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09/03/2017

Como manter o foco na atividade física para obter resultados

Dicas BHRace

Saber que a prática de uma atividade física é essencial para uma vida saudável muitos sabem. No entanto, poucas pessoas começam, de fato, a praticar exercícios. E dessas, apenas uma porcentagem consegue dar continuidade à atividade. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Portal Brasil, 80,4% das pessoas que responderam à pesquisa do Instituto Visão disseram que sabem os riscos do sedentarismo para a saúde. Mas para mudar essa condição, existem inúmeros impedimentos.

Ao iniciar uma atividade física, a pessoa costuma passar os primeiros meses motivada a atingir seus objetivos, porém o que acontece para que essa determinação acabe? Sabe-se que o nosso cérebro está condicionado a duas necessidades: manutenção da vida e busca do prazer.

Dessa forma, esse é um dos fatores que acabam afetando a regularidade e a perseverança na prática das atividades físicas, afinal, apesar de benéficas, muitas vezes elas representam cansaço, dores e desconfortos. Entretanto, é possível conciliar os benefícios da atividade física com a superação dessas barreiras que criamos e que nos impedem de seguir em frente. A seguir, confira algumas dicas que podem te ajudar a manter o foco na atividade física:

1. Trace um objetivo

Tanto nos negócios quanto no lazer, é importante estabelecer metas claras para um determinado período. Tenha em mente onde você quer chegar, como e em quanto tempo. Por exemplo, se você já consegue correr 5 quilômetros, quantos quilômetros vocês quer correr no próximo mês? Questione-se sempre e avalie se você estagnou. Se você não tem se aperfeiçoado, talvez esteja na hora de traçar metas ainda maiores. Fique atento, um dos grandes fatores de desistência é se exercitar sem motivo.

2. Crie recompensas

Todos os seres humanos lidam muito bem com recompensas e os atletas amadores não são  diferentes. Se você não faltou em nenhum treino durante o mês e está mantendo um bom ritmo nos exercícios, presenteie-se com um agrado, evitando, é claro, coisas que possam prejudicar sua saúde.

3. Não desista

Há dias em que você não quer praticar sua atividade física, porém, quando você vence o desânimo, o treino costuma ser proveitoso. Não sabote você mesmo. Mesmo nos dias em que estiver sem vontade de sair do sofá e só querer assistir mais um episódio da série preferida, lembre-se de que todo esforço vale a pena.

4. Saiba descansar

É natural que nos primeiros meses você mergulhe de cabeça na atividade física e treine forte. Mas seu corpo também precisa de repouso e, dessa forma, seu cérebro também deixará de encarar os exercícios como uma ameaça ou algo prejudicial.

5. Consiga companhia

Caso você precise de um empurrãozinho, conseguir uma companhia para sua atividade física pode te ajudar a manter o ritmo. Hoje, existem grupos fixos que malham e correm juntos. Informe-se se há um grupo desses na sua cidade e descubra como participar. Além de ter naturalmente mais disciplina por assumir um compromisso com outras pessoas, você poderá trocar experiências, aprender coisas novas e fazer da sua atividade física algo mais divertido.

6. Evite a rotina

Um dos fatores que provocam a falta de foco é a rotina, quando a atividade não evolui, você está no mesmo ambiente e vivendo as mesmas coisas. Para alguns, isso é positivo, mas, se você procura sempre coisas novas, tente diversificar. Correr todos os dias o mesmo trecho pode ser enfadonho e desmotivador. Por isso, dinamize sua atividade física mudando o percurso, por exemplo e abra novas possibilidades.

Agora que você descobriu como manter o foco na atividade física, é hora de colocar essas dicas em prática e ser uma daquelas poucas pessoas que conseguem perseverar e superar seus objetivos. Gostou do nosso post? Então leia também o que preparamos sobre assessoria de corrida e saiba como escolher a sua!


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