Blog

04/10/2013

MEIAS DE COMPRESSÃO

Coluna do treinador

MEIAS

Chato lembrar, mas confesso que a primeira vez que vi um corredor usando meias de compressão durante um treino achei extremamente feio. Encarei como mais um acessório desnecessário criado pela indústria da moda esportiva e que logo seria esquecido por todos. Lembro que na ocasião a excelente atleta britânica Paula Radcliffe batia o recorde mundial na maratona de Londres usando as tais meias, e que esse fato justificava todo aquele frisson entre os atletas.

O tempo foi passando e cada vez mais corredores, inclusive alguns que eu treinava, se tornaram usuários das meias. Quando perguntados sobre o que achavam os comentários eram contidos e não prometiam nenhum milagre. Eu mantive minha opinião e não dei muita bola para o assunto.

Eis que no início do ano em plena preparação para os 43km da Patagonia Run recebo de presente um par de meias de compressão da excelente marca Suíça Compressport, referência no assunto.

Após tomar banho já em casa, decidi experimentar as meias apenas por curiosidade uma vez que iria para cama em seguida. A sensação de conforto foi imediata e sem pensar duas vezes optei por dormir com aquele meião esteticamente duvidoso.

No dia seguinte havia um treino longo de 28km onde fiz a estreia do meu presente. A princípio não percebi nenhuma relevância direcionada a performance durante a corrida, mas 3 horas depois que havia terminado o treino já não sentia o tradicional incomodo e peso em minhas pernas.

Minha recuperação pós treino foi sem dúvida muito melhor!

Surpreendido pelo resultado fui pesquisar sobre o assunto e o que encontrei fez todo sentido. O sangue bombeado pelo coração percorre todo nosso corpo e cabe ao sistema venoso captar e trazer do volta o sangue ao coração para novamente enviar para o pulmão. Esse retorno é auxiliado por válvulas e músculos em nosso corpo que direcionam o fluxo sanguíneo para cima uma vez que pela gravidade a tendência é que o sangue se acumule em baixo.

Nesse processo a panturrilha funciona como uma bomba secundária e possui um papel importantíssimo no retorno venoso. As meias atuam comprimindo a musculatura e reduzindo o acumulo de ácido lático, substância responsável pela dor muscular.

Vale ressaltar que existem meias e meias, assim como atletas e atletas. Minha experiência foi extremamente positiva e por isso recomendo. O benefício foi tão grande que meu senso estético nem se incomoda mais.

 Obs.: Ao adquirir sua meia de compressão é fundamental medir a largura da sua perna  e assim escolher o tamanho adequado para você.

Assinatura Iuri

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Sérgio França
Sérgio França
10 anos atrás

bem esclarecedor

walton Loregian
10 anos atrás

Vou adquirir uma dessas pois, trabalho o dia todo sentado e as pernas de noite ficam pesadas, e a recuperação do treino sendo mais rápida posso treinar com mais intensidade.

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.