Blog

22/10/2010

CORRIDA DE MONTANHA

Coluna do treinador

 

Devo confessar que sou fã incondicional da corrida de montanha!

Não só pela excelente experiência que vivi no X-TERRA em Tiradentes último sábado, mas principalmente por gostar de trilhas, paisagens, montanhas e adversidades…

Correr uma prova com variação de piso, relevo, lama, saltos e obstáculos, sem dúvida faz toda a diferença. Você corre concentrado, atento no percurso e sempre curioso sobre o que te espera depois da próxima curva… Um barato!

Apesar desse meu fascínio, percebo que em Minas Gerais não existem muitas opções aos amantes da corrida “off-road”.

Em países como Argentina e Chile se vê corridas em grandes distâncias nas mais belas montanhas do nosso continente. Para quem não lembra, em maio desse ano disputei em Tandil, na Argentina, o que considero até então a prova de montanha mais bonita e desafiadora de toda minha vida.

Em São Paulo se vê um crescimento significativo desse perfil de corredores, mas nada comparado aos nossos “hermanos”.

Em BH temos o Desafio das Matas no Parque das Mangabeiras, que em 2010 realizou sua segunda edição! Apesar de muito dura, trata-se de uma prova bem organizada e que promete crescer nos próximos anos.

Temos, é claro, o X-TERRA, sempre em cidades vizinhas, como Ouro Preto (2009) e Tiradentes (2010) e que oferece uma estrutura maravilhosa que dispensa comentários.

Vale ressaltar que corrida de montanha é diferente de cross-country, que por sua vez é diferente da corrida de aventura!

Apesar das três modalidades citadas serem praticadas em meio a natureza, o cross-country (muito comum na Europa) é disputado em percursos curtos de até 2km onde os atletas ficam dando voltas seguidas até completar a distância determinada pela organização. Quase como um “Motocross”!

A corrida de aventura é praticada na maioria das vezes por equipes de duas ou mais pessoas em distância bem maiores, evolvendo outros esportes e conhecimentos como escalada, ciclismo e navegação. Uma única prova pode durar até 6 dias!

Já a corrida de montanha, nada mais é do que uma prova comum, realizadas em diferentes distâncias, terrenos e obrigatoriamente em ambientes naturais.

Enfim, deixo aqui meu apelo aos organizadores: Em um estado que possui um verdadeiro mar de montanhas, correr apenas na orla da Lagoa da Pampulha é de partir o coração…

Forte abraço

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Adriano G Coelho
Adriano G Coelho
13 anos atrás

Apoiado Brother!

Salve as Corridas de Montanha!

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás

Grande Adriano, fiel escudeiro das montanhas!

Êdo Lage
Êdo Lage
13 anos atrás

Fica aqui o meu convite para a BHRace organizar uma corrida nas montanhas do Turvo (Itabira). Podemos conseguir o apoio da Secretaria de Turismo do Itabira, do Hotel Boitempo e outros.

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás
Reply to  Êdo Lage

Boa Sr. Êdo! Sem dúvida um projeto e tanto.

Abraço

Iuri

Cláudio Reis Souza
Cláudio Reis Souza
13 anos atrás

Seria um show se um grupo dos verdinhos (e agregados) fosse na K42 da Patagônia. Uma meta para 2011?
Abraço.

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás

Opa, tá ai um boa meta pra 2011!!

Abraço

Iuri

José Virginio de Morais
13 anos atrás

Olá.

So corredor de montanha já a algum tempo, e por um a caso encontrei o seu depoimento, parabéns, pois aqui em sP eu defento as corridas de montanhas que ocorrem em nosso eixo, mas para isso se tornar maior precisamos de pessoas com vc.

Também sou técnico de corrida em especifico de corrida em montanhas, quando precisar de algo pode contar que seja assim o mesmo.

* Tricampeão do circuito brasileiro de corrida em montanha 2008/2009 e 2010.

Um forte abraço.

Virginio

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás

Olá Virginio,

que honra receber um comentário seu!
Realmente precisamo unir os amantes de corrida de montanha e promover o crescimento dessa modalidade.

Conte sempre com nosso apoio e espero conhecê-lo pessoalmente em breve.

Forte abraço

Iuri Lage

FABIO GALVAO BORGES
13 anos atrás

Salve,

Galera o Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha esta chegando a Minas Gerais com um circuito de 3 provas, todas longas acima de meia maratona, todas teram um percurso curto também para os que quiserem se iniciar nas corridas de montanha. as provas devem acontecer em extrema, conceicao do mato dentro (tabuleiro) e São João del rei. em breve divulgaremos as datas.

grande abraços, e parabéns pelo post.

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás

Opa!!! Quero ir…
Avise quando confirmar a data!

Forte abraço

Iuri

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.