Blog

05/02/2010

Tendinopatia: Saiba o que é e como prevenir

Lesão

Correr é saudável, fácil e prazeroso. Entretanto, quem está começando no esporte ou ainda não tem o corpo totalmente adaptado ao esforço, deve tomar alguns cuidados para evitar o que pode ser considerado um dos piores pesadelos do atleta, seja ele amador ou profissional: a lesão. São diversas as patologias que frequentemente acometem os corredores, como bursite, distensão muscular, e as tendinopatias.

O termo tendinopatia se refere às lesões que acometem os tendões, estruturas compostas principalmente por colágeno, responsáveis por transmitir a força gerada pelo músculo para o osso.

A tendinopatia mais conhecida é a “tendinite”, que ocorre quando há ruptura parcial ou total do tendão, correspondendo há menor porção das tendinopatias. O tipo mais comum é as “tendinose”, que está relacionada ao envelhecimento, microtraumas, e comprometimento vascular.

As principais causas de tendinopatia na corrida são:

  • Redução da capacidade do tendão em suportar uma força compressiva
  • Desequilíbrio muscular
  • Baixa flexibilidade
  • Alterações biomecânicas como pronação excessiva, desalinhamento dos membros inferiores
  • Erro de treinamento (aumento indevido de volume, freqüência, intensidade)
  • Uso de calçados inadequados durante a prática esportiva.

 

O tratamento portanto, dependerá da causa. Geralmente é recomendado o uso de medidas fisioterápicas para redução da dor, trabalho de força muscular específico, correção da biomecânica. É importante que o atleta faça um repouso relativo, ou seja, realize apenas as atividades que não gere dor.

Para se prevenir da tendinopatia é importante que o atleta realize um trabalho muscular voltado para a corrida, utilize um tênis adequado (específico para sua pisada), aqueça antes das atividades, e não treine em excesso.

Siga essas dicas e CORRA das lesões!

 assinatura_gabi

* Excepcionalmente nesta sexta-feira, não postaremos a coluna do treinador Iuri Lage e sim a coluna da fisioterapeuta Gabriela Zanotti. Na próxima semana retomaremos nossa programação habitual. 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Regina Celia
Regina Celia
14 anos atrás

Oi Gabriela, valeu pelas dicas, mas escrevo-lhe para alertá-la que houve um pequeno mas importante errinho de ortografia na frase : utilize um tênis inadequado. Nao seria adequado???

Um abraco!!!

Regina Célia

lenise
lenise
12 anos atrás
Reply to  Regina Celia

Vejo que a colocação está corrida, pois ela informa o que tem causado essas lesoes, e nesse termo ela fala que o usao inedequado, é um dos motivos que justifica essas lesoes. Da sua parte, faltou atenção a leitura!
Bjos!

Len

lenise
lenise
12 anos atrás
Reply to  lenise

*CORRETA

gabriela
gabriela
12 anos atrás
Reply to  lenise

Bom dia Lenise, tudo joia? eu não entendi direito o que voce quis dizer. Críticas são sempre bem vindas. Concordo que as informações estão corridas. Se eu pudesse escreveria um livro falando sobre tendinopatia e ainda assim nao seria suficiente, pois trata-se de um assunto que envolve varios componentes, cada dia uma nova informação surge e cada um tem uma opinião própria. Este artigo foi escrito há quase 2 anos, logo, tem muito o que melhorar e acrescentar. O objetivo deste artigo foi apenas “clarear” as informações de forma que qualquer pessoa possa entender um pouco a respeito do assunto.… Read more »

Gabriela Zanotti
Gabriela Zanotti
14 anos atrás

Olá Regina tudo bem? Voce está certíssima, houve uma GRANDE erro que infelizmente eu não percebi… é de extrema importancia o uso de calçado ADEQUADO!!!
Obrigada e desculpe,
Gabriela

thainara
thainara
13 anos atrás

eu queria perguntar quais os principais sintomas da tendinopatia…..eu estou com essa ”doença”essa tendinopatia tem cura?

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás
Reply to  thainara

Olá Thainara,Tudo bem?
Passei os contatos da Gabriela via email!

Atenciosamente

Iuri

Gabriela Zanotti
13 anos atrás
Reply to  Blog BH Race

Ei Thainara, tudo joia? Os sintomas variam de pessoa para pessoa, e podem ser diferentes dependendo do local acometido. No geral, a dor é local (tem um ponto específico) e costuma melhorar após aquecimento. É comum a sensação de perda de força e muitas vezes a palpação do tendão gera desconforto. A tendinopatia tem cura sim! é importante que voce saiba que não existe um protocolo de tratamento. Cada caso é um, cada corpo responde de uma maneira única. A ausencia de dor não significa a cura, é preciso fazer um trabalho específico para a musculatura envolvida tanto para retornar… Read more »

eliane
eliane
13 anos atrás

ola adorei o blog sou da bahia estou no sexto semestri de fisioterapi: sempri tiro muitas duvida .

Gabriela
Gabriela
11 anos atrás
Reply to  eliane

Que bom que gostou eliane! Nao deixe de conferir sempre as novidades e qualquer duvida é so falar!! Abraços

Feira de Santana
Feira de Santana
11 anos atrás
Reply to  eliane

Eita: Semestre, sempre e Bahia( Estado deve ser escrito em maiúsculo).

