Blog

03/04/2023

Suplementação com cafeína no desempenho esportivo.

Nutrição

A cafeína é uma substância consumida constantemente através de bebidas, tais como: cafés, chás e refrigerantes.

.

A utilização da suplementação da cafeína, substância mundialmente conhecida pelo seu efeito estimulante e por gerar benefícios para o desempenho físico e cognitivo, é explicada por vários mecanismos fisiológicos, entre eles a capacidade de atuar como antagonista dos receptores de adenosina A1 e A2A.

.

Assim, a cafeína, quando se liga aos receptores da adenosina, reduz a ativação dessa substância que está associada à diminuição da concentração de neurotransmissores como serotonina e dopamina, bem como ao aumento do cansaço, da letargia e da fadiga.

.

A cafeína por estimular a secreção de beta-endorfina, neurotransmissor que possui propriedade analgésica, pode reduzir a percepção de dor e, por isso, retardar a fadiga, o que beneficia praticantes de atividade física de resistência e de força.

.

As recomendações de uso da cafeína, para obter efeitos ergogênicos, são de 3 a 6 miligramas por quilo de massa corporal, aproximadamente uma hora antes do exercício.

.

Parece haver também vantagens em consumi-la durante treinos longos, assim como associada, após os treinos, a uma fonte de carboidrato para auxiliar na síntese de glicogênio e, consequentemente, na recuperação.

.

Entretanto, a dose deve ser avaliada individualmente, com base na tolerância da substância. Isso acontece porque fatores genéticos influenciam a resposta do uso da cafeína de forma positiva ou negativa.

.

A metabolização hepática da cafeína pode ser feita lentamente ou de maneira mais rápida. Para metabolizadores rápidos da substância, os efeitos duram menos tempo, mas pode ser mais vantajoso para a performance esportiva. Já para metabolizadores lentos, os efeitos podem ter duração maior e o desempenho ser prejudicado, além de se ter um risco maior para infarto do miocárdio e hipertensão.

.

.

..


Referências:

  • Arguedas-Soley A, Townsend I, Hengist A, Betts J. Acute caffeine supplementation and live match-play performance in team-sports: A systematic review (2000-2021). J Sports Sci. 2022 Apr;40(7):717-732.
  • Nanci S. Guest, Trisha A. VanDusseldorp, Michael T. Nelson, Jozo Grgic, Brad J. Schoenfeld, Nathaniel DM Jenkins, Shawn M. Arent, Jose Antonio, Jeffrey R. Stout, Eric T. Trexler, Abbie E. Smith- Ryan, Erica R. Goldstein, Douglas S. Kalman e Bill I. Campbell (2021) Posição da sociedade internacional de nutrição esportiva: cafeína e desempenho de exercícios, Journal of the International Society of Sports Nutrition, 18:1.
  • Wang Z, Qiu B, Gao J, Del Coso J. Effects of Caffeine Intake on Endurance Running Performance and Time to Exhaustion: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients. 2022 Dec 28;15(1):148.
Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.