Blog

13/11/2009

Maratona com chimarrão

Roteiros e viagens

Porto Alegre tem sido o destino de muitos corredores que pretendem correr uma maratona pela primeira vez ou melhor seu tempo em uma prova de longa distância. Com 26 edições já realizadas, desde 1983, a Maratona Internacional de Porto Alegre é conhecida por ter um percurso relativamente fácil, sem subidas de grande extensão, e também por acontecer no mês de maio, época em que o clima da cidade é ameno. Além de tudo, a capital do Rio Grande do Sul preserva paisagens que incentivam os corredores a concluir o percurso. Ou seja: a união de vários fatores positivos fazem com que a prova seja escolhida por aqueles que pretendem encarar uma prova que não seja das mais difíceis, mas que não deixa de ser desafiadora de qualquer maneira. Afinal, chegar ao final de uma maratona exige treino e dedicação por parte de qualquer atleta.

Este ano, a Maratona Internacional de Porto Alegre foi realizada no dia 24 de maio, mas a data para 2010 ainda não foi definida. A dica para quem quer participar é ficar de olho no site do Corpa (Clube dos Corredores de Porto Alegre), responsável pela prova. Além do percurso da Maratona, existem provas alternativas que acontecem no mesmo dia: a Corrida Rústica, de 10 quilômetros, e o Revezamento por quatro e oito participantes, em que cada atleta corre 5275 metros.

Mapa do percurso da 26ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre, em 2009 - Fonte: http://www.corpa.esp.br

Mapa do percurso da 26ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre, em 2009 - Fonte: http://www.corpa.esp.br

A escolha por qualquer uma das provas é uma chance de conhecer vários pontos da cidade de uma maneira especial. Normalmente, a largada acontece na Cidade Baixa, próximo ao Parque da Redenção (ou Farroupilha), uma das áreas mais arborizadas da cidade. Os participantes correm por trechos diferentes da cidade em alguns pontos, mas todos têm a oportunidade de passar pelas margens do Rio Guaíba, um dos mais bonitos cartões postais da cidade.

Depois de concluir a prova, os atletas podem aproveitar para conhecer a cidade e tomar um chimarrão, como todo bom gaúcho sempre faz.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leticia Martini
Leticia Martini
14 anos atrás

Muito legal a reportagem sobre a maratona e especificamente sobre a de PA! Meu irmão já fez a maratona lá, é bem legal, mas ele não estava tão bem preparado e sofreu pra caramba, mesmo asssim o que ele conta da prova é de arrepiar de tanta emoção! Fico viajando nestas oportunidades mas colocando meu pezinho no chão, não tenho como correr uma maratona ainda (apesar das 3 meias que fiz este ano), a distância é simplesmente o dobro, e estou no meu limite porque corro devagar… Vou entrar no site pra ver se tem jeito de fazer uma meia… Read more »

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.