Como é que vc vai escrever um laudo com este português?

Saudações feirenses!

Anônimo
Anônimo
8 anos atrás

Eita Feirpense!..A Gabi estar nos fornecendo conhecimentos sobre doenças articulaleres(ORTOPÉDICAS) e não aulas de PORTUGUÊS!..E neste vc não têm diploma,pq ela”GABI”,nunca cometeu erro didático.Apenas a nossa amiga(REGINA CÉLIA),não havia entedido o colóquio da Gibi q está correta.Mim desculpa!.. mas,gosto do justo.Veja bem,GABI explicou q As principais causas de “TENDINOPATIA”na corrida são:entre elas:”uso de calçados inadequados”…ADRI,RJ

claudia
claudia
13 anos atrás

Gabriela, estou com tendinopatia nos dedos da mão, alguns dedos travão, as vezes sinto as mãos inchadas, o que pode ter ocasionado? Consultei um médico talvez teria q fazer uma cirurgia mas estou com muito medo, o que vc me aconselha.

Gabriela Zanotti
13 anos atrás

Olá Cláudia, tudo bem? Pra eu te falar com maior precisão a causa da sua dor, o ideal é que voce me contasse com maior detalhe sobre sua vida (idade, profissão, rotina, atividades e por aí vai…). A tendinopatia na mão muitas vezes está relacionada com atividades que demandam movimentos repetitivos que acabam sobregarregando o tendão. Um bom exemplo é quem passa muitas horas no computador! Dentro deste contexto, o que eu aconselho é que voce faça um repouso relativo, ou seja, evite as atividades e movimentos que causam ou amentam a sua dor. Seria interessante também voce procurar algum… Read more »

adriana
adriana
13 anos atrás

ola grabiela
por favor o meu ultrassom acusou tendinopatia VI tunel nos punhos doi bastante a fisio resolve só no momento sou caixa de banco digito mas de 08 a 07 horas diarias e fora o movimento de contar cedulas isso pode piorar???????

Gabriela
13 anos atrás
Reply to  adriana

Adriana, tudo bem? No seu caso, a inflamação cronica que ocorre nos tendões flexores dos dedos muitas vezes provoca uma compressão do nervo mediano que fica na região do punho, gerando dor, formigamento ou queimação… Seguindo a mesma lógica dos comentários anteriores,todas as situações de uso contínuo e excessivo dos músculos (tendões) flexores dos dedos (no seu caso), podem originar ou até piorar a compressão deste nervo no punho. Logo, é importante que voce tenha alguns períodos de pausa no seu trabalho ou até mesmo evite os movimentos que causem dor (eu sei que na prática isto é muito difícil).… Read more »

GIVALDO FERREIRA LIMA
GIVALDO FERREIRA LIMA
13 anos atrás

EU gostária de saber,se no meu caso de TENDINOPATIA, haverá cura,sabendo se que sou professor e exercito atividades escrevendo no QUADRO NEGRO, muito obrigado pela atencão.

Gabriela
13 anos atrás

Boa tarde Givaldo, Como ja disse em outros posts, é muito dificil só pela história avaliar se tem cura ou não. Cada um responde de uma forma. Pode ser que voce faça a reabilitação e melhore em 1 mês, ou em 1 ano. Não tem como saber!Só no dia a dia mesmo, a medida em que seu corpo for respondendo, é possível uma análise melhor. Voce ja se submeteu a algum tratamento fisioterápico??? O mais importante a fazer é tentar identificar o fator causal do seu quadro que, provavelmente está relacionado a movimentos repetitivos. Uma boa alternativa seria o uso… Read more »

marli rocha dos santos crulhe
marli rocha dos santos crulhe
13 anos atrás

OLA, ESTOU COM TENDINOPATIA NO OMBRO ESQUERDO,QUAL SERIA O MELHOR TRATAMENTO PARA MIN , OBRIGADA ABRAÇOS.

Gabriela
13 anos atrás

Marli,

O foco do tratamento da tendinopatia está relacionado com a causa. Não existe um protocolo ideal. É bastante importante que voce suspenda as atividades que causem incômodo, e realize um trabalho específico para o alívio da dor (caso esteja presente), reforço muscular de toda a musculatura relacionada com o ombro, e correções biomecânicas da região. Logo, é extremamente importante a avaliação e acompanhamento de um fisioterapeuta que seja capaz de identificar todas essas questões.
Abraços,
Gabriela

Claudia Caxias
Claudia Caxias
13 anos atrás

Olá, fiz uma ressonância dos joelhos e deu o seguinte resiltado: Artropatia degenerativa leve fêmoro-tibial caracterizada por diminutas formações ósteo-hipertróficas e afilamento/irregularidade da cartilagem de revestimento nos bordos ósseos apostos, notadamente no côndito femoral medial. Afilamento difuso/irregularidade da cartilagem de revestimento do vértice/faceta medial da patela e dos aspectos central/medial da tróclea femoral, com aspecto de diminuto osteófito central associado nesta topografia. Alteração na intensidade de sinal-substancial do restante das cartilagens de revestimento patelar e troclear. Diminuta formação cística intra-ligamentar localizada junto a origem do ligamento colateral medial (bursa adventicia) Tendinopatia justa-insercional leve do quadriciptal e junto a origem da… Read more »

