Blog

15/11/2023

Palatinose: carboidrato de lenta absorção.

Alimentação, Nutrição

O consumo de carboidratos, em quantidades adequadas, tem papel fundamental no fornecimento de energia para atletas e praticantes de atividade física que visam rendimento esportivo. Esse substrato energético possui função importante na contração muscular durante o exercício prolongado, realizado sob intensidade moderada, e em exercícios de alta intensidade e curta duração.

.

Sabe-se que existem diferentes tipos de carboidratos presentes nos alimentos e suplementos, os quais variam o índice glicêmico, ou seja, a velocidade com que o carboidrato é absorvido pelo intestino e também a capacidade que o carboidrato tem de elevar a glicose circulante.

.

A isomaltulose, também conhecida como palatinose, é um suplemento de carboidrato extraído diretamente da sacarose, encontrado principalmente na beterraba, e que possui índice glicêmico baixo. A absorção dela acontece de forma lenta e gradual pelo fato de possuir moléculas de glicose e frutose que passam por um processo enzimático, o qual torna a metabolização mais resistente.

.

Sobre o consumo de carboidrato para promover o desempenho ideal, é recomendado 1–4 g/kg de massa corporal, consumido 1–4 horas antes de exercícios importantes e de competições com duração maior que 60 minutos. Escolhas de baixo índice glicêmico, antes dos exercícios, podem fornecer uma fonte mais sustentada de combustível para situações em que os carboidratos não serão consumidos durante a atividade, além de parecer que favorecem a oxidação de gordura.

.

Entretanto, durante os exercícios prolongados, é importante que o carboidrato suplementado seja absorvido rapidamente para que se mantenham as concentrações da glicose sanguínea e para que os depósitos endógenos de carboidratos (glicogênio) sejam poupados.

.

Para exercícios com duração entre uma e duas horas e meia, é recomendado o consumo de 30 a 60 g de carboidratos por hora. Caso o tempo seja superior a duas horas e meia, a ingestão indicada é de 60 a 90 g/h, podendo chegar a uma quantidade maior.

.

Sabe-se que a glicose utiliza o transportador dependente de sódio (SGLT1) para absorção intestinal, o qual fica saturado com uma ingestão de carboidratos em torno de 60 g/h. Quando a glicose é ingerida nesse índice com a frutose, outro carboidrato que utiliza um transportador diferente, as taxas de oxidação são maiores e a chance de causar desconforto gastrointestinal é menor.

.

Pode-se considerar como alta a probabilidade de obter desconforto ao consumir a palatinose durante esses tipos de exercícios que demandam grandes quantidades de carboidratos, já que o atleta fará o exercício com excesso de carboidrato no intestino e a taxa de absorção intestinal é baixa.

.

Concluindo, a palatinose pode ser considerada uma opção de pré-treino, mas, durante os treinos que demandam altas taxas de carboidratos e que precisam ser absorvidos mais rápido, ela pode trazer prejuízo para a performance.

.

.

..


Referências:

  • da Silva, A. L., Miranda, G. D. F., & Liberali, R. A influência dos carboidratos antes, durante e após-treinos de alta intensidadeRBNE – Revista Brasileira De Nutrição Esportiva2(10), 2012.
  • American College of Sports Medicine, Academy of Nutrition and Dietetics, and Dietitians of Canada. Nutrition and Athletic Performance. Medicine & Science ins Sports & Exercise. 48(3):p 543-568, mar 2016.
Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.