Blog

14/03/2019

Meia das Praias (ES) – por Vinícius Castro

Fala corredor, Relatos, Roteiros e viagens

.

Desde que comecei a correr, sempre gostei do asfalto, pois até então, era a meu único tipo de experiência em corridas.

No decorrer de quase um ano e meio treinos com a BHRace, realizando reforço muscular e uma dieta equilibrada prescrita por um profissional qualificado, consegui emagrecer 30kgs e com isso meu condicionamento físico e performance melhoraram consideravelmente.

Hoje, corro três vezes por semana e as intensidades e distâncias são prescritas de acordo com o meu objetivo e as orientações do meu querido treinador Sidnei Rodrigo.

.

.

Quando eu decidi participar da Prova:

.

Depois de toda a evolução que tive com a corrida ao longo desse tempo de BHRace, consegui realizar a XX Volta Internacional da Pampulha, em dezembro de 2018, com um tempo incrível para mim: 01h30min para 18,4km , pace médio de 4’53″/km. Antes de treinar coma BHrace, eu completava o mesmo percurso em 02h20min.

O meu treinador logo me convidou para a Meia Maratona das Praias em Guarapari – ES e de cara eu topei pois estava muito feliz com o meu resultado e em busca de novos desafios.

.

Meu último grande desafio: a XX Volta Internacional da Pampulha, em 2018.

.

Os meus Treinos específicos:

.

Dez dias após a Volta Internacional da Pampulha demos uma pausa para o descanso do corpo, que é fundamental, e o meu treinador já logo me comunicou dos treinos específicos que iríamos realizar para este desafio.

O primeiro treino longo foi muito duro de completar, pois subimos ao ponto mais alto de Belo Horizonte, chamado de Pico Belo Horizonte com mais de 1.300 metros de altitude, com muito sol e com o terreno bastante escorregadio.

Treino na Serra do Curral, em BH. Local com 1300m de altitude.

Este treino exigiu muito de mim, pois é muito diferente de correr no asfalto… são muitas subidas de várias inclinações, travessia em lugares que passam uma pessoa por vez, terrenos irregulares a beira de abismos, etc.

Por fim concluímos esse treino e depois fizemos mais três treinos longos específicos para a preparação.

Mas o interessante foi que a cada treino realizado, além de me sentir um “herói”, eu gostava muito de todos os percursos, de respirar ar puro e estar em contato com a natureza. Lembrei sempre do compromisso em recolher o meu lixo (sachê de carboidrato em gel, garrafas de plástico, embalagens de alimentos, etc.), graças ao Iuri em ter despertado essa atitude em mim e acredito que em muitas outras pessoas.

.

.

O grande dia:

.

Depois de ter realizado os treinos específicos, eu imaginei que estava preparado para a Prova. Mas vocês não têm a noção do que já foram os primeiros quilômetros…

Largamos na Praia Vermelha, em areia fofa, pegamos uma escada para sair da praia e correr em um calçadão a beira mar, em seguida voltamos para areia, mas agora batida e mais fácil.

Até que começaram as subidas e descidas e quando completei 5km na Praia do Morro, eu já pensei que não daria conta de completar aquela prova.

Como se não bastasse, começamos a correr sobre as pedras e encostas muito escorregadias com difíceis acessos para muitas pessoas ao mesmo tempo.

Corremos eu e Carlos Augusto (também atleta da BHRace) e comentei com ele da dificuldade. De cara, ele me incentivou e disse: “estamos juntos”! Daí em diante, me concentrei bastante e deixei de reclamar. Logo pensei em todos os treinamentos e conselhos do meu treinador, e falei para mim:

EU CONSIGO, EU VIM AQUI PARA COMPLETAR E CHEGAR BEM!!!”

.

Registro com o companheiro de corrida, Carlos Augusto.

Aí bateu aquela emoção e me energizou. Foi incrível!

Quando fui conferir no relógio, já estávamos no km 18, e o cansaço já era grande, fizemos uma travessia no mar. A água estava fria e começou a chover, e isso só nos deu mais aquele empurrão….

Quilômetros finais, pegamos a última subida forte e dei o meu melhor, logo enxergava a estrutura montada para a chegada da prova…. Foi outro momento muito forte, me fez lembrar por que eu estava ali, por que eu quis mudar de vida.

Gratidão pelo Sidnei meu treinador, por todos da BHRace, a minha nutricionista Flávia Godoy que aposta junto comigo, família e amigos, a minha namorada que me apoia sempre, e ao Weslei Coutinho que colocou pressão para corrermos uma maratona juntos (estamos em preparação, rs…).

Cruzei a linha de chegada na Praia de Setiba emocionado, em 02h38min!!!

Aaah…. Foi o meu maior desafio em Esportes até o momento!

Gratidão!

.

Vinicius Castro

Atleta BHRace desde 2017.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
5 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Sidnei
Sidnei
5 anos atrás

Muito emocionante! Parabéns Vinícius

Vini
Vini
5 anos atrás

Top hein xará…abração!

MARCOS ARCANJO AGOSTINHO
MARCOS ARCANJO AGOSTINHO
5 anos atrás

Arrasou

Vinicius Tadeu
Vinicius Tadeu
5 anos atrás

Vc é o cara Xará, Parabéns.

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.