Patricia Santos
Patricia Santos
13 anos atrás

Sou Patricia, boa noite Gabriela! Sou portador de fibromialgia+ ler e tendinopatia crônica, sou operadora de caixa há 1ano e 8 meses. Sinto dores insuportavéis muita das vezes. Bati uma ultra-son dos ombros que acusou tenossenivite e atinge o nervo do meu pescoço como se eu estivesse com torcicólogo. Qual o melhor tratamento p/ isso e se tem cura? Obrigada

Gustavo Braga
13 anos atrás

Boa tarde Patrícia, a gabriela está de férias e estou respondendo para ela OK ! A tenossinovite, é uma inflamação da bainha mais externa do nervo, isto acontece por movimentos repetitivos e por longo período de trabalho na mesma posição. Este quadro, associado a fibromialgia, somatiza e muito os sintomas ! Para a tenossinovite, temos que acabar primeiro com a dor para depois tratar as causas. Procure um médico para que ele receite um antiinflamatório e faça compressas de água quente na região do pescoço ( toalha com água quente ) por 20 minutos. Faça alongamentos leves da musculatura do… Read more »

Luiz Carlos Santos
Luiz Carlos Santos
13 anos atrás

Gabriela, boa noite! Tenho 36 anos e resolvi mudar meu estilo de vida e comecei a praticar musculação e corrida. Em menos de 4 meses sai da inércia para corridas de 6 a 8k. Recentemente estava treinando 9 e meu próximo passo era chegar a 10k na rua. Passei de 112 para 102kg. O problema é que eu vinha sentindo de fortes dores no tendão de aquiles. Desconfiava de ácido úrico e, por isso, sempre tomava anti-inflamatórios e a dor passava…recentemente consultei meu ortopedista e ele tirou uma radiografia e pediu uma ressonância magnetica. Constatou tendinopatia. Tomei uma injeção e… Read more »

Gustavo Braga
13 anos atrás

Olá Luiz, meu nome é Gustavo, trabalho com a Gabriela e vou responder a sua pergunta, a Gabriela está em uma viagem ! Primeiro de tudo, fique tranquilo, que você voltará a correr em breve ! Lesão crônica de tendão ( hoje você ja não possui uma TENDINITE e sim uma TENDINOSE !! ) muitas vezes são chatas de se tratar ! Quando falamos de lesão, sempre temos que lembrar de que N fatores contribuem. Desta forma, temos: Força, Estabilidade, Rigidez Muscular, Balanceamento Muscular, Peso Corporal, Tipo de Calçado, Volume X Intensidade, etc…. Enfim, vários fatores que somados, levarão a… Read more »

cristina
cristina
13 anos atrás

Oi. Boa tarde.
Fiz um ultrasson dos punhos e a conclusão foi: tendinopatia no 2 tunel á direita e tendinopatia do 4 tunel á direita, o médico que fez o exame disse que estava imflamado. Faço movimentos repetitivos de 8 á 10 horas por dia. O que é isso . Tem cura. Tratamento resolve?
Obrigada.

Gustavo Braga
13 anos atrás
Reply to  cristina

Olá cristina, meu nome é Gustavo e trabalho com a Gabriela, ela encontra-se em uma viagem e responderei para ela !

Primeiro de tudo, tem cura sim, fique tranquila. Possivelmente está com a Síndrome do Túnel do Carpo, que é muito comum em pessoas que realizam movimentos repetitivos.

Faca compressas de gelo por 20 minutos, 2 a 3x ao dia ! Procure um fisioterapeuta para que ele possa trabalhar os desbalanceamentos, aliviar a sua dor e principalmente para aprender os exercícios para que possa fazer sempre em casa.

Qualquer dúvida entre em contato: contato@clinicamoove.com.br

Rubenilson
Rubenilson
13 anos atrás

dotora eu tenho tendinopatia no meu ombró e eu pefúro solo para petrobas eu tenho que permaneçer nessa fução dotora e essa doença tem cura dotora

Gabriela Zanotti
13 anos atrás

Olá Rubenilson, Pode ficar tranquilo que tem cura sim! O sucesso do tratamento vai depender de diversos fatores. Voce está sentindo dores? A dor é sinal de stress. Se durante o trabalho estiver sentindo muito incomodo, por mais disícil que seja, é importante dar uma pausa para que sua musculatura tenha um tempo de “descanso”. O uso de gelo por 20 minutos ajuda a aliviar os sintomas. Evite fazer movimentos com o ombro que ultrapassem a cabeça, pois isso predispõe ao desenvolvimento de lesão . O ideal é voce procurar um fisioterapeuta e fazer um trabalho muscular específico para o… Read more »

Edgar Luiz
Edgar Luiz
13 anos atrás

Bom dia. Tenho tendinopatia no ombro esquerdo. Isto significa o fim da musculação, não é?

