Blog

01/02/2021

É possível fortalecer apenas com exercícios isométricos?

Coluna do treinador, Dicas BHRace

.

Bom, para começar a responder a pergunta em questão, é importante entender o conceito de exercício isométrico.

.

A palavra isometria tem origem grega e significa mesma medida (iso=igual e metria=medida). Mas o que isso quer dizer na prática?

.

Isso significa que, durante a execução de um exercício isométrico, as medidas dos ângulos articulares são as mesmas, ou seja, não há um movimento articular. Assim, a pessoa fica paradinha, apenas contraindo a musculatura que está sendo trabalhada, sem se movimentar.

.

Se ainda, ficou difícil entender, com exemplo fica mais fácil… Quem nunca fez uma prancha abdominal? Este e outros exercícios em que ficamos parados, apenas contraindo os músculos são os exercícios isométricos!

.

A prancha é um exemplo de exercício isométrico que enfatiza o fortalecimento da musculatura abdominal.

.

Um ponto positivo é que, para a execução de muitos exercícios isométricos não é preciso algum equipamento específico, podendo ser feitos apenas com o peso corporal. E muitas vezes, elásticos os halteres já são suficientes para incrementar a intensidade.

.

Exercícios isométricos trazem benefícios para qualquer praticante de atividade física, seja ele iniciante ou mais experiente.

.

Para iniciantes, realizar exercícios isométricos auxilia no ganho de força e pode ser uma alternativa para quem tem menos coordenação motora. Desta forma, ele primeiro ganhará força e coordenação muscular para para fazer exercícios dinâmicos mais complexos.

.

Para quem já tem mais experiência com o treino, incluir exercícios isométricos no dia a dia de seus treinos pode otimizar seus resultados, podendo o atleta ter ganhos de massa muscular (hipertrofia) realziandoapenas este tipo de exercício.

.

Para quem está em processo de reabilitação de lesão ou tem uma limitação de movimento em alguma articulação, realizar exercícios isométricos pode ser fundamental para a melhora do condicionamento físico, já que trará ganhos de força muscular sem realizar movimentos de grande impacto na articulação.

.

Outro benefício é quanto à questão postural! Exercícios isométricos podem fazer melhorar sua postural e o alinhamento da coluna, visto que muito exercícios demandam de estabilização do core durante a execução, o que trabalha as musculaturas paravertebrais e da parede interna do abdômen.

.

A elevação pélvica é um exemplo de exercício isométrico que enfatiza o fortalecimento de glúteos.

.

Combinar exercícios dinâmicos e isométricos em sua rotina de treino tendem a trazer benefícios e resultados positivos quanto a ganho de força e hipertrofia muscular. Converse com seu treinador e conte com uma prescrição adequada destes exercícios!

.

Apesar de parecerem simples de se executar, por não terem movimento articular, é importante ter cuidado com a postura e com o posicionamento dos segmentos corporais durante a execução para evitar lesões e ter uma ação muscular eficiente.

.

Para aumentar a intensidade dos exercícios isométricos, usar halteres e elásticos podem ser uma alternativa, mas pequenos ajustes na posição dos membros ou uma mudança que deixe seu corpo mais instável uso de bolas ou bosu) podem aumentar significativamente o grau de dificuldade e de demanda muscular para um determiando exercício.

.

Fazer a prancha com um pé apoiado na bola e um pé suspenso é uma maneira de aumentar o grau de dificuldade para este exercício isométrico.

.

Então, não deixe de fazer seus treinos de reforço muscular! A plataforma BHRace está recheada de variações de exercícios isométricos para incrementar ainda mais a qualidade e eficiência dos seus treinos!

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.