Blog

28/09/2020

Cinco dicas para treinar em dias de clima seco

Coluna do treinador, Dicas BHRace

Uma das melhores coisas da corrida, é que se pode treinar em qualquer época do ano, em qualquer temperatura. Porém, correr em dias de clima seco, com baixa umidade relativa do ar, requer um certo planejamento.

.

O clima seco, que é comum no inverno brasileiro, pode fazer com que partículas de poluição que estão no ar fiquem em suspensão. Se a temperatura estiver alta, o quadro se agrava, porque elas ficam mais evidentes, sendo necessária a chuva para eliminação e consequente purificação do ar.

.

Além disso, com o clima mais seco, a percepção de dificuldade ao respirar é maior, já que estamos com as vias respiratórias mais ressecada. Quem sofre ainda mais, são pessoas que têm doenças respiratórias, como asma.

.

Então, siga as cinco dicas abaixo para ajudar a garantir que suas corridas não sejam apenas seguras, mas também agradáveis durante este dias de clima seco.

.

HORÁRIO DE TREINO

.

Busque treinar no início da manhã – entre 5hrs e 8hrs – pois neste período de início de dia, o ar tende a estar mais úmido do que no período da tarde.

.

VESTIMENTAS

.

Prefira utilizar roupas frescas, que favoreçam a transpiração e troca de calor com o ambiente, para assim, regular sua temperatura interna e evitar um grande aumento da frequência cardíaca durante o treino, o que pode fazer com que você reduza sua velocidade ou até mesmo precisa interromper a atividade.

.

INGIRA MAIS LÍQUIDOS

.

Redobre a hidratação! É muito importante beber mais água antes, durante e após o treino. Se manter hidratado é fundamental para um bom rendimento.

.

VIAS RESPIRATÓRIAS

.

Com o tempo seco, a dificuldade para respirar é maior e uma forma de facilitar a respiração é hidratando as vias respiratórias. Utilize soro fisiológico para hidratar o nariz!

.

LOCAL DE TREINO

.

Opte por correr em locais mais arborizados e com sombras. Neste locais, o ar tende a estar mais úmido, o que pode deixar o treino mais confortável.

.

.

Se você tem tido mais dificuldade nos treinos neste período de tempo seco e baixa umidade, não deixe de seguir estas cinco dicas. Certamente, você verá uma melhora nos seus treinos.

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.