Gabriela Zanotti
13 anos atrás
Reply to  Edgar Luiz

Boa tarde Edgar,

Para voce entender melhor, o termo “tendinopatia” pode se referir a diversas condições dolorosas que acometem os tendões, e, frequentemente, ocorre devido a algum tipo de sobrecarga.
Esta sobrecarga pode ser devido a vários fatores, dentre eles o desequilíbrio muscular. Logo, a musuculação é indicada sim! Voce deve ter o cuidado com movimentos repetitivos e /ou excessivos e não deve fazer nada que aumente sua dor.
O ideal é que voce faça os exercícios acompanhado de um fisioterapeuta.

qualquer dúvida: contato@clinicamoove.com.br

Madalena
Madalena
13 anos atrás

Olá sou professora há quase 15 anos. Atualmente tenho 350 horas distribuídas na rede municipal e estadual.
Sinto muita dor no ombro, no pescoço e até na cabeça. Fiz uma ressonância e acusou tendinopatia moderada. Gostaria de saber a gravidade da situação uma vez que li que existem: a leve, a moderada e a grave.

Gustavo Braga
12 anos atrás
Reply to  Madalena

Olá Madalena !! O Grau da tendinopatia depende e muito dos sintomas e restrições do movimento, fale um pouco mais sobre a sua dor, está com restrição do movimento ( consegue elevar o braço em 180 graus ? Sente dores em quais movimentos, etc… ) Como experiência, professores tendem a ter muitas causas para dores em região de cervical e pescoço, que vão além da tendinopatia. Tensões do nervo, desbalanceamento da musculatura das costas, tensão muscular, são as causas mais frequentes de dores em professores. Ex. quando você escreve no quadro com o braço sempre acima da cabeça, um complexo… Read more »

Taís Caldas Balta
Taís Caldas Balta
12 anos atrás

Haw!Dra Gabriela estou com uma grande duvida, espero que possa me ajudar. Tenho 27 anos, sou biologa,e tenho um “caroco”no calcaneo direito. Ontem fui ao ortopedista e ele me pediu para fazer um raio x e um ultrassom do meu pé. Fiz e retornei. Ele me disse que meu esporao calcaneo nao estava calcificado, por sorte! Que tinha que fazer 10 sessoes se fisio, aplicar uma ampola de diprosan e tomar scaflan. Nao sou medica, apenas estou um pouco confusa se seria possivel me recuperar com apenas esse tratamento. Minha duvida vem do fato de que eu tenho isso ha… Read more »

Taís Caldas Balta
Taís Caldas Balta
12 anos atrás

Ah! Gabriela, esqueci de dizer que meu quadro foi diagnosticado como tendinopatia no tendao de aquiles.
Obrigada, uma vez mais.

Gabriela Zanotti
12 anos atrás

Bom dia Taís, Eu acho que no seu caso a fisioterapia trará ótimos resultados!! Voce foi atleta de qual modalidade?? Como estava seu treino da caminhada? Voce corre ou só caminha? A grande parte das lesões na corrida estão relacionadas ao erro de treinamento, por isso a importância do acompanhamento de um treinador. Com relação ao tratamento, o número de sessões que voce fará vai depender da resposta do seu corpo. Cada um é um. Não da para prever quantas vezes. O seu quadro álgico, pelo que voce contou está intenso. Neste caso, a fisioterapia dispõe de diversas modalidades para… Read more »

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Olá!

Bem…há uns dois meses atrás tive uma tendinite que só afetava meu dedo médio esquerdo. Fiz ultrassonografia, fisioterapia e aparentemente meu problema estava resolvido. Só que essa semana as dores voltaram.

Trabalho com Informática e essas “dores” me incomodam muito. Também toco guitarra, então imaginem o desânimo que é ter tendinite justo no dedo. 🙁

Vou voltar ao médico, mas gostaria de saber o que eu poderia fazer em casa pra amenizar essa “dor” (coloco entre aspas porque não é uma dor realmente, é mais um incomodo).

Obrigado, tudo de bom e até mais.

gabriela
gabriela
12 anos atrás

Boa tarde Daniel,

Pelo que voce me contou, boas opções para aliviar o seu incomodo, seria a realização de exercícios de alongamento e fortalecimento para a musculatura dos dedos e punho(que provavelmente voce conhece, já que fez fisioterapia) com ênfase na fase excentrico do movimento. O uso de bandagens tem ótimos resultados no alívio da “dor”.
é importante que voce observe o posicionamento da mão durante a digitação.

Abraços,
Gabriela

Alex Martins
Alex Martins
12 anos atrás

Boa tarde Gabriela!

Estou com tendinopatia insercional dos adutores longo e curto,no meu caso já sei que foi escesso de jogo, 3x por semana e mais academia(condicionamento fisisco com showbol), já estou parado a 40 dias, fazendo fisioterapia, gostaria de saber se apenas com a fisio vou melhorar e quanto tempo aproximadamente e se realmente tem cura?

