Blog

17/04/2020

Conheça os exercícios que ajudam a manter sua saúde durante a quarentena

Dicas BHRace

O surto da doença COVID-19 causada pelo coronavírus se tornou a principal manchete do mundo em 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que vem causando grandes preocupações para a comunidade internacional.

A sua patogenicidade é vultosa em relação a outros vírus que já conhecemos, oferecendo grandes riscos à saúde.

O apelo governamental fez a população mudar sua rotina e hábitos diante da proporção que os casos da COVID-19 poderiam tomar sobrecarregando assim o sistema de saúde do país.

A rotina de trabalhar em casa (Home Office) se tornou mais intensa, o tempo gasto nas atividades físicas ao ar livre quase não existem por precauções.

Essa redução de exercícios regular é preocupante para pessoas com condições crônicas de saúde e portadores de doenças como depressão, obesidade, hipertensão, diabetes e ansiedade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifesta a necessidade de cada indivíduo realizar 30 minutos de atividade física moderada por dia para estimular o sistema imunológico e manter o condicionamento físico.

Mas quais atividades físicas auxiliam na manutenção da saúde e controle de doenças crônicas?

1 – Caminhada/Corrida

A caminhada/corrida são atividades aeróbicas que proporcionam melhora na capacidade cardiovascular, auxilia na diminuição do colesterol ruim (LDL), aumento do colesterol bom (HDL) e beneficia a produção de hormônios como endorfina, serotonina e noradrenalina que geram a sensação de bem-estar e felicidade.

Recomendo realizar 3 dias da semana de 30 a 40 minutos a caminhada/corrida para melhorar sua capacidade aeróbica além de outros benefícios que ocorrem consequentemente citados acima e seu corpo ter um tempo de recuperação necessário para ocorrer as adaptações de forma crônica e não lesiva.

Não consegue treinar na rua ou não têm espaço em casa?

A BHRace disponibiliza em sua plataforma treinos de corrida estacionária com o acompanhamento de profissionais que buscam te auxiliar para atingir suas metas e objetivos até porque quarentena não é sinônimo de sedentarismo.

2 – Reforço Muscular

Pode ser feito em casa com o próprio peso corporal, possibilita trabalhar as capacidades condicionais de força, resistência, velocidade, flexibilidade, ampara na manutenção e ganho do condicionamento físico, e estimula a produção dos hormônios endorfina, noradrenalina e serotonina.

É recomendável realizar 2 a 3 vezes por semana, que podem variar de 30 minutos até 1 hora de acordo com o nível do praticante, visando o objetivo e respeitando a individualidade biológica de cada pessoa ou seja o volume e a carga aplicada durante o exercício.

3 -Treino de Corda

O pular corda consiste em movimentos cíclicos realizados de forma coordenada com membros superiores e inferiores, ajudam no ganho da capacidade cardiovascular, fortalecimento muscular, equilíbrio, coordenação, estimula a produção de endorfina e auxilia na diminuição do colesterol ruim (LDL).

Eu recomendo realizar 3 vezes por semana com um total de tempo entre 10 a 20 minutos de acordo com o nível do praticante, por ser uma atividade com impacto articular é necessário o uso do calçado com amortecimento apropriado. Todas essas orientações você pode obter com os nossos treinadores da BHRace e com treinos individualizados disponibilizados na plataforma.

4 – Treino de Escada

Treinar em escada pode ser usado como estratégia de treino e com diferentes propósitos como ganho de força, coordenação, contribui no emagrecimento devido à grande demanda energética para realizar a atividade, diminui o colesterol ruim (LDL), aumento do colesterol bom (HDL) e ganho de condicionamento físico.

É recomendado realizar esse tipo de treino no máximo 3 vezes por semana, por ter grande impacto articular no joelho e quadril, sempre busque o acompanhamento de um profissional para não sobrecarregar seus treinos tanto no volume e intensidade para não gerar nenhum trauma.

Conheça o Treino em Casa Online da BHRace

É importante ressaltar a importância de um profissional de Educação Física que saiba periodizar os exercícios listados acima de acordo com a meta, disponibilidade de tempo e condição física de cada pessoa. Assim os riscos de lesão serão bem menores!

Treinos individualizados são oferecidas pelos treinadores da BHRace no serviço Treino em Casa Online.

Já pensou em ter um sequência de exercícios para se fazer na sua sala completamente adequada a sua rotina?

É só clicar aqui e fazer seu cadastro na plataforma que entraremos em contato com você.

Fontes:

REGINA, Sônia Cassiano de Araújo ;TÚLIO, Marcos de Mello ; ROBERTO, José Leite. Transtorno de ansiedade e exercício físico. Rev. Brasil Psiquiatr.2007

Organização Mundial da Saúde. Acesso >  04-04-2020 ás 23:00.

CHEN, Peijie; MAO, Lijuan; P, George Nassis; HARMER, Peter; E, Barbara Ainsworth e LI, Fuzhong. Coroavirus disease (COVID-19): The need to maintain regular physical activity while taking preocautions. Journal of Sport and Health Science 9 (2020) 103 – 104.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.