Blog

08/06/2020

Não deixe o frio acabar com seus treinos.

Coluna do treinador, Dicas BHRace

A prática de exercícios físicos no frio sempre foi muito difícil para a maioria dos atletas. No inverno, é normal dar um pouco de preguiça para ir treinar, principalmente quando o treino é ao ar livre. Mas, não é porque a temperatura caiu que você deve parar de treinar.

.

Treinar no frio pode ser um grande aliado para o seu ciclo de treinamento, e conhecer o seu corpo e seus mecanismos é muito importante para um treino seguro e sem lesões no frio.

.

Aqui vão algumas dicas relevantes:

.

.

– Prepare sua mente

.

Acordar cedo para treinar no frio não é fácil e a preparação mental é muito importante para ter ânimo e encarar o frio. Invista em uma rotina pré-treino.

.

Crie hábitos e costumes do que fazer antes do treino. Isso faz com que seu corpo entenda que está na hora do seu treinamento.

.

.

– Vestuário

.

Ao escolher sua roupa, evite exageros, pois o seu corpo precisa transpirar e trocar calor com o ambiente. Em dias frios, um grande vilão pode ser o vento. Se proteja dele usando agasalhos corta-ventos que evitam a perda de calor.

.

As regiões periféricas do corpo tendem a ser menos quentes por isso devem estar cobertas, outras regiões sensíveis não podem estar expostas. Cubra as mãos, pés, cabeça e orelha.

.

.

– Aquecimento

.

Ao treinar no frio o seu corpo pode estar mais suscetível a lesões musculares, por isso é necessário preparar sua musculatura para o treino que será feito.

.

Os alongamentos não são os que trazem mais benefícios nesse momento. Prefira exercícios dinâmicos, feitos de forma progressiva, pois dessa forma, o seu corpo irá se preparar para os estímulos do treino, aumentando a temperatura corporal, frequência cardíaca e aquecendo a musculatura.

.

.

– Riscos do frio

.

Sabemos que, quando as temperaturas caem, algumas doenças são mais incidentes, por isso é importante evitar a queda da imunidade.

.

Se hidrate bastante antes, durante e pós-treino. Talvez você não sinta tanta sede, mas não significa que desidratou um pouco, por isso é necessário a ingestão de líquidos.

.

A hipotermia é o maior risco do frio e ocorre quando perdemos mais calor para o ambiente do que produzimos. Em caso de calafrios, confusão mental, alucinações, perda de coordenação, astenia muscular ou fala arrastada pare imediatamente seu treino, saia da exposição do vento e procure ajuda.

.

Ao terminar o treino, troque imediatamente as roupas que estiverem molhadas e se agasalhe. O seu corpo estará sempre tentando regular sua temperatura corporal, e ao encerrar o treino, a produção de calor gerada pelo exercício físico irá parar. Continuar vestido com uma camisa gelada e molhada só fará você perder mais energia e calor para o ambiente.

.

.

– Imunidade

.

Treinar no frio tem grandes benefícios e um deles é a aclimatação, você fica mais resistente caso faça uma prova ou treine em outros ambientes frios.

.

O próprio treino, quando feito em uma intensidade moderada tem efeitos benéficos que aumentam a resposta imune do organismo. Pessoas que praticam atividades físicas tendem a ter menor incidência de doenças bacterianas e virais.

.

.

Curtiu essas dicas? Agora é treinar!

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.