Abraços,

Alex

Gabriela Zanotti
12 anos atrás
Reply to  Alex Martins

Ei Alex, tudo bem?
O principal fator lesional voce já tirou, que é a sobrecarga devido treino excessivo. Agora é focar nos exercícios. Com certeza, uma fisioterapia bem feita e bem específica para a sua atividade trará ótimos resultados. Infelizmente não posso prever o tempo de tratamento pois isso varia muito de acordo com a resposta do seu corpo ao tratamento, e o tipo de terapia que voce está recebendo.
De notícias da sua dor depois.
Abraços e boa sorte

Sandra S Rosa
Sandra S Rosa
12 anos atrás

Fiz uma cirurgia de ligamento há 5 anos, agora estou com tendinopatia e extensa lesão na cartilagem articular do cÔndilo femoral medial , deformidade do menisco medial e pregas sinoviais espessadas!!
Será que poderei voltar a jogar tenis?? tenho 50 anos!!

Abraços

Sandra

Gabriela Zanotti
12 anos atrás
Reply to  Sandra S Rosa

Boa tarde Sandra,
que tipo de cirurgia foi a sua? Como foi sua rebilitação no pós operatório? Desde a cirurgia voce nunca mais jogou tênis? Está fazendo alguma atividade? Todos esses fatores são de extrema importância para que eu possa opinar sobre seu caso. Aguardo mais informações sobre seu caso e inclusive sobre sua dor (caso apresente). Abraços

carla viana
carla viana
12 anos atrás

Olá Sou Carla e meu marido fez uma RM do joelho que diagnosticou:
– rotura do corno posterior associada a cisto parameniscal
– alteração degenerativa do corno posterior do menisco medial
– discreto edema fibrilar no ligamento cruzado anterior podendo apresentar lesão intersticial
– tendinopatia patelat justa-insercional distal incipiente
– derrame articular
Ele é motorista de ônibus, não faz atividade física e tem 39 anos.
Pode me esclarer se é grave e o que já pode ser feito até ele retornar ao médico?

Gabriela Zanotti
12 anos atrás
Reply to  carla viana

Olá Carla,
Como começou a dor do seu marido? Ele sofreu algum trauma ou pratica alguma atividade? Como está o joelho dele, apresenta algum inchaço? Ele está sentindo dor? Usou ou usa algum medicamento para esse caso? Todos esses fatores são importantes para que eu possa te orientar melhor. Aguardo retorno. Abraços

Alex Martins
Alex Martins
12 anos atrás

Bom dia Gabriela!

Primeiramente obrigado pelo retorno.
Estou fazendo pilates, a fisio já encerrei, me sinto bem melhor, tbem já retornei com os exercicios, logico com uma carga ainda menor, sabendo que de agora em diante, irei fazer bem menos exercicios e optar só por alugns dias da semana para jogar. apenas sinto ainda um leve e pequeno desconforto na região da virilha. Novamente obrigado e parabéns pelo blog.
Abraços e sucesso!
Alex.

Gabriela Zanotti
12 anos atrás
Reply to  Alex Martins

Olá Alex! Que bom que está tudo dando certo.Agora é ir no limite da sua dor e lembrar SEMPRE que o esporte e a musculação caminham juntos! Sucesso pra voce e obrigada por nos acompanhar. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraços

Roberto Neto
Roberto Neto
12 anos atrás

Ola Gabiela, Sou Roberto e pratico esportes, especialmente corrida há muitos anos . No ano passado participei de minha primeira maratona e iniciei no Triathlon. Esse ano, buscando um desafio maior me inscrevi no Ironman do mexico que vai acontecer no final desse ano. Nunca tive problemas com lesoes nos treinos , mas recentemente, comecei a sentir umas dores no calcanhar direito apos as corridas. No dia seguinte à corrida pela manha as dores eram intensas no calcanhar direito mas iam diminuindo ao longo do dia, o que de fato nao chegava nem a incomadar depois, apenas se eu voltasse… Read more »

Gabriela Zanotti
12 anos atrás
Reply to  Roberto Neto

Olá Roberto, tudo bem? Que bacana que está treinando pro Iron. Eu acompanhei a prova esse ano em Floripa (que por sinal foi sensacional) e treino muitos triatletas. O treino pro Iron é muito puxado, requer muita disciplina e vai no limite do corpo mesmo. No seu caso é muito necessário e trará ótimos resultados um treino muscular específico, justamente pra evitar que outras lesões ocorram. Eu recomendo para esse caso que voce me contou, exercícios excentricos de panturrilha diários, que voce dê uma olhada no seu tênis, se está ideal pra voce, observe se a corrida está influenciando na… Read more »

Mara Rosane Machado
Mara Rosane Machado
12 anos atrás

Bom Dia Gabriela Sou Mara tenho 52 anos trabalho como funcionária publica. Exercia a função de merendeira e servente durante seis anos, comecei apresentar um problema de coluna devido ao movimento repetitivo consultei a ortopedista que solicitou RX onde acusou vários problemas e comecei tratamento com medicamentos e sessões de fisioterapia diminuiram as dores,e por ordens médicas fui remanejada para outro cetor para evitar os movimentos repetitivos,hoje trabalho como recepcionista/telefonista mas em dezembro comecei a sentir uma forte dor no cotovelo esquerdo voltei a ortopedista com quem me trato, a mesma solicitou uma ultrasom do cotovelo, o resultado foiu,Tendinopatia calcica… Read more »

