Blog

06/03/2021

Alongar ou aquecer antes dos exercícios?

Coluna do treinador, Dicas BHRace

Por Carol Alcântara.

.

Possivelmente, essa é uma dúvida de vários corredores. Antes de responder qual prática é mais indicada, é válido lembrar que ambas são importantes. Porém, cada uma em um momento mais adequado.

.

Aquecimento

.

Quando você vai começar o seu treino de corrida ou ciclismo, é mais interessante realizar o aquecimento. Por meio de exercícios, como polichinelo, corrida estacionária e rotação de tronco, é possível elevar a temperatura corporal, aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, o fluxo sanguíneo e de oxigênio também se adequam à nova necessidade que virá.

.

Assim sendo, todo esse processo deixará  o seu organismo mais preparado para dar início à corrida ou demais modalidades esportivas. Consequentemente, o seu rendimento também tenderá a ser melhor.

.

Em relação ao tempo, de 5 a 10 minutos já são suficientes. No entanto, em dias mais frios, é indicado que aumente um pouco esse período.

.

Falando nisso, nos pontos de treinamento BHRace, você pode realizar o aquecimento juntamente com os treinadores que vão te orientar a respeito de quais exercícios deve fazer. Não deixe de se preparar com o nosso time!

.

Alongamento

.

Tudo bem, mas e o alongamento? Quando deve ser feito? Bom, um tempo após terminar seu treino, pode ser interessante alongar para relaxar a musculatura. O corpo já estará aquecido, então não corre o risco de se lesionar alongando (sim, acontece!), e também te ajudará a voltar para o ritmo normal.

.

Outra possibilidade é realizar uma aula específica de alongamento nos dias em que você não treina a sua modalidade principal. Por exemplo, se corre às segundas, na terça pode fazer exercícios que vão te deixar mais alongada(o), flexível e com mais mobilidade.

.

Uma terceira sugestão é se alongar em horários diferentes. Caso tenha corrido pela manhã, alongue-se à tarde. Mas é importante se aquecer um pouco antes de fazer isso também, ok?

.

Agora, sobre os exercícios que te deixarão mais alongada(o), as aulas de mobilidade da BHRace são excelentes! Yoga e Pilates também são opções que complementam o treinamento. 

.

.

Mais dúvidas sobre Aquecimento e Alongamento? Deixe nos comentários e/ou pergunte à/ao sua/seu treinador(a). Estamos à disposição! 🙂

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.