Blog

09/09/2020

Gastando energia para fazer o bem.

Curiosidades, Fala corredor

Por Caroline Mota.

.

A corrida é uma prática que faz parte da minha rotina a alguns anos e é uma atividade física que me identifiquei por trazer benefício a minha saúde física e mental. A cada desafio que me proponho, reforço a minha disciplina, o foco e a determinação para superar os quilômetros traçados.

.

Como corredora de rua percebi que correr não poderia trazer benefício somente para mim, e foi ai que eu descobri o Plogging.

.

A ideia do Plogging surgiu na Suécia, um dos países mais sustentáveis do mundo, com o ambientalista Erik Ahlstrom, que combina o jogging, termo em inglês para “corrida leve”, com o plocka up, termo em sueco para “recolher” – caminhada sustentável. A ideia é recolher lixo plástico sem interromper a corrida, promovendo um desafio ainda maior para o corpo a cada vez que é necessário abaixar para pegar algo. [ https://www.plogga.se/en/ ].

.

O mundo está se afogando em poluição, as pessoas estão cada vez mais doentes, sedentárias, estão vivendo sobrecarregados com as conexões digitais e ainda assim, estão mais desconectados do que nunca. 

.

Segundo estimativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 387 kg de lixo por ano. Grande parte dos produtos que compramos será descartada em algum momento, uma parte é reciclável, mas muitos deles são simplesmente rejeitados. O problema se agrava ainda mais quando descartados da forma errada, sendo arremessados pela janela do carro, em rodovias, ou jogados em vias públicas, poluindo o nosso ambiente.

.

Desde que iniciei a prática, em fevereiro de 2020, tornei-me ainda mais consciente sobre essas questões ambientais, servindo como um catalisador para mudanças comportamentais; uma crítica à maneira como vivemos e como podemos fazer a diferença. Na prática, Plogging é apenas correr e recolher o lixo. Para mim, a essência do Plogging se resume em: comunidade, bem-estar e impacto social.

.

.

Pequenos ajustes em nossos estilos de vida podem fazer toda a diferença. A escolha por uma vida mais saudável e sustentável pode ser o inicio para uma mudança transformadora.

.

Ao adquirirmos produtos sustentáveis, usar alternativas para os itens descartáveis e fazer uma gestão eficaz do lixo – fazendo um esforço para reciclar corretamente – estamos nos transformando e permitindo alcançar um mundo mais limpo.

.

Já que estamos vivendo um período de grandes mudanças, faço um convite àqueles que dedicaram uma pausa para esta leitura: se permitam experimentar novos hábitos, seja em prol da sua saúde ou por um mundo mais limpo.

.

🏃🌱🌏♻️🗑️

.

.

Caroline Mota

Atleta BHRace desde 2016.

.

.

Leia também em nosso blog, o texto escrito pelo nosso treinador Iuri Lage anteriormente sobre plogging, clicando aqui.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.