Blog

28/06/2021

Chocolate quente pode auxiliar o processo de recuperação muscular.

Alimentação, Coluna do treinador, Dicas BHRace

Por Gabriel Soares.

.

Neste período de inverno, tomar um bom chocolate quente é sempre muito agradável. Mas você sabia que esta tradicional bebida pode também ajudar no processo de recuperação muscular?

.

Pode parecer estranho, visto que geralmente não associamos chocolate quente com alimentação saudável, não é mesmo?

.

Mas alguns estudos sugerem que o chocolate quente tem os mesmos, ou até mais, benefícios de que bebidas esportivas com este fim de auxiliar no processo de recuperação muscular.

.

A pesquisa feita por Jason R. Karp e colaboradores, na Universidade de Indiana, EUA, comparou os resultados do processo de recuperação muscular de ciclistas experientes em treinamento de resistência. No mesmo dia, os atletas realizavam dois treinos no mesmo dia: primeiro, um treino intervalado, seguido por quatro horas de descanso, e por fim , um treino longo até a exaustão.

.

Logo após o treino intervalado e após duas horas de recuperação, os atletas ingeriam três tipos de bebidas aleatórias: chocolate quente, bebida isotônica e repositor de carboidratos. Os resultados mostraram que os atletas que tomaram chocolate quente ou bebida isotônica,, tiveram melhor desempenho no segundo treino do dia do que aqueles que tomaram repositor de carboidratos.

.

Já a pesquisa feita por William R. Lunn e colaboradores, na Universidade de Connecticut, EUA, analisou as células musculares de corredores que tomaram chocolate quente ou uma bebida isocalórica de carboidratos logo após correrem por 45 minutos a 65% do VO2max.

.

Analisando os atletas após o consumo das bebidas, os resultados mostraram que quem havia tomado o chocolate quente estava mais recuperado e preparado para um possível novo treino.

.

Apesar de não ser muito difundida, a estratégia de tomar chocolate quente pode ser bem interessante para atletas que treinam mais de uma vez ao dia.

.

Por exemplo, se você é triatleta e treina em dois períodos ou mesmo se faz corrida e musculação no mesmo dia, o consumo de chocolate quente após o primeiro treino pode ser benéfico para seu rendimento no segundo treino do dia.

.

Mas nem tudo são flores… Vale lembrar que, dependendo da forma como você prepara o seu chocolate quente, ele pode ser muito calórico, o que pode prejudicar se seu objetivo for perde de peso.

.

O ideal é conciliar um papo com seu treinador e seu nutricionista, para que juntos definam a melhor estratégia de alimentação e de treinos para atingir seus objetivos!

.

.

.

.

Referências:

.

.

Karp, JR, et al. Chocolate milk as a post-exercise recovery aid. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. 2006.

.

Lunn, WR, et al. Chocolate milk and endurance exercise recovery: protein balance, glycogen, and performance. Medicine & Science in Sports & Exercise. 2012.

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.