Blog

03/01/2024

A importância da hidratação para o seu desempenho.

Nutrição

A desidratação é um processo de perda de água corporal, em que pode levar a hipohidratação (pouca água no corpo). No contexto da prática de exercícios físicos, principalmente atividades de longa duração, o atleta precisa ter atenção quanto à hidratação antes, durante e após o exercício para manter a euhidratação (estado normal do teor de água corporal) e, consequentemente, favorecer a saúde e o desempenho.

.

Os sinais e sintomas decorrentes da desidratação podem ser fadiga, perda de apetite, sede, pele vermelha, intolerância ao calor, tontura, oligúria e aumento da concentração da urina. A desidratação grave causa pele seca e murcha, olhos afundados, visão fosca, delírio, espasmos musculares, choque térmico e coma, podendo até mesmo evoluir para óbito.

.

Sabe-se que a sudorese é estimulada em resposta ao aquecimento central do organismo, como forma de controlar a temperatura corporal. Durante o exercício físico, a quantidade de suor depende da intensidade do exercício, condições ambientais, nível de treinamento físico do atleta e estado de aclimatação, podendo variar entre 0,3 a 2,4 litros por hora.

.

Além da água, o suor contém eletrólitos, sendo a quantidade excretada de sódio variável de acordo com a taxa de suor, duração do exercício e a concentração de sódio de suor.

.

Para iniciar o treino euhidratado, nas 2 a 4 horas antes do exercício, o atleta deve consumir volume de líquido equivalente a 5–10 ml por quilo de peso corporal.

.

A recomendação de reposição de água, publicada pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva, é definida conforme a duração e intensidade dos eventos, sendo classificados em:

Exercícios com duração menor do que uma hora: a reposição de água visa evitar o aumento da temperatura central, não sendo necessária a reposição de sódio.

— Exercícios com duração entre uma e três horas: é necessária a reposição hídrica e de substrato energético. A reposição de sódio é indicada para melhorar a palatabilidade e aumentar a absorção de glicose, mas não com a preocupação de evitar a hiponatremia (nível baixo de sódio no sangue).

— Exercícios com duração maior que três horas: ingestão de 300 a 500ml de água antes do exercício, e de 500 a 1.000ml por hora de atividade. A bebida a ser consumida durante a atividade deve ter temperatura entre 5 e 15ºC, conter entre 6 e 8% de carboidrato e entre 20 e 30mEq/l de sódio.

.

Para a reposição de sódio durante a atividade física existem alguns critérios, tais como atletas com altas taxas de suor (>1,2 L/h), “suor salgado” ou exercício prolongado com duração superior a 2 horas.

.

Após o exercício, a reidratação recomendada é a ingestão de um volume maior de líquidos, entre 125% a 150% do que o déficit hídrico final.

.

As recomendações são gerais e as necessidades variam muito de acordo com a tolerância e a experiência de cada atleta, além de variáveis ambientais. Por isso, há a necessidade do auxílio de um nutricionista para orientar e personalizar a reposição correta de água e eletrólitos.  

.

.

..


Referências:

  • Carvalho, T. de ., & Mara, L. S. de .. (2010). Hidratação e Nutrição no Esporte. Revista Brasileira De Medicina Do Esporte, 16(2), 144–148.
  • Nutrição e Desempenho Atlético. Medicina e Ciência em Esportes e Exercício 48(3):p 543-568, março de 2016.
Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.