Blog

05/06/2022

Preparando sua mente para as próximas Maratonas e Meia Maratonas

Bem estar, Maratona, Meia Maratona

Passado o ápice da pandemia Covid-19, o ano de 2022 trouxe para nós corredores uma grande alegria, o retorno de praticamente todas as provas de corrida de rua, nacionais e internacionais. Sendo assim, muitos já garantimos inscrições em algumas das principais provas de Meia Maratona e Maratona, provas essas que exigem de nós não só a dedicação e o treinamento físico, mas também um treinamento psicológico.

.

No atletismo, as provas de longas distâncias são as que mais exigem dos aspectos psicológicos. Desde o momento que montamos nosso planejamento anual de provas já estamos nos propondo aos desafios físicos e mentais que virão pela frente. Os treinamentos pré-prova, que normalmente duram alguns meses, já são nosso primeiro teste de resistência física e mental. Nossa semana fica cheia de quilômetros para rodar, pequenas e/ou grandes dores vão surgindo, o cansaço aparece, o tempo disponível para os treinos as vezes é um complicador, imprevistos podem acontecer. Fato é que alguns maratonistas dizem que o mais difícil de se correr uma maratona é a preparação.

.

Quanto mais próximos chegamos da prova, mais precisamos estar atentos aos sinais físicos e psicológicos do nosso corpo, pois o nível de condicionamento físico adquirido com os treinos, pode ser prejudicado com os sintomas de um excesso de ansiedade, como por exemplo: Insônia, problemas digestivos, tensão muscular, entre outros. Por isso, fortalecer sua mente previamente é tão importante quanto fisicamente.

.

Mas como se preparar psicologicamente para provas de Maratona e Meia Maratona?

.

Segue algumas dicas que podem ajudá-lo(a):

.

Fase de treinos:

.

1- Planeje e organize sua rotina semanal de treinos, para minimizar imprevistos e estresses desnecessários.

2- Inclua exercícios de relaxamento e respiração em sua rotina. Técnicas de Mindfulness, mesmo que seja uma vez por semana pode lhe ser muito útil.

3- Siga o treino que está previsto em sua planilha e dê os feedbacks aos seu treinador. A sua disciplina aliada ao conhecimento técnico do seu treinador lhe trará mais segurança e autoconfiança.

4- Perceba suas preferências sobre a forma como gosta de correr, se é sozinho, acompanhado, escutando música, em silêncio, e seja fiel ao que mais te agrada. Não há certo ou errado, o importante é você manter seu foco. (Observação: Cuidado com o volume do som caso prefira correr escutando música, pois isso pode impedi-lo(a) de ouvir o barulho de carros e demais sinais sonoros importantes).

.

Dia antes da prova:

.

1- Explore pensamentos positivos: Lembre-se dos seus melhores treinos, de tudo que você superou. Crie uma lista de conquistas (mental ou escrita).

2- Pratique técnica de respiração profunda ao longo do dia. Para começar, coloque uma mão no abdômen e outra no peito. Com os ombros eretos, respire profunda e lentamente, observando o movimento do seu corpo. O foco precisa estar no diafragma (abdômen) e não no peito. Expire pela boca e repita essa respiração de seis a dez vezes por minuto.

3- Se antecipe a imprevistos, esteja preparado para eventual dor de barriga (mapeie os locais que possuem banheiro químico disponibilizado pelos organizadores da prova), pesquise a previsão do tempo, deslocamento até o local da largada, e tudo mais que pode interferir no seu desempenho durante a prova. Prevenir alguns deles é uma forma de se sentir mais confiante e mudar o alvo desses pensamentos estressantes.

4- Tenha um dia tranquilo, sem excessos e fique longe de pessoas que podem te estressar ou te deixar ansioso.

5- Não deixe para pegar seu Kit de corrida na última hora, evite trânsito, filas e transtornos.

6- Descanse corpo e mente, ouça música relaxante, leia ou assista um filme ou série agradável. Se distrair no dia anterior pode ajudá-lo(a) a relaxar.

7- Organize suas roupas, tênis e acessórios de corrida, lanches. Tenha tudo de fácil acesso na manhã da prova.

.

Dicas para o momento da prova:

.

1- Mantenha o foco. Observe e concentre-se na sua respiração, na mecânica do seu corpo durante a corrida (posicionamento dos braços, quadril, entrada do pé, postura).

2- Perceba e tente manter ritmo da sua corrida, das suas passadas.

3- Fracione seu desafio por quilômetros. Ao concluir pequenas fases, você permite que o seu cérebro trabalhe sempre no seu potencial máximo, além de permitir-se comemorar pequenas vitórias.

4- Durante a corrida, mentalize coisas boas, se inspire nas pessoas a sua volta e em você mesmo, relembre toda sua etapa de superação nos treinos, celebre intimamente as pequenas vitórias, quilômetro a quilômetro.

5- Utilize a técnica de visualização. Visualize você passando pela linha de chegada, as pessoas te olhando e comemorando sua superação junto com você.

.

Por fim, gostaria de destacar que em qualquer prova de corrida, ou no esporte de um modo geral, nosso maior desafio somos nós mesmos, com nossos pensamentos, emoções e comportamentos.  Por isso, explore seus melhores pensamentos, experimente emoções positivas, comemore, celebre e divirta-se com a corrida!

.

Tenham bons treinos e boas provas!

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.