Blog

01/06/2011

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D: PROTEJA-SE!

Nutrição

 

O que mais ouvimos atualmente em relação ao sol é: “Proteja-se dele”. Realmente devemos tomar muito cuidado com o sol naqueles horários de pico, porém, um novo fato muito importante vem surgindo no meio médico e científico. As pessoas cada vez mais estão apresentando deficiência de Vitamina D. Isso é preocupante, pois a Vitamina D apresenta várias funções importantes no nosso organismo: mantém níveis do cálcio no sangue e a saúde dos ossos, estimula o sistema imune e participa das funções musculares, cardíacas e neurológicas, além de estimular a secreção de insulina pelo pâncreas.

E qual a relação do sol com a deficiência de vitamina D? A exposição ao sol desencadeia a produção de vitamina D ativa na nossa pele e, pelo fato de as pessoas estarem menos expostas ao sol e usarem excesso de filtros solares, a deficiência da vitamina está cada vez mais comum. Poucos alimentos são considerados fontes de vitamina D, mas entre eles encontram-se a gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes como a cavala, o salmão e o arenque.  O óleo de fígado de bacalhau foi utilizado também para evitar o raquitismo, sendo hoje em dia facilmente substituível por suplementos contendo vitamina D.

Para os atletas a vitamina D é muito importante, não só para a saúde óssea, mas também para estimular o sistema imune e melhorar desempenho.

Estudo feito por Zhu K e col., em 2010, mostrou que mulheres idosas que apresentavam deficiencia de vitamina D e que ingeriram a vitamina em cápsula tiveram uma melhora da função e força muscular e mobilidade.

Investigadores alemães, em 1944, perceberam que atletas que receberam radiação UV duas vezes por semana mostraram um aumento no desempenho de 13% no ergômetro (bike) em contraste com os atletas que não receberam a radiação.

E agora? Tomar ou não tomar sol? Bom, na verdade devemos sim nos expor ao sol algumas vezes na semana para que tenhamos a produção de vitamina D ativa no nosso corpo, mas devemos ter cuidado com o excesso de sol, principalmente, nos  horários de pico. O equilíbrio é a base de tudo. Para aquelas pessoas que já apresentam a deficiência de vitamina D instalada existem suplementos alimentares em cápulas que ajudam a reverter esse quadro.

Se quiserem saber mais, procure as nutricionistas da UNICA – Gestão em Nutrição.

 

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ANNETTE LOURES
12 anos atrás

Ótimo artigo!
Atualmente o sol tem sido considerado pelos dermatologistas inimigo número 1 de nossa saúde! Um absurdo com aval médico.
É ótimo que vcs divulguem opiniões mais moderadas e equilibradas.
A virtude estará sempre no meio-termo!
Beijos e muitíssimo obrigada pela coluna ,
Annette

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.