Gabriela Zanotti
12 anos atrás

Boa tarde Mara, O ideal é voce fazer mais sessões de fisioterapia. Voce fica muito no computador? O número de sessões que voce precisa quem determina é o seu corpo. Sinceramente, eu acho 10 sessões pouco. O foco da fisioterapia no primeiro instante deve ser o alívio da sua dor, que pelo visto está bastante intensa. Tente evitar carregar peso pelo menos agora no início e, assim que estiver apta, inicie o trabalho de reforço muscular tanto da musculatura do braço, como também da musculatura das costas, que interfere bastante nessa articulação. A imobilização pode até aliviar sua dor, mas… Read more »

EDILEUSA LOPES
EDILEUSA LOPES
12 anos atrás

Gabriela sou Edileusa e trabalho há 11 anos como camareira, a mais ou menos um ano venho sentindo muitas dores nos meus polegares como se fosse uma enflamação já fiz ultrasom e o medico falou que erra tendinopatia já fiz ate uma filtração e uma dos lados más não obtive melhora o que você me diz.O que devo fazer não queria deixar de trabalhar na minha função desde já muito obrigada.

Gabriela Zanotti
12 anos atrás
Reply to  EDILEUSA LOPES

Edileusa,
Voce chegou a fazer algum tipo de fisioterapia? Procure um especialista que possa avaliar seu quadro e te orientar sobre a terapia ideal. De repente, ele pode indicar o uso de algum tipo de órtese pra voce usar durante o trabalho de forma que alivie a dor.
abraços

Edileusa
Edileusa
12 anos atrás

Boa tarde,
Muito obrigada pelas dicas, mas na minha cidade não tem ortopedista.

maria
12 anos atrás

ola1 sou maria machado! tudo bem? senti dores no quadril direito que nao me deixava dormi sobre o lado! fiz ultra som e deu taendinopatia! ainda nao levei no medico ! só daqui a um mes! quero saber o que é e a causa! por favor! tenho 61 anos professora aposentada pratico musculaçao 2x por semana e ginastica pra maturidade 3x! popsso continuar com meus exercicios? eu adoro a academia e faço tudo com orintaçao do prof! tambem caminho na rua quando o tempo ajuda1 obrigada!

tendinopatia coxa posterior esquerda e gluteo
tendinopatia coxa posterior esquerda e gluteo
12 anos atrás

tenho tendinopatia na perna esquerda superior e gluteo. somente antiinflamatorio resolve ou tem q ser feito outro procedimento?
pratico futvolei na praia.
devo repousar 100% ou há outra atividade p ajudar?
obrigado.
ronaldo mendes

tendinopatia coxa posterior esquerda e gluteo
tendinopatia coxa posterior esquerda e gluteo
12 anos atrás

tenho tendinopatia na perna esquerda superior e gluteo. somente antiinflamatorio resolve ou tem q ser feito outro procedimento?
pratico futvolei na praia.
devo repousar 100% ou há outra atividade p ajudar?
percebi q quando faço aquecimento antes das atividades não sinto dores no decorrer, mas caso contrário a dor se torna insuportável.
obrigado.
ronaldo mendes

Gabriela
12 anos atrás

Boa tarde Ronaldo, O Antiinflamatório voce está pretendendo tomar por conta propria ou foi indicaçao de algum profissional? Na minha opiniao, o fato de voce praticar esporte e estar com 2 tendões comprometidos é sinal de que alguma coisa nao esta funcionando bem, concorda? O antiinflamatório vai te ajudar no alivio dos sintomas, mas a causa do problema provavelmente vai persistir e pode ser que depois voce lesione novamente. Sendo assim, o ideal seria voce procurar um bom profissional capaz de avaliar como está o seu treino, como está sua forca muscular, flexibilidade, biomecanica do movimento. Com esses dados em… Read more »

tendinopatia coxa posterior esquerda e gluteo
tendinopatia coxa posterior esquerda e gluteo
12 anos atrás

tenho 36 anos e 73kg.
obrigado
ronaldo mendes

Ivan Peroro Alves dos Santos
Ivan Peroro Alves dos Santos
12 anos atrás

tenho tendinopatia do supra espinhal nos dois ombros e sinto muitas dores ao fazer qualquer esforço fisico e estou a01 ano e treis meses afastado do trabalho .sou operador de máquinas ( empilhadeira,retroescavadeira,pá carregadeira e motorista de caminhão .

Gabriela Zanotti
12 anos atrás

Ivan, tudo bem? O seu trabalho exige muito do seu ombro.Movimentos repetitivos constituem uma das principais causas de tendinopatia. Com certeza voce precisa de um fortalecimento da região do ombro e cintura escapular. Procure um profissional que possa te indicar exercícios específicos para voce.
Abraços

Anderson
Anderson
12 anos atrás

Boa tarde fiz uma RM recentemente e acusou isto ” – Tendinopatia do supraespinhal, com pequeno foco de lesão parcial na superfície
articular do terço médio desse tendão, em associação a discreta irregularidade da cabeça umeral
adjacente, com diminuto cisto e discretos edemas subcondrais associados.
Gostaria de saber o que significa,pois o médico que me consultou falou que eu estava curado,e já venho a 10 meses de dor decorrente de uma fratura que já consolidou!!

