Blog

22/06/2020

Como identificar meu tipo de pisada na corrida?

Coluna do treinador, Curiosidades

A corrida é a modalidade esportiva mais democráticas do mundo. Qualquer pessoa pode praticar e em qualquer lugar, além de trazer vários benéficos para a saúde.

.

Com o aumento do número de pessoas quem vem aderindo à modalidade nesses últimos anos, aumentou a necessidade de desenvolver novos métodos de treinamentos e tecnologias que ajudassem a melhorar a performance, mas também aumentou o número de lesões consequentes da falta de acompanhamento profissional e do autoconhecimento corporal.

.

Tocando neste ponto, é importante falar sobre saber qual o seu tipo de pisada.

.

A pisada influencia diretamente no seu rendimento e pode provocar lesões ou agravamentos como tendinites, canelites, lesões ósseas ou deformidades ósseas por desgaste. Lembrando que a forma de pisar é determinada por várias características anatômicas de cada indivíduo.

.

Quais os tipos de pisada?

.

Basicamente, são três os tipos de pisada: neutra, pronada e supinada.

.

PISADA NEUTRA

Ao iniciar o movimento a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona para dentro fazendo com que a pisada seja mais uniforme.

.

PISADA PRONADA

Quando a parte externa do calcanhar toca no chão e depois o pé realiza a rotação para dentro

.

PISADA SUPINADA

O pé faz contato com o chão com a parte externa da planta.

.

.

.

Como saber o meu tipo de pisada?

.

Bom, o jeito mais simples de identificar é observando os seus tênis já usados ao correr. O local onde há mais desgaste na sola, pode indicar o seu tipo de pisada.

.

Se o desgaste é maior na lateral externa do calçado é um indicativo de pisada supinada. Por outro lado, se o desgaste é maior na lateral interna do calçado é um indicativo de pisada pronada.

.

Caso o desgaste da sola seja uniforme entre suas laterais, isto é um indiciativo de que você tem uma pisada neutra.

.

Você pode também saber o seu tipo de pé, através do teste do pé molhado.

.

..

Neste teste, a marca deixada em um jornal após pisar descalço com seu pé molhado, vai indicar se você tem um pé normal, plano ou cavo.

.

Mas cuidado! Não é porque você descobriu seu tipo de pisada que precisa necessariamente comprar um tênis específico para esta pisada.

.

O que mais tem em lojas de tênis é vendedor tentando empurrar algum tênis mais caro por que te convence que sua pisada é diferenciada. Na dúvida, adquira um tênis para pisada NEUTRA.

.

.

A opinião do treinador.

.

Recomendo procurar um ortopedista antes de começar qualquer exercício físico de alto impacto, para não jogar dinheiro fora com tênis que pode ser lesivo em um curto espaço de tempo e não prejudicar o seu progresso nos treinos de corrida.

.

E cuidado ao adquirir seu tênis! Um bom tênis neutro pode ser o mais adequado.

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.