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03/02/2010

Alimentos probióticos- indicações e benefícios para o corredor

Nutrição

Com o aumento das doenças causadas por uma má alimentação, como o diabetes, obesidades, as dislipidemias, houve um maior interesse  das pessoas em buscar alimentos que pudessem melhorar ou ajudar no controle destes transtornos. Neste processo os alimentos funcionais são excelentes opções.

Os alimentos funcionais são aqueles que além de oferecerem os nutrientes, possuem a propriedade de conceder benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doenças. Um grupo que tem se destacado entre os alimentos funcionais são os probióticos. Derivada do grego, a palavra significa pró-vida. São alimentos que contém microorganismos vivos que, quando ingeridos em determinada quantidade, apresentam efeito benéfico sobre a saúde e bem estar do hospedeiro, por estimular o crescimento e atividade de bactérias benéficas. Isso é importante, porque um desequilíbrio na microbiota intestinal interfere no aproveitamento de vitaminas e nutrientes, aumenta os problemas intestinais e o risco de cânceres.

Atletas precisam de uma alimentação equilibrada. Está comprovada a necessidade dos nutrientes na medida correta para atletas e o maior risco de lesão nos que fazem cardápios pobres. Os alimentos probióticos, por melhorarem o funcionamento do intestino, fazem com que o atleta tenha uma melhor absorção dos nutrientes, conferindo melhor biodisponibilidade dos mesmos.

Os probióticos possuem diversos benefícios como: atividade anticarcinogênica; agem melhorando quadros alérgicos alimentares e intolerância à lactose; auxiliam na redução do colesterol, melhoram o funcionamento intestinal, evitam a prisão de ventre,  fortalecem o sistema imunológico.  Isso retarda a fadiga e a falta de disposição comum em atletas que não seguem um plano alimentar específicos. A indústria dispõe de produtos ricos em probióticos como os leites fermentados e diversos tipos de iogurte. Além disto, os probióticos podem ser manipulados para consumo em sachê ou cápsulas.

O consumo destes alimentos deve ser associado a uma dieta equilibrada, pobre em gorduras saturadas e trans, rica em líquidos e em alimentos como frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, carnes brancas e magras.

Para o atleta, os alimentos ricos em probióticos são sempre indicados. Por melhorarem o sistema imune, esses alimentos ajudam o organismo na defesa contra os radicais livres também.

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Annette Loures
Annette Loures
10 anos atrás

Olá Mariana!
Muito obrigada por estar sempre acrescentando informações importantes e úteis para nós.
Estive de férias, em hotel, e algumas vezes não conseguia me alimentar de maneira saudável. Pude sentir no corpo como pratos pesados e cremosos podem atrapalhar totalmente um treino. A disposição cai , vc se cansa com mais facilidade e o treino não rende como deveria. Alimentar-se bem faz toda a diferença, não só para a saúde , mas também para os treinos!
Um grande abraço e muito obrigada pelo artigo.

ANNETTE LOURES
ANNETTE LOURES
10 anos atrás

Olá Mariana!
Muito obrigada por estar sempre acrescentando informações úteis e importantes para nós. Estive de férias e pude sentir no corpo a queda de rendimento nos treinos com a alimentação inadequada. A disposição cai , vc se senti cansado, o treino fica ” arrastado”. Alimentar-se corretamente é importante não só para a saúde , mas também para os treinos !
Muito obrigada pela orientação! Grande abraço.

Mariana Braga Neves
10 anos atrás
Reply to  ANNETTE LOURES

Olá Annette… após merecidas férias é hora de voltar ao treino com animação total. A alimentação funcional dá aquela energia extra. Abraço, Mariana

Leticia Martini
Leticia Martini
10 anos atrás

A idéia dos probióticos é ótima. Não custa nada incluir o leite fermentado na dieta, além de importante é também uma delícia.
Obrigada e beijão
Leticia

Mariana Braga Neves
10 anos atrás

Olá Letícia… obrigada pelo comentário. Você está certíssima… Leite e derivados não devem faltar na alimentação do corredor. O melhor de tudo é que são deliciosos..
Abraços,
Mariana

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