Gabriela
12 anos atrás
Reply to  Anderson

Olá Anderson,
Se voce ainda sente dor e a RM acusa uma tendinopatia, então voce deve procurar um tratamento. Sugiro que procure um fisioterapeuta, pra avaliar qual a conduta ideal, principalmente porque voce já está há bastante tempo com dores. Voce usa muito a articulaçao do ombro? qual a sua profissão? Voce teve que tipo de fratura? Fez alguma reabilitaçao?
As outras alterações apresentadas provavelmente estão relacionadas a fratura que voce teve, não se preocupe!
abraços

Anderson
Anderson
12 anos atrás
Reply to  Gabriela

Desculpe a demora pra responder !!! Sou técnico em refrigeração,e minha função exige bastante o uso das articulações. Atualmente trabalhando pela marinha…onde me encontro afastado a mais de 1 ano,pois continuo com dores,e foram duas fratura na cabeça do úmero. Fiz varias seções de fisioterapia mais a dor ainda me incomoda bastante !!!

celia
celia
12 anos atrás

Ola Gabriela,meu exame de usg de que estou comTendinopatia do extensor e flexor comum,sinto muitas dores no cutuvelo ,minhas mãos formigão muito durante a noite,e inchão com facilidade,tem cura?

Patrícia
Patrícia
12 anos atrás

estou com tendinopatia associada a peritendinite no glúteo mínimo. Gostaria de saber o que realmente é isso, tem que ter repouso??

Gabriela
12 anos atrás

Olá Patrícia, O que significa é que além da tendinopatia no tendao do músculo glúteo mínimo, voce também está com inflamaçao do paratendao, que nada mais é do que o tecido responsável pela proteçao e nutriçao do tendao. Para saber qual melhor tratamento no seu caso, é necessário que voce procure um profissional que possa te avaliar e sugerir uma conduta específica. Em alguns casos anti-inflamatórios sao indicados. Com relaçao às atividades, voce deve fazer um repouso relativo. Ou seja, fazer apenas o que não provoca dor ou incomodo na região. Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida é só entrar… Read more »

Katia de Paula
Katia de Paula
12 anos atrás

Olá, boa noite. Meu nome é Katia, a uma semana tenho fortes dores no joelho esquerdo. Fui ao hospital, o médico imobilizou e me pediu uma ressonancia.
Resultado deste exame foi o seguinte:
Proeminente meniscose medial posterior.
Discreta condropatia patelar.
Cisto poplíteo de Baker.
Tendinopatia patelar insercional tibial.
Gostaria de um esclarecimento sobre esse diagnostico e qual o melhor tratamento?
Agradeço sua atenção.

shirley cristina de Barros Bezerrasss

oi Gabriela ,eu fis uma ultrasonografia que na conclusao dis que tenho sinais de tendinopatia do tendao do supraespinhal,associada a calcificacoes distroficas ,oque significa isto mim esclarece por favor sinto muitas dores no ombro. shirley

silvana
silvana
12 anos atrás

ola me chamo silvana , sinto dores nos braços o q doi mais e o esquerdo tenho sofridomuito c isso ‘n posso mais varrer uma casa ou passar o pano co e de costume , fiz exames de ultra sonografia doos ombros, o resultado, foi ,observando-se padráo ecoxtetural difusamente heterogeneo bilateralmente. tendinopatia, obg

gabriela
gabriela
12 anos atrás
Reply to  silvana

Olá Silvana,
Infelizmente apenas com a descriçao deste resultado observado é impossível orientar algo. É necessário que voce faça uma avaliaçao mais específica com o objetivo de avaliar qual ou quais músculos estao comprometidos, afim de se fazer uma reabilitaçao individualizada. Contudo, evite fazer os movimentos que te causam dor.
abraços

gabi
gabi
12 anos atrás

Olá Gabriela,
Toda vez que faço exercício de musculação, principalmente cadeira extensosa, agachamento e leg press, volto da academia sentido uma dor no joelho direito… fiz uma ressonância no joelho e deu que eu tenho tendinopatia insercional incipiente.. você sabe me dizer o que é isso??
Obrigada

Gabriela Zanotti
12 anos atrás
Reply to  gabi

Ei Gabi,

Provavelmente voce está com uma tendinopatia do do tendão patelar. Evite os exercícios que te causam dor. Existem milhões de outros exercícios que podem sustiruir esses que voce faz. Outra opção é diminuir a carga do exercício e verificar se os sintomas alteram. Nõa é necessário e nem indicado que voce pare com o fortalecimento. Apenas ajuste o exercício de acordo com a sua dor.
Abraços

ivan gomes
ivan gomes
12 anos atrás

tendiopatia com suptura intrasubstancial, fiz cirurgia ligamento do tendão de aquiles…vou sentir dor???

Gabriela Zanotti
12 anos atrás
Reply to  ivan gomes

Olá Ivan, infelizmente essa é uma pergunta que varia muito de cada indivíduo e de como o seu corpo vai reagir no pós operatório. é comum sentir fisgadas, ou até mesmo dores nas primeiras semanas de reabilitação, quando voce começa a movimentar mais. O ideal é voce fazer a reabilitação com um fisioterapeuta, pois, caso a dor te incomode existem varias técnicas para inibi-la. Bos sorte

Cleonice Maria dos Santos Matos de Assis
Cleonice Maria dos Santos Matos de Assis
12 anos atrás

Faço pilates há 5 anos e agora me apareceu uma tendinopatia calcária em tendão subescapular. Vou consultar com
médico especialista em ombro mas, gostaria de saber se só com pilates consigo resolver este problema.

