Blog

12/08/2020

Nove hábitos que você não deveria ter pela manhã.

Coluna do treinador, Curiosidades, Dicas BHRace

Um dos momentos mais importantes do nosso dia é a manhã.

.

Pela manhã, preparamos e nossa mente e o nosso corpo para todos os desafios que enfrentaremos durante o nosso dia.

.

A forma que você vive e encara a primeira parte do seu dia define as ações e cursam o destino do seu dia, ou seja, uma manhã improdutiva certamente acarretará em um dia improdutivo.

.

Existem alguns hábitos que, mesmo parecendo irrelevantes, têm o poder de destruir o seu dia, atrapalhando todos os seus planos.

.

Portanto, aqui estão os 9 hábitos que você pode achar inofensivos, mas que podem atrapalhar a sua vida!

.

1- Ativar “função soneca” do despertador.

.

Se você faz isso, certamente todos os dias é uma luta para acordar. Hábitos são costumes, manias que fazemos frequentemente e tendem a ser subconscientes.

.

Ao ativar a “função soneca”, você manda uma mensagem para o seu corpo que acordar é algo ruim, e como se não bastasse, o seu corpo se acostumar a sempre poder dormir mais um pouco. Você já chegou atrasado em algum lugar por causa do “mais 5 minutinhos”? – Para o seu corpo isso é normal.

.

Ativar a soneca é adiar o momento que o seu corpo te acordou para viver!

.

2- Ficar muito tempo mexendo no celular.

.

O seu tempo é precioso e, por esse motivo deve ser gasto com coisas preciosas. Otimizar o seu tempo é importante para evitar o dispêndio de energia com conteúdos densos sem tanta importância.

.

O uso das redes sociais é o principal vilão, com a grande quantidade de assuntos e vidas “perfeitas” que vemos na internet, a sua mente tende a criar comparativos de sua vida atual com a de outras pessoas e nem sempre essa comparação produz sentimentos legais para serem cultivados ainda pela manhã.

.

Essa bomba de informações e comparações geram uma hiperconstrução de pensamentos ruins que desgastam nossa mente ainda de manhã e o resultado disso? Ansiedade, perca de autoestima e depressão. Esse fenômeno é conhecido como “Síndrome do Pensamento Acelerado” descrita no livro “Ansiedade: como enfrentar o mal do século”, Cury (2018).

.

3- Fazer as coisas escuro.

.

Quando você está de noite é liberado um hormônio chamado melatonina, o hormônio que faz o seu corpo adormecer. Então, fazer as coisas no escuro, como ir ao banheiro e trocar de roupa sempre será mais difícil, pois o seu corpo ainda não despertou completamente. Acender as luzes e principalmente se expor a luz solar, faz cessar a secreção de melatonina e te dará mais disposição.

.

4- Não planejar o seu dia.

.

Nós precisamos de metas, se você quer cultivar um novo hábito precisa se planejar pra ele. O seu dia fica sempre mais corrido pois você não sabe quando deve fazer uma tarefa ou separar um tempo para fazer um hobby.

.

Uma dica é: organize suas tarefas em ordens de importância e urgência e assim ficará mais organizado seu dia.

.

5- Comer carboidratos excessivamente.

.

Para um melhor resultado em sua performance esportiva, é necessária uma alimentação saudável. Quando você come muito carboidratos de rápida absorção e doces de manhã é comum acontecer um fenômeno chamado pico de insulina, que consiste em uma alta dosagem de açúcar chegando na corrente sanguínea e após esse pico, é comum sentir sonolência, fadiga e fome.

.

Carboidratos e doces consumidos em excesso, podem aumentar a motilidade intestinal, atrapalhando seu treino de manhã.

.

6- Não fazer exercícios físicos de manhã.

.

Todo verdinho sabe que sábado de manhã é dia de longão, isso é tradição! Porém praticar atividades físicas de manhã podem mudar o seu dia. Treinar de manhã libera uma série de hormônios que podem te ajudar a ter um dia mais alegre e produtivo.

.

Se você treina corrida a noite, não se preocupe, use a manhã para fazer um reforço muscular guiado na BHRace ou peça o seu treinador que monte um treino de reforço.

.

7- Não escolher sua roupa no dia anterior.

.

Escolher o que vai vestir antes de sair é um erro. Talvez você esqueceu, mas aquela blusa que você mentalizou para usar está lavando… então você terá que gastar tempo escolhendo uma roupa para usar. Lembre-se, você terá que tomar decisões importantes durante o dia, então não se desgaste decidindo qual roupa usar.

.

8- Não ler ou estudar algo que gosta.

.

Criar o hábito de ler ou estudar de manhã estimula o seu cérebro, melhorando sua cognição. Pessoas que leem tem uma tomada de decisão mais precisa. Mesmo que você tenha pouco tempo, ler por alguns minutos é bem produtivo.

.

9- Não dormir bem.

.

Tenha uma boa noite de sono para que você possa ter uma manhã produtiva, e um ótimo dia!

.

.

Sugestões de leitura:

– CURY, Augusto. Ansiedade: como enfrentar o mal do século. Editora Benvirá, 2013.

– EROLD, Hal. O milagre da manhã. Tradução Marcelo Schild. Editora Best Seller, 2016.

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.