Blog

26/09/2018

Plogging – Bom para você e bom para o meio ambiente

Coluna do treinador, Iuri Lage

Lembro que em 2017, navegando pela internet, encontrei uma matéria do site Hypeness falando sobre o surgimento do “Plogging” como a mais nova tendência entre corredores que se preocupam com o meio ambiente!

A ideia é muito simples: correr e catar lixo.

A palavra veio da soma de “jogging” que significa correr em inglês + “plocka upp” palavra sueca que significa pegar.

Apesar da simplicidade, o movimento virou febre em todo mundo e hoje é considerado um dos principais “trends topics” do mundo fitness.

Só no Instagram, existem quase 30 mil publicações marcadas com a hashtag:  #plogging !

Recordo que quando li a matéria fiquei encantado com o poder da proposta.

Já imaginou se todos os corredores do mundo recolhessem pelo menos 5 pedaços de lixo encontrados nos chão em cada treino realizado? Sem dúvida o planeta estaria bem mais limpo!

A comunidade “runners” é muito poderosa se pensarmos que estamos diariamente ocupando parques, praias, montanhas e grandes centros urbanos.

Desde então fiquei com a ideia na cabeça e pensando como traze-la para os corredores da BHRace.

Plogging aqui na Australia

Em março de 2018 quando me mudei para Australia senti que precisava fazer novos amigos e comecei a participar dos encontros de um grupo de pessoas interessadas em desenvolver projetos que combatessem a poluição causada por plásticos em praias e parques aqui da cidade.

Entre dezenas de ideias incríveis e tecnológicas que foram surgindo ao longo das reuniões me recordei do Plogging e comentei (meio tímido) sobre a proposta…

Para minha surpresa o grupo ficou encantado com o movimento e iniciou um grande projeto em torno de corrida e lixo!

Desde então estamos fazendo quinzenalmente aos domingos treinos de Plogging envolvendo corredores (e não corredores) que se sensibilizam com os lixos descartados no chão.

Além dos treinos são produzidos vídeos incríveis para conscientizar a população convidando para participar da ação.

Veja um dos vídeos clicando aqui!

Tem esse que ficou bem legal também, clique aqui para assistir!

Hoje o projeto está se tornando bastante conhecido por essas bandas e muita coisa legal vai rolar a partir dele.

Perguntas frequentes:

Mas como é fazer o Plogging?

Então… Não tem segredo! Pega uma sacolinha da sua casa (se possível que não seja de plástico, eu uso aquela que vem nos kits de corrida), comece a correr prestando atenção nos lixos que aparecem no chão e recolhendo-os.

Ao terminar, o ideal é separar o que é reciclável do que não é reciclável e destinar corretamente os resíduos.

Como ainda não existem muitos centros de reciclagem no Brasil, aconselho colocar em uma lixeira simples onde haverá coleta da prefeitura.

É possível treinar  e fazer Plogging ao mesmo tempo?

Se seu objetivo é melhorar sua performance, minha resposta é não.

Por outro lado, o que tenho feito é realizar meu treino normalmente e no final durante o “desaquecimento” faço 10 minutinhos de Plogging recolhendo todo tipo de lixo que encontro no caminho. 😉

Em treinos regenerativos acho bem tranquilo de fazer recolhendo lixo a cada 300m ou 600m, por exemplo.

Outra opção é destinar um dia da sua semana só para o Plogging.

E que tipo de lixo é comum encontrar?

Possivelmente você está pensando em latinhas, sacolas plásticas, papel, garrafas de vidro, etc… Saiba que microlixo é o que mais se encontra.

Resíduos como tampinha de garrafas, pedacinho de plastico do carboidrato em gel, anel das latinhas de alumínio, bitucas de cigarros, devem ficar longe da natureza pois são ingeridos por animais, ou levados pelo vento poluindo rios, mares e causando muitos dados ao meio ambiente.

 

Por aqui já recolhemos mais de 5.000 bitucas de cigarros, centenas de tampinhas de garrafa, milhares de pedaços de plásticos!

Me sinto muito orgulhoso por ter feito parte disso.

Vale dizer que não tem uma quantidade mínima estabelecida e que qualquer microlixo retirado do chão já é uma grande ação.

Qual é a sensação de fazer Plogging?

É incrível! Cuidar da saúde e do meio ambiente ao mesmo tempo faz dobrar o prazer pós-treino.

Muitas pessoas elogiam quando vêem corredores fazendo Plogging e percebo que ficam tocadas pelo gesto simples de cidadania.

O exemplo que é deixado não tem valor…

Recomendo muito experimentar!

Voltando a BHRace

Dito tudo isso, a partir de hoje em alguns treinos presenciais da BHRace haverão momentos de Plogging comandados pelos nossos treinadores e corredores que se sensibilizam com o meio ambiente e querem dedicar parte do seu tempo a essa boa causa!

A participação será totalmente livre e sem compromisso.

Em todos esses treinos será enviado e-mail antecipadamente informando como o Plogging irá funcionar e o que precisará ser feito para participar.

Além disso convido a todos os corredores online da BHRace a recolherem pelo menos três pedaços de lixos durante seus treinos, fazer uma foto e postar no instagram usando hashtags: #ploggingbhrace  #plogging

Se quiserem mandar pra gente a imagem através do Whatsapp diretamente ao seu treinador (ou por e-mail) faremos questão de postar no “stories” do nosso Instagram.

A ideia é fortalecer o movimento em todo o Brasil, e aproximar a comunidade de corredores a um dos grandes problemas do nosso planeta.

Posso contar com você?

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.