Gabriela Zanotti
12 anos atrás

Boa tarde Cleonice,
O ideal é que voce faça o pilates com um fisioterapeuta de forma que, caso haja necessidade, ela saiba utilizar de outras técnicas disponíveis para tratá-la. O pilates vai ajudar no fortalecimento do músculo acometido, no equilíbrio musculoesquelético da região da cintura escapular e ombro, melhora da postura, consciencia de movimento. Logo, se voce já está acostumada com a atividade e está bem amparada por um profissional qualificado, o pilates pode sim ser uma boa alternativa para voce.
Abraços

rita de cassia r.l.
rita de cassia r.l.
12 anos atrás

Olá, boa tarde Gabriela? eu gostaria de saber,o que é tendinopatia crônica incipiente..desde já agradeço.

Gabriela Zanotti
12 anos atrás

Boa tarde Rita,
Conforme explicado no post acima, o termo tendinopatia engloba as lesões que acometem os tendões. Pode ser usado para se referir a lesões agudas ( traumáticas súbitas e intensas que ocorrem imediatamente ou dentro de algumas horas) ou cronicas (se desenvolvem lentamente), que é o seu caso.Essa diferença é importante pois é ela que vai determinar qual o tratamento mais indicado.
abraços

michele leoni da silva
michele leoni da silva
12 anos atrás

Boa tarde ,Gabriela! meu nome é michele, já fazem alguns dias que meu pé inchou e eu não consigo pisar direito,então fui ao médico fiz um ultrassom e foi detectado uma tendinopatia, porém fiquei com dúvidas quanto ao diagnóstico pois não faço caminhada,não uso salto alto. Quero ressaltar que não sinto dor, só não consigo pisar normalmente. Será mesmo tendinopatia? Abraços Michele

Gabriela Zanotti
12 anos atrás

Bom dia Michele, estive fora uns dias e só agora vi seu post. Como esta a situação atual do seu pé? Ainda doi? Pra eu responder com firmeza sua pergunta, eu tinha que ver o seu pé. Na dúvida procure opinião de um outro especialista. Voce chegou a cair ou o pé enchou sem nenhum motivo especifico?
abraços

michele leoni da silva
michele leoni da silva
12 anos atrás

olá, Gabriela só agora tive tempo de ler sua resposta. Quanto ao meu pé não sinto dores e não cai, simplesmente o pé as vezes encha e quando fico muito tempo parada e quando me levanto de manhã não consigo pisar direito.A lesão é no dedo médio direito. E não consigo movimentar os dedos direito. Se possível gostaria que voce me respondesse se eu corro o risco de ter a ruptura dos tendões e o que isso implica? Obrigada pela atenção, abraços Michele.

Virgulino
12 anos atrás

Gabriela eu tenho esta doença no ombro direito só que a minha estar muito avançada, tenho 46 anos nossa é um dor insuportável, vou sempre ao médico na maioria das vezes tomar algumas injeções é com que dar um alivio, mais logo volta de novo. O médio falou que eu tenho Tendinopatia supra espinhal e
Artrose acrômio clavicular, tomo medicamento anti-inflamatórios constantes mais dói muito. Já não tenho força no braço como antes. Será que esta doença mesmo avançada tem cura? Abraços Maria de Lourdes

Gabriela Zanotti
12 anos atrás
Reply to  Virgulino

Olá Maria de Lourdes,
Voce está fazendo reabilitação ou algum tipo de exercício para o ombro? Qual a sua profissão? Em casos mais avançados, existem algumas indicações cirúrgicas para o ombro, por isso a importancia de procurar um especialista. Se voce estiver em Belo Horizonte posso te indicar um médico excelente para avaliar sua situação.
Abraços

ricardo cabanas
ricardo cabanas
12 anos atrás

comecei a sentir dor na articulação do braço direito(cutuvelo) depois d alguns dias acordei com o dedo do meio da mao direita amortecido e isso nao passa , ja esta me encomodando o q eu faço.

Gabriela Zanotti
12 anos atrás

Olá Ricardo, isso passa sim! é muito comum a dor do ombro irradiar para a mão. O ideal é voce evitar de fazer os movimentos que provocam incomodo, e procurar um especialista para indicar a reabilitação mais eficaz no seu caso. Medicamentos muitas vezes são indicados e controlam bem os sintomas.
Abs

Shyrlanne
12 anos atrás

Oi tudo bem? eu fiz alguns exames nesses meses e tive um laudo de Tendinopatia do extensora,a tendinopatia eu sei o que significa e extensora o que significa?
Obrigada pela Atenção!

Gabriela Zanotti
12 anos atrás
Reply to  Shyrlanne

Bom dia Shyrlanne,
“Extensora” significa o grupo muscular acometido.
Exemplo: musculo extensor longo dos dedos.

Abraços

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.