Blog

06/05/2020

O famoso HIIT ajuda no emagrecimento?

Coluna do treinador

.

Estudos apontam que a falta de tempo para a pratica de atividades físicas, a má alimentação, o consumo abusivo de bebidas e outros hábitos ruins vêm sendo cada vez mais rotineiros, o que justifica um crescente número de obesos na sociedade, como aponta o artigo Evolução anual da prevalência de excesso de peso e obesidade em adultos nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal entre 2006 e 2012“, publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia.

.

E para manter praticantes de atividade física motivados e evoluindo em seus treinos, novos métodos e meios de treinamento surgem constantemente.

.

Nesta levada, surge o HIIT, inicialmente criado para intensificação de treinos de corridas de longas distâncias, com relatos que já era utilizado por atletas em 1912 como cita o artigo Treinamento intervalado de alta intensidade e emagrecimento.

.

.

O que de fato é o HIIT?

.

O termo HIIT é uma sigla em inglês para a expressão High Intensity Interval Training, que significa treino intervalado de alta intensidade.

.

Esse modelo de treinamento, envolve sessões de treino de curta duração onde há vários estímulos de exercícios de alta intensidade intercalados com estímulos de baixa intensidade para a recuperação.

.

Atualmente, o modelo HIIT vem se destacando como uma modalidade individual e coletiva que ganhou grande importância quanto a sua eficácia na perda de gordura corporal.

.

.

Quais as vantagens do HIIT?

.

– Fortalecimento muscular.

– Melhora da capacidade cardiorrespiratória.

– Estimula a produção de hormônios como noradrenalina, dopamina, oxitocina.

– Acelera o metabolismo, auxiliando no emagrecimento e consequentemente na definição muscular.

– Possibilidade de se realizar em um curto intervalo de tempo.

– Pode ser realizado com várias modalidades esportivas.

.

.

Queimando gordura com o HIIT

.

O HIIT influencia no metabolismo durante e após o treino, de acordo com a intensidade do treino realizada. Assim ocorre o processo que chamamos de EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício).

.

O oxigênio é usado após o treino para repor os níveis de creatina fosfato, reserva de energia no músculo. Além da reposição da creatina fosfato, a frequência cardíaca e a temperatura corporal se mantem elevadas, ocasionando um maior consumo de O2 acima dos níveis de repouso.

.

O aumento da temperatura corporal gera a termogênese, processo em que o corpo transforma a gordura em energia, influenciado por hormônios como a adrenalina e a noradrenalina, produzidos em maior quantidade quando realizados exercícios de alta intensidade e, por isso, o HIIT é perfeito para quem busca o emagrecimento.

.

.

Qualquer pessoa pode fazer?

.

A resposta é sim!

.

Mas é importante observar que a pessoa não apresente complicações de saúde como problemas cardíacos e articulares. É recomendado que sempre se faça uma avaliação física com um profissional capacitado antes iniciar os treinos de qualquer modalidade.

.

Lembre se, que é importante respeitar a individualidade biológica e por isso a BHRace disponibiliza treinos de HIIT em sua plataforma de treinos de acordo com seu nível de condicionamento. Além disso, os treinadores devem personalizar os seus treinos para buscar o seu melhor desempenho e resultados.

.

O HIIT pode ser adaptado e aplicado em praticantes de todos os níveis de condicionamento e se prescrito corretamente pode ser aplicado em pessoas com casos clínicos específicos, como em hipertensos, diabéticos e pessoascom sobrepeso ou obesidade.

.

.

A opinião do treinador

.

O HIIT é um modelo de treino que exige muito da nossa capacidade cardiovascular e resistência muscular e que ganhou destaque pela sua capacidade de auxiliar no emagrecimento.

.

Por essas razões, ele deve ser adequado ao nível de condicionamento físico do praticante e sempre acompanhado por um profissional.

.

Recomendo que seja respeitado intervalos de 48h entre treinos deste tipo e que se mantenha a hidratação e alimentação adequadas para ter uma boa recuperação muscular e consequente otimização dos resultados.

.

Para driblar a falta de tempo e a monotonia de outros treinos convencionais, o HIIT se torna um grande aliado na prescrição de atividade física e que comprovadamente trás benefícios para a saúde.

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.