Blog

27/05/2011

MARATONA DE POA por Luciana Saldanha

Relatos, Roteiros e viagens

Amigos, a ida à Maratona de Porto Alegre foi o máximo, o tempo estava lindo, a corrida organizada, o pessoal animado, foi tudo perfeito. Viajar para correr com os amigos é mesmo um grande programa, espero ir à várias outras corridas assim, de galera. Para quem não pode ir, faço aqui um pequeno relato dos dias 20, 21 e 22 de maio.

Na sexta-feira cada um foi à POA em seu vôo e seu horário. No aeroporto havia vans da organização que nos distribuía para os hotéis. Lá uns descansaram, outros chegaram mais tarde e dormiram, outros passearam. No sábado já tivemos um dia intenso de passeios, aproveitando a cidade. Fomos ao Mercado Municipal (ou é Central?), à praças belíssimas, almoçamos em um self-service delicioso, passeamos de barco pelo Guaíba, andamos pelo centro antigo que é super conservado e com tem os fios elétricos embutidos, demos muita risada juntos e de noite fomos ao jantar de massas da corrida.

Aliás, fica aqui o alerta: o jantar foi a maior “pegadinha” da organização. Nos indicaram porque no ano passado havia sido em um restaurante bacana, com show folclórico de gaúchos, divertido e animado, então resolvemos ir. Mas este ano era em um salão de buffet, a coisa mais sem graça, macarrão mole, quase sem molho, sem nenhum queijo ralado, salada básica sem um bom azeite, não tinha sobremesa nem café, enfim, um fiasco total. Caso ano que vem você vá a esta corrida, pule o jantar de massas oficial! O bom é que todos foram dormir cedo, preparação para a corrida.

E enfim chegou o domingo. A largada da maratona era às 7:30, Esmeire e Fernando iriam participar e Iuri iria de bicicleta para acompanhá-los, dar um suporte no que fosse necessário. Nós – Lu Nunes, Lu de Paula, Alécio e eu – faríamos o revezamento, iniciando às 8:30. O dia estava maravilhoso, prometendo um sol de rachar.

O local da largada, estacionamento de shopping, era bem propício para a corrida, com muito espaço para as barracas das assessorias, da organização, local isolado para as baias do revezamento, espaço para tudo. Alécio e Lu Nunes eram os primeiros das duplas, largaram com a multidão, claro que tocava “I got a feeling…”, foi bem emocionante. Após duas horas seria a vez de Lu de Paula e eu corrermos nossa parte. O percurso do revezamento era uma parte da maratona, mas de 10,5 km, que seriam percorridos duas vezes, um círculo por alguns bairros do sul de POA. Bacana, quase plano, com paisagem bem variada: avenidonas, ruas tranqüilas, casas grandes, casinhas caiçaras de beira rio, um pouco de tudo.

Nós, segundas das duplas, iniciamos lá pelas 10:30 hs. Eu corri a primeiro volta muito bem, com muita energia e bem estar. Na segunda, após o km 16 senti dores, mas não parei, segui em uma velocidade constante, a mesma do início ao fim, 6 e poucos minutos por quilômetro. Sentia que se mudasse minha perna travaria, fui como uma máquina em inércia, no final nem para os lados eu olhava para não distrair e travar. Se fossem 22 kms acho que eu não conseguiria, mas como eram 21… Foi muito bom!

No final havia uma tenda repleta de colchonetes e fisioterapeutas alongando todos os corredores. Uma delícia. Delícia também foi o churrasco que comemos após a prova. E o chopp? Todo mundo feliz.

Em suma, esta combinação de corrida com turismo, com amigos, com viagem é muito boa. Agradeço ao Iuri, ao Victor, aos colegas que não foram mas torceram por nós, aos que foram e curtiram juntos, a toda a boa vibração que envolveu o “passeio”. Que vontade de ir para Berlim!

(no meu blog conto os dias e corrida com detalhes: HTTP://luc-saldanha.blogspot.com)