Blog

23/04/2020

Corrida Estacionária: correndo em casa

Coluna do treinador, Dicas BHRace

Em tempos de quarentena, treinar em casa é a forma mais segura de praticar atividade física sem ficar exposto ao CoronaVírus. E para os amantes de corrida, como fazer para correr sem um grande espaço ou lugar específico?

.

A corrida estacionária é sua opção.

.

A corrida estacionária é uma atividade que possibilita o praticante correr sem sair do lugar. Issomesmo!

.

Sem esteira e aparelhos caros pode soar estranho, mas para praticar a corrida estacionária você só vai precisar do seu tênis de corrida e de um relógio ou smartphon para monitorar a atividade.

.

A corrida estacionária, ou stepping, foi desenvolvida com o objetivo de ser um exercício similar ao movimento de corrida que promove saúde e qualidade de vida, sendo uma modalidade acessível e de baixo custo.

.

Benefícios.

.

Por ser um movimento cíclico e muito técnico a corrida estacionária traz grandes adaptações e melhorias para os seus praticantes:

.

— Atua no funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório, aumentando capacidade de ventilação pulmonar e circulatória.

— Previne lesões articulares, pois o exercício fortalece ligamentos e tendões.

— Auxilia na melhora da técnica de corrida.

— Desenvolve coordenação, equilíbrio, velocidade e força.

— Desenvolve o sistema musculoesquelético, principalmente membros inferiores.

— Aumento do gasto enérgico, resultando na queima de calorias e perda de peso.

.

Como fazer?

.

A corrida estacionária é um exercício simples e benéfico, mas se feito da maneira errada pode gerar desconfortos e até lesões. Por isso siga estas instruções:

.

O exercício sempre ocorre no eixo vertical, por esse motivo não é necessário inclinar o tronco.

.

Ao levantar um joelho fazendo flexão do quadril, levante o braço do lado oposto com o cotovelo fletido em 90° (o braço faz o movimento de corrida). Faça a troca dos membros, repetindo o movimento de troca de braços e perna opostos simultaneamente.

.

A aterrissagem deve ter o menor tempo de contato possível com o solo, mas se lembre de fazer uma aterrissagem completa. A ponta do pé encosta primeiro no chão e depois o pé encosta por completo. Se o movimento ficar enrijecido encostando apenas o ante pé no chão, pode gerar uma sobrecarga no tendão do calcâneo, resultando em lesão.

.

A flexão do joelho também é uma forma de controlar a intensidade, mas se levantar muito os joelhos (até a linha do quadril) e manter o exercício por muito tempo pode gerar dor na fáscia plantar. Portanto, não é necessário levantar tanto os joelhos.

.

A técnica correta é importante para evitar lesões durante a atividade.

.

Iniciando os treinos.

.

A melhor forma de controlar a intensidade é a partir da velocidade do movimento e você pode utilizar seu relógio ou smartphone para isso.

.

Os relógios com GPS são equipados com a função de corrida interna que possibilita quantificar o ritmo do exercício. O smartphone pode ser utilizado para monitorar a atividade através do tempo.

.

Para uma melhor experiência, o exercício deve ser prescrito de uma forma segura, por isso os treinadores BHRace utilizam a plataforma de treino em casa para passar aos seus atletas a melhor versão e estruturação do treino de corrida estacionária.

.

Pela plataforma de treinos BHRace, você recebe seus treinos de corrida estacionária com orientação completa.

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.