Blog

16/06/2020

Sete mitos sobre corrida no frio.

Coluna do treinador, Curiosidades

Correr no frio sempre gerou muitas dúvidas em todos os praticantes e amantes de corrida. Quem nunca ouviu a avó ou a mãe dizer que se você fosse correr no frio voltaria resfriado? Esse blog é para você que não quer ter mais dúvidas sobre correr quando a temperatura cai.

.

1. Correr no frio queima menos caloria?

.

Se o seu foco é o emagrecimento, esse é o momento certo. No nosso organismo, parte do tecido adiposo é responsável pela termogênese. Como o ambiente externo está mais frio o corpo gasta mais energia produzindo calor para regular a temperatura. Portanto, além da queima de caloria pelo exercício físico, o seu corpo queimará gordura para produzir calor.

.

Mas cuidado, nos dias frios é comum ter mais fome e apetite por comidas gordurosas para saciar e aquecer o organismo, então a alimentação deve manter controlada.

.

2. Alongar antes do treino evita lesão?

.

Alongamentos estáticos não possuem benefícios antes dos treinos nem nos dias quentes. O mais recomendado é o aquecimento com alongamentos dinâmicos pois além de aquecer a musculatura, aumentam o metabolismo e frequência cardíaca, preparando ainda mais o corpo para o estímulo.

.

3. Correr no frio não desidrata?

.

Correr no frio pode desidratar tanto como nos dias quentes, quando você está correndo o corpo continua trocando calor com o ambiente externo, o suor pode ser menos que no calor, mas a produção de urina também aumenta no frio.

.

Mesmo que não esteja com sede, não deixe de se hidratar.

.

4. Correr no frio gera resfriado?

.

No inverno, doenças respiratórias, virais e bacterianas são mais incidentes. Correr exposto ao frio não estar relacionado a adoecer, o único risco que se encontra ao correr no frio, mas em condições extremas é a hipotermia.

.

Ficar em locais aglomerados com portas e janelas fechadas é muito suscetível à proliferação de vírus. A prática regular de atividades físicas e treinos na intensidade moderada são importantes para melhorar a resposta imune do organismo.

.

Pessoas hipersensíveis, quando são expostas ao frio, podem sentir alguns sintomas parecidos com o de um resfriado, mas isso é resultante de uma resposta do organismo combatendo uma espécie de alergia ao frio.

.

5. Quanto mais roupas usar, menos sofrimento com o frio?

.

Ao sair para correr no frio, é preciso se vestir em camadas, mas o excesso de roupas pode atrapalhar a transpiração. Se você se agasalhar excessivamente, irá sentir muito calor que vai diminuir seu desempenho e aumentará a sensação de cansaço.

.

Use tecidos certos, agasalhos de algodão e de lã não são bons isolantes térmicos e quando molhados ficam muito pesados. Não se esqueça do agasalho corta-vento, é ele que vai te proteger dos ventos.

.

6. Cobrir o peito é muito importante?

.

No frio a temperatura corporal tende a ser mais quente na região central do corpo do que nas periféricas. Quanto menos pele exposta ao frio é melhor, porém as regiões mais extremas do corpo como as mãos e os pés precisam de estar mais aquecidas pois produz menos calor comparada a região do peito.

.

7. Tomar bebidas alcoólicas ajuda a esquentar?

.

Bebidas alcoólicas são vasodilatadoras, o que deixa o corpo mais propício a perda de calor, e deixando o sangue mais frio, quando ele circula, abaixa mais a temperatura corporal.

.

A sensação de queimação quando ingerido, está relacionado a uma esofagite ou gastrite aguda. E essa reação produz a falsa sensação de que o organismo está sendo aquecido. Portanto, bebida alcoólica, seja destilada ou não, não aquecem o corpo.

.

Quando terminar seu treino, dê preferência a outras bebidas quentes, como chás.

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.