Blog

05/06/2020

Qual a interferência do uso de máscaras durante a prática de exercícios físicos?

Coluna do treinador

Como sabemos, as cidades brasileiras adotaram o uso obrigatório de máscaras em locais públicos devido a COVID-19 e por isso é normal o surgimento de dúvidas sobre como fazer a utilização de forma segura e se a sua utilização influencia no desempenho durante a prática de exercícios físicos.

.

A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte (SBMEE) recomenda atividades ao ar livre, mas informa a necessidade de seguir os protocolos de prevenção como buscar um distanciamento social, evitar o contato físico com outras pessoas e respeitar o decreto de cada região quanto à liberação ou proibição de lugares para a prática de atividades físicas. 

.

.

.

Dificuldades que você pode encontrar realizando exercícios de máscara:

.

Dificuldade para respirar: Lembrando que em exercícios de maior intensidade é normal ter uma produção maior de CO2 devido o aumento do trabalho muscular, e com a utilização da máscara pode aumentar a resistência da saída e entrada de gases pelas vias respiratórias gerando uma sensação maior de cansaço e dificuldade de respirar.  

.

Perda da eficácia da máscara: Com o aumento das trocas gasosas a máscara umedece mais rápido fazendo com que não se fixe no rosto adequadamente durante os exercícios, o que faz perder a eficácia do seu real objetivo.

.

Redução do desempenho: Com o aumento da resistência causada pela máscara nas trocas gasosas, a sensação de cansaço aumenta consideravelmente. 

.

Aumento de secreções nasais: O espaço entre a máscara, nariz e boca durante a prática de exercícios fica mais umidificado por causa do suor e aumento da temperatura corporal, por isso estimulam as secreções nasais durante a prática.

.

.

Quais os tipos de máscaras?

.

Máscara caseira: Recomendada pela Anvisa, essa máscara é feita 100% de algodão, é lavável e reutilizável.

.

Máscara de proteção: Recomendado na utilização do cotidiano, mas com limite de tempo de uso (algumas horas) e não é reutilizável.    

.     

Máscara hospitalar: Somente indicado para médicos e pacientes em ambientes hospitalares. 

.

.

Quais os níveis de proteção:

.

Classe N: N95, N99 e N100 são indicados para tratamento da COVID-19 e H1N1.

Classe R: R95, R99 e R100 resistem a óleo por 8 horas.

Classe P: P95, P99 E P100 mascaras resistentes a óleo.

PFF1: Filtra em média 70% a 80% das partículas.

PFF2: Filtra em média 90% a 94% das partículas.

PFF3: Filtra quase 99% das partículas.

.

.

Existe alguma máscara mais apropriada para a prática de exercícios?

.

Não existe uma máscara especifica, porque toda vez que a máscara umidifica ela perde sua efetividade, o que é inevitável durante treinos mais intensos.

.

Então se for sair para correr, de preferência para que seja sozinho e mantendo o distanciamento social.

.

.

Cuidados que devemos tomar ao colocar e tirar a máscara

.

— Higienizar sempre as mãos antes e depois de colocar a máscara com água e sabão de preferência.  

— Não tocar na parte da frente da máscara.

— Sempre tirar a máscara pelo elástico.

— Se a máscara for caseira sempre lavar ao chegar da rua.

.

.

Curiosidade

.

Em um artigo pulicado recentemente por Konda e colaboradores (2020) na American Chemical  Society, foi testado diversos tipos de tecidos, como algodão, seda, tecidos sintéticos e combinações entre eles.

.

O algodão se destacou como uma barreira mecânica em sua filtragem com 98,4% de eficácia e materiais como chiffon e seda não foram eficazes na exclusão de partículas.

.

.

A opinião do treinador

.

A utilização de máscara interfere no desempenho durante a prática do exercício físico sendo ele de intensidade moderada e forte, aumentando o cansaço e dificuldade de respirar como uns dos principais sintomas apontados pelas pesquisas.

.

Não existe uma máscara ideal para a prática de exercícios físicos. Devemos respeitar o distanciamento social, decretos locais e dar preferência a treinos que possam ser realizados em casa, tendo em vista o cuidado da saúde individual e coletiva.

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.