Blog

21/05/2020

O seu relógio de treino pode ajudar a descartar a suspeita de Covid-19?

Acessórios, Coluna do treinador

Como vemos, o mundo está passando por grandes transformações econômicas e sociais causados pela pandemia da Covid-19. A necessidade de encontrar uma cura vem acarretando grandes esforços de laboratórios nacionais e internacionais para combater e, se possível, disseminar essa nova doença que afeta a humanidade.

.

A falta da existência de vacinas faz com que os governos adotem medidas mais drásticas para conter o surto da Covid-19. Se faz necessário, testar o máximo de pessoas possíveis e identificar as que estão contaminadas pelo vírus para serem socialmente isoladas e tratadas de acordo com os procedimentos médicos legais e recomendados pelo Organização Mundial da Saúde (OMS).

.

Alguns dos sintomas que o Corona Vírus causa, de acordo com a OMS são:

.

  • Febre
  • Tosse seca
  • Cansaço
  • Dor de garganta
  • Conjuntivite
  • Diarreia
  • Dor de cabeça
  • Perda de paladar ou olfato
  • Dificuldade de respirar ou falta de ar (casos graves)
  • Dor ou pressão no peito (casos graves)
  • Perda de fala ou movimento (casos graves)

.

Os casos mais graves da doença estão associados a sintomas relacionados ao sistema respiratório e cardíaco. E um simples aparelho pode ajudar a verificar deficiência nesses sistemas.

.

Este aparelho é o oxímetro, que verifica a saturação de oxigênio!

.

.

O que é a saturação de oxigênio?  

.         

A saturação de oxigênio (SaO2 ou SpO2) ocorre quando as hemoglobinas contidas nas hemácias captam o oxigênio no processo de inspiração, assimila as moléculas de O2 e direciona para órgãos e tecidos.

.

A saturação é a fração de oxigênio saturado na hemoglobina tendo em consideração a hemoglobina total do sangue. Os níveis normais de saturação geralmente são de 95% a 100%.

.

.

Como funciona um oxímetro?                   

.

O oxímetro é um pequeno aparelho que, usualmente, pode ser usado no dedo ou lóbulo da orelha. A partir de feixes de luz, é feita a leitura da porcentagem de transporte de oxigênio pelo sangue, eliminando, assim, a necessidade de puncioná-lo com uma agulha. 

.

O aparelhinho também faz a leitura da frequência cardíaca e pode ser facilmente comprado pela internet ou em lojas especializadas a partir de R$60,00.

.

Oxímetro de dedo indicando SpO2 de 99% e FC de 75bpm.

.

.

Como seu relógio pode te ajudar na detecção da Covid-19?

.

Alguns modelos possuem oxímetro integrado. São modelos mais modernos, mais usualmente utilizado por atletas em altas altitudes para analisar o nível de saturação de oxigênio no sangue, apontando se seu corpo está ou não adaptado.

.

A Covid-19 é uma doença respiratória que pode possuir, como uma de suas manifestações, a baixa saturação de oxigênio. Dessa forma o uso de relógios que possuem oxímetro podem te auxiliar em um possível diagnóstico da Covid-19.

.

Esses modelos possuem benefícios para atletas sobre a análise de seu desempenho, sendo muito utilizados, mas não possuem validação médica para substituir a avaliação clínica e equipamentos hospitalares.

.

.

Quais modelos de relógio tem oxímetro?

.

Dentre as principais marcas, temos:

.

Garmin – 5/5S/5X Plus  –   ForeRunner 245 e 945   –  Venu.

Polar – M430  –  Ignite  –  Vantage

Huawei – Watch GT2  –  Band 4 Pro

.

A Apple pretende lançar o smartwatch AppleWatch Series 6 com oxímetro em breve.

.

Feixe de luz emitido por relógio com tecnologia para fazer a leitura da saturação de oxigênio.

.

.

Oxímetro de relógios são confiáveis?

.

O oxímetro, para ter uma boa precisão, deve ser usado em lugares de baixa espessura e pigmentação para a luz do aparelho conseguir fazer uma leitura com maior precisão, por isso é utilizado nos dedos e orelhas.

.

Então, o punho, onde é utilizado o relógio, pode não ser tão preciso em sua medição, por não ser uma região com pouca pigmentação e não ter baixa espessura dificultando a correta leitura do aparelho.

.

.

A opinião do treinador.

.

Os relógios que possuem a função de oxímetro não possuem valores fidedignos, mas caso haja uma discrepância em sua medição, sendo o nível de saturação abaixo dos 90% é recomendado procurar um médico.

.

Também não podemos esquecer que existem outras doenças respiratórias além da Covid-19. E uma baixa saturação medida pode ser relacionada à uma outra doença do trato respiratório que não seja a Covid-19.

.

Os relógios com oxímetro auxiliam atletas durante a pratica esportiva na avaliação de seu desempenho, mas não substitui equipamentos médicos na aferição de parâmetros e nem no diagnóstico de doenças, como o caso da infecção pelo Corona Vírus.   

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Hérica
Hérica
3 anos atrás

Boa noite! Onde fica o oxímetro do Polar Ignite?

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.