Blog

07/09/2017

Tudo que você precisa saber sobre Trail Run

Coluna do treinador, Curiosidades, Trail Run

O estilo de corrida Trail Run tem crescido exponencialmente no gosto de corredores e ganhando cada vez mais adeptos em todo mundo. As corridas Trail Run são realizadas em locais que proporcionam um maior contato com a natureza, passando por trilhas, estradas de terra, costões e praias. A principal característica são os terrenos irregulares e cheios de subidas e descidas.

.

O nível de dificuldade é bem maior do que em corridas realizadas no asfalto, porém qualquer pessoa pode participar de corridas neste ambiente. Os cuidados que se devem ter passa pelo ritmo que será imposto no treino, o local onde será realizado, como se hidratar, quantas pessoas estarão com você no momento do treino e a distância até um lugar mais movimentado e urbanizado.

.

Algo que é comum nos treinos de Trail Run é a oscilação no ritmo. Isto ocorre devido ao percurso irregular em relação a altimetria e superfície. Por exemplo, trechos com subidas são mais lentos que trechos com descidas e trechos realizados em areia são mais lentos que trechos realizados em estrada de terra. Então, essa variação é normal.

.

Essencial para se competir em alto nível em prova off-road é a prática regular de fortalecimento muscular, sendo a musculação um meio de treinamento que auxilia muito nesta preparação. Realizando treinamento de força, o corredor estará mais preparado para suportar a variada carga mecânica e os altos impactos proporcionados por correr neste tipo de terreno. Além disso, com a musculatura em dia, o risco de lesões causadas pela corrida diminui consideravelmente.

.

Treinar e/ou competir nestas situações exige tênis e roupas adequadas e apropriadas. Os tênis para este tipo de terreno apresentam algumas travas em seu solado, o que garante uma maior aderência com o solo que pode ser muito escorregadio em certas situações. Mochilas e cintos de hidratação também são recomendados para a sua prática, pois, às vezes, não sabemos aonde teremos um ponto para nos hidratar ou socorrer, se for necessário.

.

É muito importante que você esteja corretamente equipado e que passe sempre protetor solar. Boné e óculos de sol também são importantes para longos treinos e competições, como uma ultramaratona. Planeje bem sua rota e estude o local por onde vai passar para que não seja surpreendido no meio do trecho. Celular, GPS e dinheiro são obrigatórios em um treino que você não conhece o percurso muito bem.

.

Algo característico dos praticantes de Trail Run é a solidariedade e companheirismo. Quem está lá sabe o grau de dificuldade que é correr nestas condições. Um pensamento mais ecológico também faz parte daqueles que se aventuram em meio a natureza.

.

O número de provas e eventos de Trail Run estão cada vez maior e muitos corredores, já cansados de competir nas tradicionais corridas de asfalto, começam a procurar novos desafios em meio a trilhas. Não fique de fora e venha se desafiar também!

.

.

Caso queira conhecer mais sobre o estilo de corridas Trail Run, procure a BHRace. Aqui temos treinadores que vão te orientar da melhor maneira para que você possa se aventurar no universo das corridas off-road.

..

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
JUÇARA JAQUELINE DE SOUZA
JUÇARA JAQUELINE DE SOUZA
4 anos atrás

Boa tarde! Depois de me aventurar por algumas trilhas nessas Minas Gerais, sinto que cada vez mais é essa a minha “praia”. Estou descobrindo que sou muito feliz assim! E pra completar ainda mais essa felicidade, lendo esse blog, descubro o quão precioso é treinar contigo, Gabriel, na BHRACE. Que confortável para mim, saber de todas as suas habilidades e competências, principalmente em se tratando de minhas amadas trilhas. Tô feliz por completo! Parabéns pelo texto bem redigido e rico com as informações, pela pessoa que é, e pelo profissional de respeito que já conheço. Sempre que possível, gostaria de… Read more »

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.