Blog

06/03/2023

Suplementação dietética com nitratos.

Nutrição

Recursos ergogênicos são práticas ou substâncias utilizadas para melhorar a capacidade de performance no exercício, gerar adaptações ao treinamento ou auxiliar a recuperação.

.

Atualmente, o uso de nitratos, através da alimentação e/ou suplementação, vem sendo relacionado a potenciais efeitos ergogênicos. Isso se deve ao fato do consumo de nitratos proporcionar a melhora da função das fibras musculares do tipo II, custo reduzido de energia na produção de força muscular, aumento da eficiência da respiração mitocondrial e vasodilatação.

.

As principais fontes dietéticas do nitrato são beterraba, espinafre, rúcula e aipo, porém, a quantidade da substância nos alimentos pode variar de forma considerável. Nos dias de hoje, podemos contar com suplementos de nitrato extraídos da beterraba que facilitam o consumo da substância.

.

Bactérias presentes na boca convertem, por meio da suplementação dietética, o nitrato consumido em nitrito. Após a deglutição, uma porção de nitrito é convertida, no estômago, em óxido nítrico, uma molécula sinalizadora que contribui para os efeitos atribuídos ao nitrato em relação a performance esportiva.

.

Vale destacar que o uso de anti-sépticos bucais, após a ingestão de nitratos, pode prejudicar a conversão de nitratos em nitritos e, consequentemente, os benefícios da suplementação.

.

O consumo de nitratos, ao que tudo indica, beneficia o desempenho em exercícios de endurance, exercícios explosivos de alta potência e intermitentes de alta intensidade. Para isso, a suplementação deve ser feita de 2 a 3 horas antes do exercício, com doses de 6 a 7 mg de nitrato/kg de peso corporal. No entanto, alguns estudos mostram que 90 minutos antes dos treinos já apresentam benefícios.

.

Além do efeito agudo, também é observado que a utilização da suplementação, em dias anteriores aos eventos esportivos, proporciona melhoria no desempenho esportivo.

.

.

..


Referência:

  •  Rowland, S.N.; Da Boit, M.; Tan, R.; Robinson, G.P.; O’Donnell, E.; James, L.J.; Bailey, S.J. Dietary Nitrate Supplementation Enhances Performance and Speeds Muscle Deoxyhaemoglobin Kinetics during an End-Sprint after Prolonged Moderate-Intensity Exercise. Antioxidants 202312, 25. https://doi.org/10.3390/antiox12010025
Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.