Blog

06/08/2010

O CORPO COMO ARTE

Coluna do treinador

Há alguns anos atrás, durante o período da faculdade de Educação Física, uma das minhas professoras comentou sobre sua interessante tese de mestrado. Segundo o estudo desenvolvido por ela, todo ser humano possui uma característica própria e única de caminhar que lhe difere de qualquer outro indivíduo.

Para ela, assim como temos a impressão digital como forma eficiente de identificarmos alguém, a análise dos movimentos da caminhada seria mais uma grande ferramenta para isso.

Lembro que na época fiquei impressionado e logo me veio à mente várias perguntas: Durante a vida mudamos muito nossa forma de caminhar?E em relação à corrida, temos também características únicas para executá-la? Será que a forma como corremos ou caminhamos está relacionada com a nossa personalidade?

Deixando os critérios científicos um pouco de lado e exercendo um pré-julgamento saudável, posso dizer que observando pessoas correndo temos a ferramenta necessária para arriscar identificar algumas importantes características de sua personalidade!

É impossível observar um atleta correndo com passos largos, peito estufado, joelho alto, cabeça erguida e dizer que se trata de uma pessoa tímida, ingênua ou depressiva.

O corpo é a nossa maior e mais verdadeira forma de expressão!

Assim como o músico usa seu instrumento, o escritor o livro e o pintor o quadro, todos nós usamos nosso corpo para transmitir o que se passa conosco sentimentalmente.

A diferença é que não tem como disfarçar, movimentamos exatamente como sentimos…

Acredito muito que a mudança de personalidade pode alterar sua forma de correr, mas aposto todas minhas “fichas” que é mais simples mudar sua personalidade correndo!

Forte abraço e até semana que vem.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

Muito interessante seu artigo, Iuri. Me fez refletir…
Concordo com você que a linguagem corporal durante a corrida fornece ótimas dicas sobre nossa personalidade.
O desafio aqui é: Controlar os movimentos de nosso corpo durante a corrida, usando-o como ferramenta para alterar características indesejáveis de nossa personalidade.
Será possível?? fica a reflexão…
Um grande abraço para você,
Annette

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás
Reply to  Annette Loures

Grande Annette,

essa é a reflexão principal do texto!
Na verdade acredito que o hábito da corrida proporciona tantos benefícios ao seu corpo que naturalmente você vai alterando sua personalidade (melhora o humor, diminui o estresse, aumenta a auto estima) ,consequetemente seu corpo irá respondendo com pequenas modificações no padrão do seu movimento.

Forte abraço e muito obrigado pelo comentário

Iuri

Leticia Martini
Leticia Martini
13 anos atrás

Ei Iuri, sempre legal sua coluna, leio todas mas nem sempre dá tempo pra comentar… Já tinha pensado nisso que vc tá falando. Já reparou como eu e a Érica corremos diferente? Aquele jeito dela correr balançando pro lado ela já tentou corrigir mas é difícil né? E a gente é gêmeo univitelino… mas não corre igual. Alguns amigos que passam e me vêem correndo (ou a Erica) mesmo de longe diferenciam a gente e brincam dizendo que é mais fácil saber quem é quem correndo mesmo de longe, do que de pertinho mas sem correr. Eu mesmo já tentei… Read more »

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás

Olá Letícia,
obrigado pelo comentário!
Enquanto escrevia o texto também pensei nessa questão dos irmãos gêmeo univitelíneos terem padroes de corrida tão diferentes… Acredito que o movimento está relacionado muito mais a personalidade do que a genética.
Vale a discussão…

Forte abraço

Iuri

Êdo Lage
Êdo Lage
13 anos atrás

Me arrisco a dar uma resposta à pergunta da Annette. Acho que que podemos alterar traços de nossa personalidade a partir do controle do corpo durante a corrida.
No exemplo do Iuri, onde ele diz que um indivíduo que corre de peito estufado não pode ser tímido, pegamos um gancho: e se, sendo tímido, eu me forçar a correr de peito estufado, cabeça erguida, vou praticar uma nova postura e aos poucos vou ganhando auto-confiança e posso vencer a timidez.
Este é só um exemplo. Outros pontos podem ser analisados.

Abraços a todos.

Êdo.

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás
Reply to  Êdo Lage

Olá Êdo,
Muito obrigado pelo excelente comentário!
Sem dúvida essa é outra forma de modificar a personalidade através da atividade física.
Nesse caso trata-se de uma alteração consciente do movimento que com passar do tempo pode evoluir para mudanças significativas de comportamento.

Muito legal!

Abraço

Iuri

Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

Olá Êdo, olá Iuri,

Muito interessante nossa reflexão!!
Sou uma pessoa bastante ansiosa e isto se reflete diretamente em minha corrida : ritmo acelerado, ansiedade para atingir resultados, cansaço com a monotonia dos longões leves e solitários ( sempre perco a paciência e acelero no final) , verdadeira adoração pelos tiros rápidos e curtos e enorme quantidade de lesões .
Se conseguisse controlar esta corrida “ansiosa”, controlando conscientemente meu gesto corporal, com certeza me tornaria uma pessoa muito mais tranquila .
Muito legal!
Abraços a todos ,
Annette.

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás
Reply to  Annette Loures

Olá Annette,
Grande desafio, combater a ansiedade através da modificação dos gestos..
Acredito que o primeiro passo e desacelerar a respiração durante a corrida.
Tenho alguns exercícios que poderão te ajudar muito, te passo quanto encontrarmos!
Forte abraço

Iuri

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.