Blog

05/01/2021

A importância da fase base na periodização dos treinos.

10km, 5km, Coluna do treinador

A periodização é o planejamento da temporada de um atleta, estabelecendo metas de curto à longo prazo juntamente com o seu treinador.

.

E o treinador é a figura responsável por uma organização sistemática para gerar adaptações durante as fases de treinamento em busca da melhor performance, levando em consideração a individualidade do atleta.

.

Para começar ou melhorar o seu desempenho em qualquer modalidade esportiva, é necessário criar uma boa base técnica para desenvolver qualidades físicas exigidas por ela. Neste período de treinamento há um aumento de volume de treinos, assim como o aumento progressivo da intensidade.

.

A preparação deve estar adequada ao nível de condicionamento de cada atleta. Saliento que as adaptações e resultados de uma pessoa que está iniciando no desporto são diferentes de alguem que já é praticante.

.

A preparação base na corrida, ciclismo e natação também exigem o fortalecimento muscular. Este é fundamental para evitar a queda de desempenho e lesões subsequentes ou sequentes pelo acúmulo de treinamentos e desgaste físico.

.

Você sabe quais são os principais treinos realizados no período base?

.

– Treinos de manutenção: Treinos de Estabilizador, Fartlek e Ritmo são os principais treinos no período base. Assim auxiliam no reconhecimento das intensidades de treinamento, manutenção do condicionamento físico e velocidade.

.

– Treinos de choque: Treinos Contra Relógio, Subida e Longo também são muito usados para o ganho de força, evolução técnica e melhora na capacidade de recuperação.

.

A preparação base é fundamental para a iniciação e evolução do atleta no esporte. Alinhar com seu treinador suas metas é importante para ter um planejamento que respeite a sua individualidade, garantindo o aproveitamento máximo de benefícios que essa fase da periodização proporciona.

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.