2 vezes na semana,estou fora do meu peso ideal,tenho 19 anos 1m81 e a ultima vez que pesei tava com 92 kg acho que engordei mais um pouco e estou com uns 96 a 99, trabalho muito tempo sentado numa cadeira de rodinhas onde falta uma rodinha de um dos lados da cadeira,fico em posição desconfortavel,sem contar que so um pouquinho corcunda(eu acho),e ultimamente testou tendo forte dores lombares,o que devo fazer? Mal consigo me esticar quando levanto da cadeira,doi bastante,o que me recomenda? E a dor é só do lado lombar… Read more »

judge dred
judge dred
10 anos atrás

Erick you fat!

wannya
wannya
9 anos atrás

Estou com uma dor lombar desde 19 de desembro,não aguento mais. Pior que não posso tomar nenhum remedio pq estou amamentando. socorrooooo

Matheus Mardenn
9 anos atrás

Wannya, pelo seu depoimento acredito ter saído de uma gestação a pouco tempo.
Durante este período acontece algumas mudanças fisiologicas na coluna lombar e sacral para acolhimento do feto.
Dependendo do tempo do parto seu corpo está procurando se reposicionar sem o feto, sendo assim você precisa de fortalecimentos musculares específicos na região abdominal para diminuir este desconforto.
A medicação não irá lhe ajudar em nada, evite seu consumo!

Abraços

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.