Blog

30/04/2020

Treino de escada

Coluna do treinador, Dicas BHRace

A corrida tomou proporções enormes quanto a crescente quantidade de provas e público que vem aderindo à modalidade e, com isso, os treinamentos necessitam de complementos e variações para melhorar a performance e desempenho de atletas.

.

Então, quando falamos de variações do treinamento, um meio possível de ser utilizado e que é praticado hoje em dia pelos atletas da BHRace é o TREINO DE ESCADA.

.

O treino de escada é de grande impacto articular, então exige alguns cuidados e precauções, não sendo recomendado para quem tem alguma condropatia patelar, por exemplo. Entretanto, é um treino que auxilia no ganho de força e coordenação e melhora o sistema cardiorrespiratório, fatores essenciais para manter um bom desempenho durante a corrida.

.

— É possível perder peso com este tipo de treino?

.

O treino de escada pode te ajudar também na perda de peso. Por ser um treino que exige bastante da nossa musculatura (glúteo, isquiotibiais, quadríceps e panturrilha) e da nossa capacidade cardiovascular vai demandar um gasto calórico maior.

Lembrando que, para perder peso é necessário um déficit calórico. Então, além do exercício você também precisa cuidar da sua alimentação.

.

— Ganho de força.

.

Por ser um exercício que nosso corpo vai contra a ação da gravidade, nosso corpo vai ter uma exigência muscular maior do que caminhar no plano.

Também há uma exigência de uma maior demanda de oxigênio para a musculatura, gerando, de forma crônica, mais força e potência.

.

— Melhora da coordenação motora.

.

Apesar de ser um movimento básico, o deslocamento na escada é um pouco mais complexo do que caminhar no plano.

Correr subindo ou descendo exige bastante coordenação dos membros superiores com os inferiores o que ajuda no aperfeiçoamento dos movimentos técnicos de corrida e na economia de energia.

Para idosos, isto contribui na prevenção de quedas, devido ao ganho de força e coordenação.

.

— Quais cuidados devo tomar?

.           

Antes de começar o treino de escada, procure estar aquecido.

Aqueça no mínimo 5 minutos para aumentar a irrigação dos tecidos, preparar ligamentos e tendões para os impactos e confira se a escada não está com buracos ou soltando pedaços

Observe antes de correr se a escada está escorregadia e analise se seu calçado está desgastado na sola, pois isto pode aumentar bastante as chances de quedas.

..

.

.

— A opinião do treinador:

.

Como treinador, indico treinos em escada apenas para pessoas que não possuem lesões musculoesqueléticas de membros inferiores ou que sentem dores nos joelhos.

Recomendo, no máximo, duas vezes por semana devido ao grau de exigência corporal. É necessário um tempo maior de recuperação, o que garante que você vai ter ganhos de força, coordenação e além disso vai te auxiliar na perda de gordura corporal.

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.