Blog

17/08/2017

Allysson Felix, uma atleta para se inspirar!

Post da Nagai

 

Allyson Felix é definitivamente uma das atletas que mais me inspiram no esporte pela sua longevidade  e sucesso nas provas de velocidade de 100, 200 e 400 m.

Nascida em 18 de novembro de 1985 nos Estados Unidos, ganhou sua primeira medalha olímpica aos 18 anos e 13 anos depois, compete como uma das favoritas no Mundial de Atletismo em Londres com 31 anos, idade já considerada avançada para velocistas.

Entre seus compatriotas, existem exemplos de velocistas bem-sucedidos como Justin Gatlin (35) e Carmelita Jeter (37).

Em um dos vídeos promocionais da Nike (“Unlimited Alysson Felix”, disponível no YouTube da marca), seu irmão a descreve como determinada, a menina que sempre compete com os meninos na busca por superá-los e sem medo de perder os desafios.

Tinha o apelido de “chicken legs”, pela aparência das pernas compridas e finas “incompatíveis” com tronco e membros superiores mais fortes.

Hoje a menina de pernas finas se beneficia desta característica física.

 

Mais de uma década de Conquistas

Possui tempos registrados no site da IAAF desde de 2001, atingindo seus recordes pessoais nos 100 m (10,89”) nas Olimpíadas de Londres 2012, 200 m (21,69”) em Eugene, Oregon 2012 e 400 m (49,26”) no Mundial de Atletismo de 2015 em Pequim.

A distância favorita de Allyson é os 200m. Ela detém a sexta melhor marca de todos os tempos!

Possui a melhor marca de 2017 de 49,65” conquistado em julho deste ano, em Londres e no top 10, é a segunda mais velha em idade, a frente de muitas atletas nascidas na década de 90.

Tem um incrível currículo: 9 medalhas olímpicas, 12 medalhas em campeonatos mundiais!

Dentre suas rivais nas provas de velocidade estão as jamaicanas Veronica Campbell-Brown e Shelly-Ann Fraser, a americana Carmelita Jeter e a bahamense Shaunae Miller-Uibo.

Shaunae assumiu a primeira posição na final dos 400 m nas Olimpíadas do Rio após mergulhar na pista, fazendo um “peixinho” e garantir a vitória sobre Allyson por apenas 7 centésimos de segundos.

Se a atleta de Bahamas não tivesse feito isso, certamente Allyson teria ganho com seus metros finais de recuperação.

O ano de 2016 foi um ano difícil pela lesão durante uma sessão de treino de força na academia e também viu sua chance de competir no Rio naufragar após chegar em quarto nas seletivas norte-americanas.

Ser atleta em um país com notoriedade por desenvolver atletas de alta performance não é nada fácil.

 

Longe dos Holofotes e Pistas

Em reportagem a revista feminina, é revelado que Allyson ama doces e seus favoritos são donuts cobertos por açúcar e sorvete Ben&Jerry’s de cookies e aveia.

Outra paixão de Alysson é a coleção de tênis de basquete da linha Michael Jordan, ela possui uma instante com diversos pares.

Na sua conta no Instagram, tem uma frase que fala “basta dar o sapato correto para uma garota e ela pode conquistar o mundo”.

Tem fotos de tirar o fôlego, principalmente tiradas pelo fotógrafo esportivo @jeffcohen, nas competições de Diamond League, meetings da IAAF, e de seus patrocinadores.

Allyson compartilha seus momentos no Instagram, inclusive aqueles nada glamorosos, depois de ficar moída de treinos intensos de velocidade.

São nos treinos que as medalhas são ganhas, quando se está por conta, apenas com seu treinador e companheiros de treino.

Ela já é uma inspiração nos Estados Unidos e definitivamente também para todas nós, corredoras!

Há toda uma dedicação nos bastidores para ser uma atleta de ponta como ela. Isso inclui abdicar suas festas por uma competição e outros momentos na vida pessoal, que certamente nós, atletas amadoras, não estamos dispostas a dispensar.

Acompanhe a Allyson no Mundial*, além das principais provas do atletismo no calendário da IAAF em 2017.

* Programação Mundial de Atletismo 2017:

Semifinal 400 m Feminino – 7 de agosto 17:03 (SporTV 2)

Final 400 m Feminino – 9 de agosto 17:50 (SporTV 2)

Qualificatórias 4 x 400 m Feminino – 12 de agosto 7:20 (a definir programação SporTV)

Final 4 x 100 m Feminino – 12 de agosto 17:30

Final 4 x 400 m Feminino – 13 de agosto 16:55

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.